Browsing by Author "Fernandes, Pedro Afonso Pais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interferências do português na aprendizagem de espanhol no âmbito do ensino obrigatório em Portugal: Análise de erros na interação oralPublication . Fernandes, Pedro Afonso Pais; Miguez, Ana Belén Cao; Sapiña, Joan RodríguezO presente relatório de estágio centra-se nas interferências da língua materna ou primeira (neste caso, a língua portuguesa) numa língua estrangeira ou segunda (aqui, mais concretamente, a espanhola). O processo de aprendizagem de uma nova língua acarreta sempre a transferência das estruturas da língua materna do aprendente para a língua objeto de aprendizagem. Sendo essa transferência muitas vezes positiva, pode tornar-se também em fonte de erros que, com o passar do tempo, até se podem fossilizar, um fenómeno com especial incidência no caso de línguas próximas, como o português e o espanhol. Este trabalho pretende analisar alguns dos erros sistemáticos produzidos na oralidade por aprendentes lusófonos de espanhol do ensino obrigatório português, dando um destaque particular àqueles que se originam por interferência da língua materna. Para tanto, partimos de uma amostra da interlíngua de alunos que, tendo o português como língua primeira, aprenderam espanhol no ano letivo 2020/2021, em que foi desenvolvida a prática de ensino supervisionada (PES) numa escola da cidade da Covilhã. O intuito é elencar quais os erros que se verificam na interação e produção oral desses aprendentes, descrevê-los e tentar apurar o porquê de os fazerem, focalizando o nosso interesse naqueles causados pela transferência negativa do português. Tratando-se de um relatório de estágio, incluem-se ainda nestas páginas a contextualização, descrição e respetiva reflexão relativa às diversas atividades de iniciação à prática docente que foram desenroladas ao longo do referido ano letivo 2020/2021, em que foi realizada a PES no núcleo de estágio constituído na Escola Secundária Quinta das Palmeiras.