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- Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Heitor PintoPublication . Batista, Marta Sofia Veríssimo Proença; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física, realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2012/2013. O objetivo primordial do estágio foi a conceção da habilitação profissional para exercer a função de professor de Educação Física, através da aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de quatro turmas do ensino secundário, evidenciando o planeamento e as estratégias de intervenção para a lecionação; a direção de turma e as atividades não letivas desenvolvidas na escola, nomeadamente o desporto escolar. No término deste ano de trabalho, considero que o estágio pedagógico foi fundamental na aquisição de competências, na transformação de conhecimento e na operacionalização de diferentes ferramentas de trabalho, para a área da docência em Educação Física. Capítulo 2. A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.
- Tratamento de águas da cozedura da cortiça através de leitos de macrófitasPublication . Silva, Williams José Goes da; Gomes, Arlindo Caniço; Simões, Rogério Manuel dos SantosA operação de cozimento da cortiça, destinada à purificação da matéria-prima, requer elevados consumos específicos de água e origina um efluente de cor escura intensa, composição complexa e elevada carga orgânica. O impacto ambiental desta atividade é agravado pela dificuldade no tratamento deste efluente através dos processos convencionais de depuração, nomeadamente os baseados no tratamento biológico, devido à elevada carga orgânica com carácter recalcitrante e tóxico. Os efluentes utilizados nesta investigação apresentam elevadas cargas orgânicas, com CQO de cerca 1 756 mg O2 L-1, concentração de fenóis totais de 182,6 mg ácido tânico L-1, e uma coloração castanho-escura intensa. Este efluente carateriza-se também pela sua reduzida biodegradabilidade, com valores de 0,30 e 0,44 para as razões CBO5/CQO e CBO20/CQO, respetivamente. A presente dissertação incide sobre o estudo da tecnologia de leitos de macrófitas, nomeadamente sobre a influência da vegetação na remoção de matéria orgânica. O trabalho desenvolvido incluiu a implementação de uma instalação experimental de dois leitos de macrófitas de escoamento sub-superficial com fluxo horizontal à escala piloto, com a monitorização de dados físico-químicos (pH, temperatura e potencial redox,), CQO, CBO (5 e 20), fenóis totais, compostos aromáticos e coloração. Efetuaram-se adaptações sucessivas dos leitos a diferentes cargas orgânicas de efluentes de modo a preparar os leitos para a depuração de efluentes reais da cozedura da cortiça. As remoções obtidas no tratamento para o efluente de maior carga orgânica (5,4 g CQO m-2 L-1) foram 60% para o CQO, 86% para a CBO5 e 82% para a CBO20, 48% para os fenóis totais e 31% para os compostos aromáticos LC. É de salientar que para esta carga orgânica não se verificou a remoção da cor.
- Prática de ensino supervisionada : base de dados para o ensino do desenho : Desenho A 12º, Educação Visual 8ºPublication . Lopes, João Pedro Baptista da FonsecaO presente relatório, foi elaborado em contexto de estágio pedagógico, no Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão. Contempla uma investigação, com o desenvolvimento de uma aplicação de recursos da internet (Base de Dados) ao ensino da disciplina de Desenho (primeiro capítulo), para além do relato da Prática de Ensino Supervisionada, em Educação Visual de 8º ano e Desenho A de 12º ano, que compreende, por sua vez: o segundo capítulo, onde se analisa o contexto em que se realiza o estágio, em termos de recursos materiais, espaços e recursos humanos; o terceiro capítulo com uma análise dos programas disciplinares de Educação Visual e Artes Visuais; o quarto capítulo que descreve as aulas assistidas, terminando com uma reflexão sobre a aplicabilidade da Base de Dados para o Ensino do Desenho, na Prática de Ensino Supervisionada e, por fim, o quinto capítulo que relata, as atividades extracurriculares, desenvolvidas durante a realização do estágio. A investigação desenvolvida pretendeu responder a uma necessidade de um levantamento e reunião seletiva de informação, relevante para o ensino do Desenho, tornando-a facilmente acessível, a qualquer docente, tendo a sua estrutura obedecido à própria estrutura dos conteúdos do programa ministerial vigente para a disciplina, em questão.
