Browsing by Author "Farias, Tiago Rafael da Costa"
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- A internacionalização das PMEs Agroalimentares da Beira Baixa como motor de desenvolvimento económico da regiãoPublication . Farias, Tiago Rafael da Costa; Carreira, Rita; Ferreira, Liliana Domingues ReisDepois da crise económica de 2008, vários foram os países obrigados a redefinir as suas estratégias macroeconómicas e financeiras devido agudização das finanças públicas. Portugal, com a agravante da crise da dívida soberana acabaria por prospetivar a internacionalização como uma solução inevitável para a sobrevivência e crescimento do tecido empresarial e sustentabilidade da economia, tanto ao nível nacional como regional. A presente investigação tem como objetivo a definição de um modelo estratégico de internacionalização para as PMEs agroalimentares da Beira Baixa até ao ano 2020. Depois da análise conceptual da globalização, internacionalização, e competitividade, é construída uma base teórica para uma definição estratégica. Destacando-se a atualidade dos estudos do professor Michael Porter, que retrataram a realidade portuguesa na década de noventa e que definiram a importância dos clusters para o desenvolvimento económico. Será feita uma caracterização ao setor agroalimentar da Beira Baixa, utilizando dados primários e secundários e as oportunidades de exportação que se apresentam a este sector. Serão, ainda identificadas as oportunidades de financiamento do Programa Portugal 2020. Com base num quadro epistemológico referente à liberalização do comércio e internacionalização das PMEs esta investigação definiu um modelo estratégico de quinze passos: consciência da exportação como um processo, Recursos Humanos exclusivos e qualificados para a exportação, conhecimento dos mercados internacionais, definição de objetivos, mercados- e público-alvos, identificação de oportunidades de negócio, realização de ações internacionais, manutenção dos contactos estabelecidos, utilização de fundos comunitários, aumento da inovação, ultrapassar obstáculos logísticos, reconhecimento internacional, utilização de canais digitais, criação de um departamento de internacionalização, monotorização da estratégia, e aumento da notoriedade do setor agroalimentar. Concluímos com a definição da entidade gestora do Cluster Agroindustrial do Centro como um agente local essencial para a execução de todo o plano estratégico.