Browsing by Author "Fonseca, Ana Maria Clara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tudo por um clique: estratégias para atrair, interagir e fidelizar no ciberjornalismoPublication . Fonseca, Ana Maria Clara; Nogueira, Luis Carlos da Costa; Ferreira, Ivone Marília CarinhasEscrever uma notícia na Internet e fazê-la chegar eficazmente ao público implica, hoje, diversos momentos e mecanismos específicos. Atrair, manter, conduzir e fidelizar são as fases fundamentais da vida da notícia, cuja ciclo é, em grande medida, definido pelo utilizador. É necessário, em primeiro lugar, atrai-lo, para, em seguida, mantê-lo na página, navegando através da narrativa hipermédia. Seguidamente, deve o ciberjornalista conduzir o „ciberleitor‟ através da notícia e da „teia‟, que cria para garantir maior número de cliques possível. O call to action, cujo objetivo é „fidelizar‟, é o passo seguinte, mensurável através de várias ações possíveis do utilizador, que deve sempre continuar, nos momentos seguintes, a ser atraído. Visibilidade, interesse e sustentabilidade norteiam a elaboração da cibernotícia. O Google, as redes sociais, as caraterísticas da cibernotícia definidas pelas potencialidades oferecidas pela Web, através de uma narrativa hipermédia, são mecanismos que ajudam a garantir a sua visibilidade, configurando um novo paradigma na forma de construir uma notícia, sempre condicionada pela obrigatoriedade de ser sustentável. O clique – essencial à publicidade online - torna-se o elemento central e o objetivo desejado de qualquer cibernotícia. É para ele que trabalha o ciberjornalista, ansiando pela ação do utilizador. Este novo paradigma pressupõe uma dinâmica em que o curso da cibernotícia deverá cumprir determinados critérios, balizados pelos vários instrumentos de que o ciberjornalista dispõe para a elaborar, adaptada às caraterísticas particulares do meio e eficaz. Uma dinâmica que introduz necessariamente implicações à elaboração da cibernotícia e em que reside o objeto da nossa análise.