- Normas para a preparação e administração de citotóxicos por via parentéricaPublication . Pinto, Andreia Patrícia Costa; Morgado, Manuel Augusto Nunes Vicente Passos; Morgado, Sandra Cristina Guardado Antunes Rolo PassosA presente dissertação encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à investigação desenvolvida no âmbito do estudo sobre normas para a preparação e administração de citotóxicos injetáveis. O objetivo deste estudo foi a realização de um guia sobre reconstituição e/ou diluição, conservação e estabilidade após reconstituição e/ou diluição, vias de administração autorizadas, velocidade de perfusão, para além de outras observações consideradas pertinentes. Adicionalmente, realizou-se um inquérito aos hospitais portugueses que preparam quimioterapia injetável, de forma a avaliar procedimentos de preparação de citotóxicos injetáveis e compreender qual o interesse na publicação do guia. A preparação de citotóxicos administrados por via parentérica constitui uma atividade chave de muitos serviços farmacêuticos hospitalares. Devido à crescente disponibilidade de medicamentos citotóxicos, quer de marca, quer genéricos, tem aumentado o tempo despendido pelos farmacêuticos hospitalares na pesquisa de informação relativa a reconstituição e/ou diluição, conservação e estabilidade destes medicamentos. De forma a dar uma resposta rápida e eficaz no que respeita à obtenção daquela informação é conveniente dispor de uma base de dados que reúna toda aquela informação para todos os medicamentos citotóxicos disponíveis em Portugal. Os resultados obtidos do inquérito aplicado aos hospitais portugueses que preparam quimioterapia injetável, revelam que a maioria dos procedimentos de preparação são realizados por farmacêuticos ou com a sua supervisão (65%). Todos os hospitais incluídos no estudo preparam os citotóxicos em câmaras de fluxo de ar laminar vertical e 70% deles afirmam conter as câmaras em sistemas modulares de salas limpas. Quanto ao interesse na realização e disponibilização de um guia sobre a reconstituição, diluição, administração e conservação de citotóxicos injetáveis, a resposta dos hospitais foi unânime, concluindo-se que a divulgação do livro é de extrema importância para os profissionais de saúde. O segundo capítulo aborda as competências adquiridas e as atividades que acompanhei durante o estágio realizado em farmácia hospitalar e o terceiro capítulo durante o estágio realizado em farmácia comunitária.
- Development of intelligent vehicles for co-livery of anti-tumoral drugs to breast cancer cellsPublication . Marques, João Filipe Gonçalves; Correia, Ilídio Joaquim Sobreira; Gaspar, Vítor Manuel AbreuPresently breast cancer arises as one of the most prevalent malignancy in women worldwide, contributing for high rates of mortality and morbidity in several million patients. Currently there is still no available cure for this disease and to further aggravate this scenario the existing treatments such as chemotherapy, are generally ineffective due to poor tumor bioavailability. Moreover, the commonly used anti-tumoral compounds also lead to the development of drug resistant malignant cells after repeated administration, a fact that originates the development of more aggressive cells that possess the capacity to metastasize and spread to healthy organs. These facts evidence the urgent need for the development of novel therapeutic approaches that improve the therapeutic outcome and patient survival. The recent developments in the field of Nanotechnology, particularly regarding the capacity to manipulate matter at the nanoscale, has brought forth the opportunity to devise novel drug delivery systems to tackle some of these issues. From this stand point, the research work presented in this thesis describes the development of a novel drug delivery system based on micellar carriers, with a core-shell structure, that are capable to simultaneously deliver multiple drugs to breast cancer cells. These nanocarriers are comprised by a hydrophilic and a hydrophobic polymer organized in a block-by-block structure that was synthesized through macromolecular chemistry. The manipulation of the various reaction conditions yielded block co-polymers with different hydrophobic chains, which influenced the available space in the nanocarrier core. The nanocarriers were formulated by co-polymer self-assembly into nanosized micelles that demonstrated the capacity to encapsulate with high efficiency, an anti-tumoral drug, Crizotinib and a potent inhibitor of the cell transporters responsible for drug resistance, Sildenafil. The drug release profile of the micellar carriers revealed a spatiotemporally controlled release that was faster for Sildenafil than Crizotinib. Moreover, the drug loaded micelles demonstrated to be highly biocompatible and accomplished uptake into adherent breast adenocarcinoma cells. This relevant finding let to the intracellular localization of both the anti-tumoral drug and the drug resistance inhibitor, and thus, improved the bioavailability of the bioactive therapeutics. Subsequently, the study of the therapeutic performance of the co-delivery systems illustrated that the simultaneous delivery of both drugs improved the anti-tumoral capacity of Crizotinib evidencing the existence of a highly synergistic effect. Strikingly, the micellar systems achieved the same anti-tumoral effect of the free drugs, using 2-fold less drug concentration. Besides indicating that the release profile maintains drug concentrations in the therapeutic window, these crucial results highlight the effect of dual drug conjugation and the use of Crizotinib as an anti-tumoral compound for breast cancer therapy and Sildenafil as a multidrug resistance inhibitor. Overall, the unique approach developed in this thesis possesses tremendous potential for a future clinical application in breast cancer patients that acquired resistance to standard therapies.
