Browsing by Author "Faria, Daniela Ramos"
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- Visagismo e a Moda: A moda vs a individualidade da pessoaPublication . Faria, Daniela Ramos; Miguel, Rui Alberto LopesAs pessoas procuram uma forma de prazer no vestuário sendo muitas vezes influenciadas por outros, o que faz com que não alcancem algo com que se identifiquem. Para isto ser percetível todo o contexto histórico relacionado com a moda precisa de ser analisado e posteriormente relacionar a moda com o conceito retratado, o visagismo. Pois é neste contexto histórico que analisamos influencias e estatutos muito marcantes das épocas, uma forma de afirmação perante a sociedade que resulta muitas das vezes em aspetos positivos e negativos. O vestuário assume uma função, é a partir dele que alguém se mostra como realmente quer, ou não, muitas vezes a mensagem que passamos nem sempre é a mensagem recebida. A imagem que temos influência aquilo que as outras pessoas pensam de nós, de modo que, para transmitirmos a imagem que desejamos utilizamos o vestuário como um instrumento e a moda como movimento que reflete signos. As roupas tornam-se assim uma forma de comunicação que não é verbal, porque o individuo passa-se a vestir para os outros e não para si. As pessoas passam por vários momentos de fragilidade que muitas vezes afetam a sua auto estima. A moda dita padrões que nem sempre são a melhor opção para resolver a falta de auto estima. É na identidade que as pessoas associam a personalidade, uma auto imagem que pode ser real ou a ideal, e são muitos os casos em que a pessoa seleciona diferentes produtos, a nível do vestuário, para diferentes ocasiões na tentativa de alcançar o caminho para a atitude e para o comportamento pretendido com a finalidade de atingir a posição social pretendida. Pretende-se com este trabalho evidenciar a relação do visagismo com a moda, com base no livro Phillip Hallawell – Visagismo integrado, identidade, estilo e beleza e em toda a pesquisa realizada. O modo como esta ferramenta vai influenciar a nossa perceção da moda e do vestuário, ajuda as pessoas a afirmarem o seu eu interior e exterior, e qual o impacto que tem no sistema tradicional da moda, são as questões a explorar ao longo desta investigação.