Browsing by Author "Felgueiras, Armando Manuel Mesquita"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A utilização de aulas disponibilizadas online na aprendizagem da Nutrição e Atividade FísicaPublication . Felgueiras, Armando Manuel Mesquita; Neto, Isabel Maria Fernandes; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoIntrodução: O e-learning é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem, representando todo ou parte do modelo educacional utilizado, baseado no uso de dispositivos eletrónicos como ferramentas para melhorar o acesso ao treino, comunicação e interação. As principais vantagens são a flexibilidade e facilidade de acesso ao material de estudo, economizar tempo, aprimorar as capacidades dos alunos antes de enfrentarem um paciente real, garantia de uma aprendizagem profunda e motivadora, e uniformidade. Material e Métodos: Este é um estudo retrospetivo e descritivo que utilizou dados obtidos no âmbito do bloco de Nutrição e Atividade Física. A população-alvo consistiu nos estudantes de 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior, do ano letivo 2016/17; era composta por 152 elementos, correspondendo a todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular de Cuidados de Saúde Primários II. Os dados foram obtidos através de três fontes: questionários de satisfação relativamente ao processo pedagógico, dados de utilização das aulas disponibilizadas online e resultados da avaliação de conhecimentos. Após a recolha dos mesmos, procedeu-se à respetiva análise estatística, através do programa Statistical Package for Social Sciences® versão 25, utilizando-se os seguintes testes: análise de frequências e teste de T de Student. Resultados e Discussão: Os resultados dos questionários de satisfação indicaram que todas as variáveis receberam uma avaliação positiva, com os estudantes a confirmarem que os componentes que integraram a abordagem adotada eram adequados à aquisição dos conhecimentos. Quanto à utilização dos vídeos, esta foi superior no primeiro trimestre, com maior tempo de visualização e número de visualizações. A carga horária associada à utilização dos materiais de aprendizagem no segundo trimestre foi superior: igual número de vídeos, com maior duração total dos mesmos. Foi possível analisar a evolução temporal da utilização dos materiais disponíveis online, observando-se que esta foi mais acentuada nos dias que antecederam os momentos de avaliação. Conclusão: Considerando todas as variáveis estudadas, concluímos que os estudantes têm um parecer positivo em relação à abordagem utilizada no bloco de Nutrição e Atividade Física, comprovado pela utilização dos materiais de aprendizagem.