- Predição in silico da permeabilidade intrínseca determinada pelo ensaio in vitro Double-Sink PAMPA utilizando redes neuronais artificiaisPublication . Campos, Gonçalo Filipe Relvas; Alves, Gilberto LourençoO estágio curricular, realizado no final do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresenta-se como a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos 5 anos de estudo, constituindo uma importante aproximação à prática profissional e uma oportunidade de contato com as tarefas e atividades desenvolvidas pelo Farmacêutico. De forma igual à realização do estágio curricular, este relatório encontra-se organizado em três partes distintas: a primeira referente à componente de investigação desenvolvida, a segunda referente ao estágio em Farmácia Comunitária, e por último, a terceira referente ao estágio em Farmácia Hospitalar. No primeiro capítulo encontra-se a componente de investigação desenvolvida, intitulada: "Predição in silico da permeabilidade intrínseca determinada pelo ensaio in vitro Double-Sink PAMPA utilizando redes neuronais artificiais". Os ensaios in vitro são imprescindíveis na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. O PAMPA, Parallel Artificial Membrane Permeability Assay, é um exemplo de grande utilidade nos processos de screening in vitro da permeabilidade intestinal, permitindo prioritizar as moléculas com propriedades mais favoráveis. Apesar da utilidade dos modelos in vitro, é hoje consensual a necessidade do desenvolvimento e aplicação prévia de modelos in silico nas fases iniciais de descoberta de fármacos. Os ensaios in silico, embora menos exatos que os in vitro, possibilitam um screening rápido, a baixo custo, de milhares de moléculas, permitindo selecionar as mais promissoras para posterior avaliação in vitro. Neste âmbito, as redes neuronais artificiais têm vindo a assumir um papel relevante na avaliação farmacológico in silico. Desta forma, com este trabalho pretende-se desenvolver um modelo computacional (in silico) para a predição da permeabilidade intrínseca (Po) de compostos utilizando redes neuronais artificiais (ANNs), construído com observações feitas em 273 moléculas, utilizando apenas descritores calculados in silico. No segundo capítulo encontra-se descrito o estágio curricular em Farmácia Comunitária. Este estágio foi realizado na Farmácia São Cosme, na Covilhã, entre os dias 4 de fevereiro e 3 de maio de 2013. Sob a orientação do Dr. Carlos Tavares e toda a equipa presente na Farmácia, foi me dada a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho e acompanhar e experienciar todas as atividades desenvolvidas pelo Farmacêutico neste âmbito profissional. Com este relatório pretende-se descrever o funcionamento de uma Farmácia Comunitária, bem como as tarefas e responsabilidades do farmacêutico nesta. Por último, no terceiro capítulo encontra-se descrito o estágio curricular em Farmácia Hospitalar, realizado nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares do Centro Hospitalar Cova da Beira, entre os dias 6 de maio e 21 de junho de 2013. Sob orientação da Prof.ª Olímpia Fonseca e colegas presentes nas diversas áreas, tive a oportunidade de participar nas diversas tarefas e atividades desenvolvidas neste serviço. Com este relatório pretende-se assim descrever as atividades que acompanhei e realizei, bem como as competências técnicas que adquiri.
