Browsing by Author "Fedak, Khrystyna Mykhaylivna"
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- A importância da educação interprofissional em estudantes de Ciências da SaúdePublication . Fedak, Khrystyna Mykhaylivna; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: A educação interprofissional, segundo a Organização Mundial de Saúde, “ocorre quando estudantes de duas ou mais áreas de saúde aprendem uns acerca dos outros, uns com os outros e entre si, para permitir uma colaboração eficaz e melhorar os resultados de saúde”, e tornou-se, desde finais do século XX, uma importante abordagem pedagógica destinada aos estudantes de Ciências da Saúde, em diversos países de todo o mundo, tais como os Estados Unidos, a Noruega e a Suécia. A introdução de conceitos e competências interprofissionais nas Escolas de Ensino Superior de Saúde portuguesas tem sido um objetivo bastante almejado. Neste contexto, surgiu o projeto SMART TEAM coordenado por uma equipa de docentes, investigadores e alunos das Escolas de Saúde envolvidas da Beira Interior, nomeadamente, Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda e Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que criou uma jornada de intervenção interprofissional em estudantes das áreas de saúde e do qual resultou o presente trabalho de investigação. Objetivos: Explorar a importância da educação interprofissional em estudantes de Ciências da Saúde, nomeadamente estudantes de Medicina, Ciências farmacêuticas, Psicologia clínica, Enfermagem, Fisiologia clínica e Fisioterapia da Beira Interior. Com o apoio da equipa SMART TEAM, pretende avaliar-se a perceção dos participantes acerca das suas competências interprofissionais antes e após a jornada, usando como recurso o Interprofessional Collaborative Competencies Attainment Survey (questionário ICCAS). A supracitada jornada inclui sessões de formação e role play em contexto de simulação com casos clínicos discutidos por equipas interprofissionais. Materiais e métodos: Estudo de carácter observacional transversal, sendo um dos outputs do projeto SMART TEAM, no qual foi solicitado o preenchimento do questionário ICCAS, no momento inicial e final da referida jornada e do questionário de Avaliação Final da Atividade, por todos os participantes. Resultados e Discussão: Foram obtidas 65 respostas, no momento inicial, e 60 respostas no momento final, tendo sido excluídas 7 por não cumprirem os critérios de inclusão. Relativamente à tendência das respostas ao questionário ICCAS, por parte dos participantes, observa-se uma melhoria considerável entre o momento inicial – anterior à jornada – onde se verifica maior predominância, de forma aproximadamente equitativa, de seleção das opções “Concordo ligeiramente”, ”Concordo moderadamente” e “ Concordo fortemente”, em relação ao momento final - posterior à jornada- onde houve predomínio da escolha da opção “Concordo fortemente” seguida de “Concordo moderadamente”. Durante a análise da média das respostas por cada item dos domínios do ICCAS, foi verificada uma evolução positiva em todos eles. O mesmo foi notório no que concerne ao score do ICCAS dos participantes, relativo a cada curso, cada ano curricular e cada Escola de Ensino Superior de Saúde. Já na área de “opinião” é de notar que a maioria dos inquiridos, 50,9% e 45,6%, avaliou esta jornada como sendo “Muito positiva” e “Positiva”, respetivamente. Em relação às sessões, as de componente prática foram avaliadas pela maioria (67,8%) como sendo muito positivas, em contrapartida as teóricas obtiveram uma pontuação situada na opção “Razoável” (54,2%). Estes resultados indicam que as sessões práticas são mais eficazes para os estudantes. Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a importância de atividades de educação interprofissional nos estudantes de Ciências da Saúde. Segundo opiniões de agrado deixadas no Questionário de Avaliação Final do Programa e em comentários após o término da jornada, esta atividade constitui-se como uma experiência enriquecedora para os participantes, estudantes de três Escolas de Ensino Superior de Saúde da Beira Interior. Por limitações externas, não foi possível analisar os resultados desta investigação em termos de estatística inferencial, daí ser necessária a replicação deste estudo em projetos futuros, tendo em conta as soluções sugeridas para contornar os obstáculos.