Browsing by Author "Esteves, Luis Miguel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação pedagógica na sala de aulaPublication . Esteves, Luis Miguel; Martins, Júlio Manuel CardosoEsta dissertação volta-se para um dos problemas centrais e fundadores de todo o processo de ensino-aprendizagem, a relação pedagógica na sala de aula. Foi realizada uma investigação aplicada que caraterizou a realidade de um Agrupamento de Escolas de Guimarães. Definimos a relação pedagógica na sala de aula no universo dos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura no ano letivo 2011/2012, sendo a amostra constituída por 86 alunos e 21 professores onde foram estudados os critérios de profissionalidade da relação pedagógica na sala de aula. Desta forma, caraterizamos a relação pedagógica na sala de aula segundo o ponto de vista dos alunos, em função do género, e dos professores. Caraterizamos também a relação pedagógica na aula de educação física no ponto de vista dos alunos; As perceções dos professores e alunos sobre o que se passa na sala de aula foram recolhidas através da aplicação de dois questionários, um dirigido aos alunos e outro aos professores, sendo ambos constituídos apenas por perguntas fechadas. Compilando as informações recolhidas e tratadas estatisticamente em quadros, realizamos uma análise e discussão dos resultados, sob o ponto de vista dos alunos, na perceção destes quanto aos fatores importantes na relação pedagógica na sala de aula, as dificuldades encontradas, disciplinas preferidas e a comparação dos resultados entre género e sob o ponto de vista dos professores, na perceção quanto aos fatores importantes na relação pedagógica na sala de aula, nos 2 grupos de estudo e as dificuldades encontradas. De uma forma geral, constatámos que a perceção da relação na sala de aula por parte dos professores não diverge da perceção da relação na sala de aula por parte dos alunos, considerada como boa por ambos.