Browsing by Author "Figueiredo, Tiago Bastos de"
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- Relatório de estágio pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Figueiredo, Tiago Bastos de; Martins, Júlio Manuel CardosoCap. I: O presente relatório de estágio é o produto de uma apreciação ao trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito do estágio profissional enquadrado no 2º ciclo de estudos do Ensino de Educação física nos ensinos básico e secundário. Aqui são apresentados os principais procedimentos e estratégias adotadas na condução da atividade docente, inserido na comunidade escolar, estando abordados a caracterização do contexto de integração na escola, todas as atividades resultantes da prática letiva, as atividades não letivas, do grupo de educação física e de estágio. É ainda abordado o trabalho ao nível do desporto escolar, assim como o trabalho desenvolvido na direção de turma. Para cada uma destas áreas são apresentadas as reflexões das principais dificuldades encontradas, estratégias de atuação para a sua superação e todas as contribuições que cada área proporcionou para a melhoria da minha formação individual. Por último, encontram-se expressas as considerações finais com o balanço deste estágio, numa análise reflexiva do desenvolvimento de todo o trabalho que envolveu a atividade da docência. Cap. II Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo pretende explicitar quais os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades e género. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