- Ensino do empreendedorismoPublication . Rocha, Augusto de Castro; Madeira, Maria José AguilarEsta investigação tem como objetivo identificar aspectos associados às expectativas de resultados e motivações empreendedoras que poderão influenciar os estudantes portugueses do ensino superior à seguir carreira empreendedora. Para testar empiricamente as hipóteses, foram utilizados dados secundários extraídos do EEP (Entrepreneurship Education Project) aplicado em Portugal. A EEP é um projeto realizado em mais de 80 países e que abrange mais de 400 universidades. Este trabalho faz uma análise dos dados desta pesquisa aplicada em Portugal, com uma especificidade em relação às expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Em resumo, este trabalho tem como objetivo identificar os componentes do processo de ensino do empreendedorismo e a forma que esses componentes podem ter impacto e levar a um ensino mais estruturado e eficiente desta temática. Este trabalho analisa os conceitos de empreendedorismo, o ensino voltado para o empreendedorismo e uma abordagem teórica sobre as expectativas de resultados e motivações empreendedoras. Após esta abordagem teórica, é feito um estudo estatístico dos dados provenientes do EEP - Portugal e, em seguida, os resultados são discutidos. A amostra considerada para a análise dos resultados incluiu um universo total de 2054 respostas das instituições de ensino superior portuguesas. Para analisar os dados, foi utilizado testes estatísticos de regressão logística, análise fatorial e testes não paramétricos para comparação de médias entre duas amostras independentes. Como resultado, identifica-se que a expectativa de resultados relacionada com a Autonomia pode ter um impacto relevante nos alunos portugueses do ensino superior que pretendem ter seu próprio projeto empresarial. Pode-se concluir também que aspectos como os membros da família que criaram um projeto empresarial, experiência anterior de trabalho e experiência anterior de trabalho em projeto que falhou podem afetar a propensão para criar e gerenciar um novo projeto empresarial.
- Metodologia para o estudo da composição de betões estruturais leves autocompactáveis com agregados de argila expandidaPublication . Pereira, Sandrine de Freitas; Nepomuceno, Miguel Costa Santos; Oliveira, Luiz António Pereira deO presente trabalho descreve um estudo que teve como objetivo a definição dos parâmetros para a composição de betões estruturais autocompactáveis leves (LWSCC), incorporando agregados de argila expandida em substituição dos agregados naturais de massa volúmica normal, visando a adequação da metodologia proposta por Nepomuceno para os betões autocompactáveis de densidade normal (NWSCC). A avaliação destas adaptações foi efetuada sobretudo através de uma campanha experimental, mas foi também suportada pela pesquisa bibliográfica. A campanha experimental incluiu ensaios de caracterização dos materiais e ensaios em argamassas e betões, quer no estado fresco quer no estado endurecido, para avaliar as adaptações necessárias na referida metodologia. Avaliaram-se as propriedades dos materiais constituintes, com especial ênfase na absorção dos agregados leves. Foi estudada a curva de referência para os agregados grossos pelo método da baridade, para detetar possíveis diferenças face à proposta na metodologia dos NWSCC. Avaliaram-se ainda as propriedades de escoamento das argamassas adequadas à produção dos LWSCC, a relação entre as percentagens de substituição do cimento pela adição e as razões W/C e Vp/Vs, a estimativa de Vw/Vp e Sp/p% a usar nos ensaios iniciais da argamassa, as correlações com a resistência à compressão do betão e, em termos de trabalhabilidade, a relação entre os parâmetros Vp/Vs, Vm/Vg, Dm e H2/H1. Por último foi ainda avaliada qualitativamente a segregação estática. Os resultados obtidos permitiram concluir que a absorção dos agregados leves constitui um aspeto muito relevante neste tipo de betões. Verificou-se ainda que a curva de referência dos agregados grossos e as propriedades reológicas das argamassas propostas por Nepomuceno são adequadas à obtenção de LWSCC. A resistência à compressão do LWSCC depende não só da razão W/C mas também do volume de agregados grossos leves na mistura (Vm/Vg). A massa volúmica também é influenciada pela razão Vm/Vg. Foram obtidas as correlações necessárias à adequação da metodologia, nomeadamente as correlações com a resistência e massa volúmica. No estado fresco todas as misturas cumpriram os critérios de autocompactabilidade e a análise qualitativa das secções longitudinais de cilindros revelou misturas muito homogéneas, sem segregação e exsudação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e conduziram ao desenvolvimento de uma proposta de metodologia para o estudo de betões autocompactáveis de agregados leves.
- Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científicaPublication . Serra, Isabel Maria Ferreira Vicente; Costa, Maria Isabel Guerreiro daCom este projeto intitulado Recursos educativos na exploração do tema ácido-base e o desenvolvimento da curiosidade científica, procurou adotar-se várias estratégias no âmbito do ensino para a educação em ciências. Para o efeito recorreu-se a conteúdos curriculares e extracurriculares sobre o tema ácido-base, aplicados a alunos do 1.º ciclo e 3.º ciclo do ensino básico e a alunos do 10.º e 11.º ano do ensino secundário, com o objetivo de promover a literacia científica. A centralidade do tema ácido-base deve-se ao reconhecimento da sua importância no domínio da Química, e ao fato dos ácidos e das bases serem substâncias químicas constantemente presentes no quotidiano, o que só por si revela um enorme potencial no sentido de gerar de forma enquadrada a curiosidade científica. Neste projeto pretendeu-se, com base em vários recursos educativos (manuais escolares e tecnologias de informação e comunicação), atividades curriculares e extracurriculares, e com o recurso a vários indicadores, demonstrar as virtualidades do ensino experimental focado no desenvolvimento de cidadãos com competências e capacidades para apreender reflexivamente e agir sob vários tipos de contextos, fatores e fenómenos. Através dos exercícios pedagógicos e das várias reflexões contidas neste projeto percebe-se que a curiosidade (científica) tem que ser alimentada por recursos, de forma a garantir alguns pressupostos fundamentais para o ensino experimental da Química: a escolha criteriosa dos trabalhos e projetos, enquadrada por objetivos, a relação custos/benefícios e a segurança; uma contextualização apropriada, promotora da relevância prática e intelectual e do interesse pelo trabalho experimental; a interpretação dos mecanismos que apoiam os processos de ensino-aprendizagem, preparando e maximizando a participação ativa e ação consciente do aluno. Os recursos educativos, entre o educativo e o educacional, são reconhecidos como instrumentos de cultura, uma vez que podem apoiar o desenvolvimento de uma curiosidade científica, no percurso para outras formas de literacia e de realização de si crescentemente qualificadas e reflexivas.
- Avaliação da variação das condições hidrodinâmicas em solos residuais utilizados para infiltração de águas residuais para diferentes condições de carga hidráulicaPublication . Abrantes, Helder Filipe Pereira; Albuquerque, António João Carvalho deA infiltração de águas residuais tratadas no solo é uma prática que pode ser muito útil para a recarga de aquíferos, especialmente útil em regiões com escassez de água. Contudo, trata-se de uma prática que apresenta riscos de contaminação das reservas de água subterrânea, uma vez que as propriedades do solo podem alterar-se durante o processo de infiltração e condicionar as características hidrodinâmicas associadas ao transporte e remoção de poluentes. A avaliação da variação das características hidrodinâmicas do escoamento num solo residual, previamente seleccionado para a infiltração de ART, foi estudada através de ensaios de traçagem numa coluna laboratorial, tendo sido utilizadas duas cargas hidráulicas (2,34 e 6,11 cm/d) estabelecidas num estudo anterior para o mesmo solo. Utilizou-se um traçador não-reativo (Blue Dextran) e um impulso discreto, tendo a resposta sido detectada em 3 pontos de amostragem localizados a 5, 15 e 25 cm relativamente ao topo de enchimento. Os resultados indicam que, independentemente da velocidade utilizada, a frente do traçador foi detectada mais cedo do que era esperada, por coexistirem zonas pouco irrigadas e zonas de volume morto, tendo as últimas sido mais significativas ao longo da coluna após 8 meses de operação do filtro e estimulado o curto-circuito hidráulico. Nos primeiros 5 cm, a antecipação da frente de traçador foi menor, em especial após 8 meses de operação da coluna com ART, por se terem desenvolvido aglomerados de biomassa e material sólido que levou a recirculações internas e à retenção do traçador por períodos mais longos. A solução analítica do modelo NTS ajustou satisfatoriamente as curvas de distribuição de tempos de residência obtidas, tendo sido observado que a percentagem de zonas de volume morto (Vm) foi muito superior após os 8 meses de operação da coluna e que a dispersão longitudinal apresentou uma forte relação linear com o aumento do Vm. Assim, os resultados deste estudo permitiram avaliar a evolução de mecanismos que causam perturbação ao escoamento e transporte de poluentes no solo, bem como antecipar o modo de operação de locais de infiltração, por forma a evitar a diminuição da eficiência de remoção de poluentes.