Browsing by Author "Esteves, Liliana dos Reis"
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- Desfiles de moda: contributos dos mecanismos psicológicos para o conceito de evento memorávelPublication . Esteves, Liliana dos Reis; Miguel, Rui Alberto Lopes; Esgalhado, Maria da Graça ProençaOs desfiles de moda são apresentações de novas coleções de vestuário. Têm o objetivo de tornar mais atrativo e promover o resultado de uma produção, baseada na pesquisa, na criação e no desenvolvimento de um produto para um público-alvo específico. A apresentação do conceito e a mensagem que está por trás da coleção são as peças fundamentais para a realização de uma performance, pois são os condutores da imaginação. O papel dos desfiles de moda está relacionado com a publicidade, visto que é gerada uma dinâmica de mediatização na tentativa de divulgar e impressionar com a divulgação das coleções, à procura de reconhecimento por parte do público. A importância de um evento de moda reside numa aproximação entre o público-alvo e a marca, através de uma coleção apresentada em passerelle. Independentemente da tipologia e género do desfile de moda, torna-se necessário que este seja memorável ou de fácil recordação para a perpetuação e valorização da marca. Assim, a questão de investigação desta dissertação é, então, a seguinte: “Qual e como incrementar a relação entre o formato e a organização dos desfiles de moda e os respetivos efeitos psicológicos causados nos consumidores”. Para dar resposta a esta questão de investigação, estudou-se a importância dos processos psicológicos para a organização de desfiles de moda, considerando que o público quando os acompanha vive diversas experiências sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Por outro lado, procurou demonstrar-se que o estudo dos mecanismos mentais – atenção, memória, perceção, linguagem, imaginação, criatividade e tomada de decisões – contribuem para se atingirem os objetivos nos desfiles de moda. Finalmente, desenvolveu-se uma prova de conceito do estudo teórico desenvolvido, através da realização de um projeto de desfile de moda de uma coleção cápsula de 6 coordenados. A análise e discussão de resultados permitiu relacionar e justificar as decisões tomadas sobre o formato do desfile com os mecanismos psicológicos abordados na pesquisa bibliográfica, permitiu ainda entender a importância para o tema do estudo de caso do desfile de moda de Alexander Mcqueen “The Horn of Plenty”, Outono/Inverno 2009 e, finalmente, permitiu a interpretação das respostas ao inquérito efetuado ao público assistente do desfile de moda.
