Browsing by Author "Ferrinho, Susana Natividade de Almeida"
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- Combate ao bullyingPublication . Ferrinho, Susana Natividade de Almeida; Mesquita, Paula Pinto ElyzeuO conceito de bullying começa a ser mais audível na sociedade portuguesa, à medida que as pessoas vão ganhando maior consciência da sua envolvência, e ao mesmo tempo que vão sendo gradualmente destronadas ideias de que este fenómeno faz parte do universo de crescimento das crianças e jovens. Porventura a maior frequência e a maior exposição que é conferida aos casos existentes nas escolas portuguesas, que têm vindo a público através dos órgãos de comunicação social, têm contribuído para a alteração da percepção que a generalidade das pessoas tem deste fenómeno, colaborando assim para que as situações de bullying deixem de ser aceites como brincadeiras inofensivas e normais nas crianças. Ainda assim, e apesar das melhorias significativas na compreensão e discussão dos casos, há ainda um longo caminho a percorrer e um trabalho conjunto a desenvolver, que envolva toda a comunidade educativa, já que é nas escolas que o bullying adquire maior expressão, bem como a comunidade local onde ela está inserida. Toda a sociedade, mas em particular os pais, professores e educadores, enquanto elementos chave do processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada um dos jovens, têm um papel preponderante na consciencialização e alerta para o bullying, bem como no seu combate. Desta forma, e para que o seu papel possa ser desempenhado de uma forma eficaz, é necessário que todos os intervenientes tenham conhecimento do que é o bullying e o cyberbullying, onde ocorre, de que forma se manifesta, quem são as potenciais vítimas, quais são os sintomas que apresentam, quem são habitualmente os bullies, o que motiva os seus comportamentos e como agir face a eles, ao mesmo tempo que têm consciência de que no bullying há um desequilíbrio de forças, mas que tanto vítimas, como bullies precisam de ajuda. Porque a prevenção é o melhor remédio, escolas e professores, enquanto agentes de mudança, devem ser capazes de unir esforços e nas suas aulas transmitir a ideia de que os comportamentos de bullying não são aceitáveis, nem tão pouco podem ser tolerados, apelando a uma consciencialização dos jovens e desencorajamento dessas atitudes. Várias são as estratégias que a comunidade escolar e local pode adoptar para prevenir e combater o fenómeno, mas o professor de inglês e porque falamos de um anglicismo, poderá ter um papel decisivo através da introdução e elaboração (também em conjunto com os alunos) de materiais didácticos anti-bullying nas suas aulas que visem o despertar para estes comportamentos agressivos.