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- Projeto com Inspiração na Nazaré Atual e no seu Traje TradicionalPublication . Moreira, Sueli Silva; Pereira, Maria Madalena RochaEste projeto teve como objetivo responder ao problema encontrado, nomeadamente o facto de uma tradição da Nazaré ter caído em desuso, o traje, e ao mesmo tempo aproveitar uma oportunidade no mercado com o crescimento do turismo da região da Nazaré. Desta forma e utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação académica, Licenciatura e Mestrado em Design de Moda da Universidade da Beira Interior pretendeu-se contribuir com este projeto para uma solução através do design de moda para a resolução do problema identificado. Foi assim proposto um Projeto inicial de criar uma coleção inspirada na Nazaré, tendo em conta a região como forte apostadora no mercado, e tendo em conta o mercado do turismo que tem tido um aumento significativo de ano para ano. Em simultâneo foi criada a marca Sueli More inspirada no traje típico da Nazaré e na atualidade, mais especificamente nas ondas de surf com uma atitude empreendedora e com o objetivo de no futuro aproveitar a continuidade deste projeto para a sua implementação no mercado e respetiva comercialização. A Nazaré é uma vila portuguesa, que pertence ao distrito de Leiria. É atualmente é uma vila dedicada principalmente ao turismo, o por este motivo o traje é bastante divulgado. No entanto, apenas é usado por pessoas mais velhas, o que nos leva a prever a sua extinção de uso nos próximos anos, tornando-se apenas numa antiguidade e não numa tradição. Os trajes típicos transmitem identidades através do vestuário e geralmente pertencem a uma certa área geográfica, podem indicar status sociais, conjugais ou religiosos. O traje tem vindo a cair em desuso, apenas usado hoje em dia em ocasiões festivas ou como vestuário formal em eventos Este projeto engloba uma adaptação moderna do traje da Nazaré, através da criação de uma coleção feminina com 7 coordenados, para primavera/verão de 2018 contribuindo para a divulgação na atualidade da cultura e raízes etnográficas da Nazaré numa abordagem contemporânea aplicada ao Design de Moda. Baseado nas metodologias projetuais em design e após identificação do problema e oportunidade foi feita uma pesquisa dos elementos principais etnográficos e culturais e históricos da Nazaré, e de uma forma mais aprofundada do traje típico. Segue-se uma pesquisa sobre o design, design de moda e metodologia do projeto, ou seja de como é feito o processo criativo e a sua produção aplicada a Projeto. Posteriormente foi desenvolvido e executado o Projeto, tendo como base as metodologias abordadas na revisão bibliográfica. Durante a execução do projetos foram utilizadas várias técnicas como estampagem digital, bordado, tingimentos e a prototipagem das peças da coleção, analisados, corrigidos e finalmente fotografados para comunicar nos diferentes meios selecionados e elaboração de catálogo de coleção. Como contributo prático de projeto identificou-se a criação de um projeto associado a uma marca própria e possibilitou uma experiência para aplicar os vários conhecimentos adquiridos ao longo da formação adquirida. Permitiu assim consolidar as competências e conhecimentos adquiridos e fomentar a prática da Universidade da Beira Interior do “aprender a fazer” em contexto de oficina e laboratório. Permitiu ainda aprofundar todo o processo de investigação associado ao desenvolvimento de um projeto, desde a revisão bibliográfica até à pesquisa de campo na Nazaré.
- Desfiles de moda: contributos dos mecanismos psicológicos para o conceito de evento memorávelPublication . Esteves, Liliana dos Reis; Miguel, Rui Alberto Lopes; Esgalhado, Maria da Graça ProençaOs desfiles de moda são apresentações de novas coleções de vestuário. Têm o objetivo de tornar mais atrativo e promover o resultado de uma produção, baseada na pesquisa, na criação e no desenvolvimento de um produto para um público-alvo específico. A apresentação do conceito e a mensagem que está por trás da coleção são as peças fundamentais para a realização de uma performance, pois são os condutores da imaginação. O papel dos desfiles de moda está relacionado com a publicidade, visto que é gerada uma dinâmica de mediatização na tentativa de divulgar e impressionar com a divulgação das coleções, à procura de reconhecimento por parte do público. A importância de um evento de moda reside numa aproximação entre o público-alvo e a marca, através de uma coleção apresentada em passerelle. Independentemente da tipologia e género do desfile de moda, torna-se necessário que este seja memorável ou de fácil recordação para a perpetuação e valorização da marca. Assim, a questão de investigação desta dissertação é, então, a seguinte: “Qual e como incrementar a relação entre o formato e a organização dos desfiles de moda e os respetivos efeitos psicológicos causados nos consumidores”. Para dar resposta a esta questão de investigação, estudou-se a importância dos processos psicológicos para a organização de desfiles de moda, considerando que o público quando os acompanha vive diversas experiências sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Por outro lado, procurou demonstrar-se que o estudo dos mecanismos mentais – atenção, memória, perceção, linguagem, imaginação, criatividade e tomada de decisões – contribuem para se atingirem os objetivos nos desfiles de moda. Finalmente, desenvolveu-se uma prova de conceito do estudo teórico desenvolvido, através da realização de um projeto de desfile de moda de uma coleção cápsula de 6 coordenados. A análise e discussão de resultados permitiu relacionar e justificar as decisões tomadas sobre o formato do desfile com os mecanismos psicológicos abordados na pesquisa bibliográfica, permitiu ainda entender a importância para o tema do estudo de caso do desfile de moda de Alexander Mcqueen “The Horn of Plenty”, Outono/Inverno 2009 e, finalmente, permitiu a interpretação das respostas ao inquérito efetuado ao público assistente do desfile de moda.
