Browsing by Issue Date, starting with "2011-09"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Tudo por um clique: estratégias para atrair, interagir e fidelizar no ciberjornalismoPublication . Fonseca, Ana Maria Clara; Nogueira, Luis Carlos da Costa; Ferreira, Ivone Marília CarinhasEscrever uma notícia na Internet e fazê-la chegar eficazmente ao público implica, hoje, diversos momentos e mecanismos específicos. Atrair, manter, conduzir e fidelizar são as fases fundamentais da vida da notícia, cuja ciclo é, em grande medida, definido pelo utilizador. É necessário, em primeiro lugar, atrai-lo, para, em seguida, mantê-lo na página, navegando através da narrativa hipermédia. Seguidamente, deve o ciberjornalista conduzir o „ciberleitor‟ através da notícia e da „teia‟, que cria para garantir maior número de cliques possível. O call to action, cujo objetivo é „fidelizar‟, é o passo seguinte, mensurável através de várias ações possíveis do utilizador, que deve sempre continuar, nos momentos seguintes, a ser atraído. Visibilidade, interesse e sustentabilidade norteiam a elaboração da cibernotícia. O Google, as redes sociais, as caraterísticas da cibernotícia definidas pelas potencialidades oferecidas pela Web, através de uma narrativa hipermédia, são mecanismos que ajudam a garantir a sua visibilidade, configurando um novo paradigma na forma de construir uma notícia, sempre condicionada pela obrigatoriedade de ser sustentável. O clique – essencial à publicidade online - torna-se o elemento central e o objetivo desejado de qualquer cibernotícia. É para ele que trabalha o ciberjornalista, ansiando pela ação do utilizador. Este novo paradigma pressupõe uma dinâmica em que o curso da cibernotícia deverá cumprir determinados critérios, balizados pelos vários instrumentos de que o ciberjornalista dispõe para a elaborar, adaptada às caraterísticas particulares do meio e eficaz. Uma dinâmica que introduz necessariamente implicações à elaboração da cibernotícia e em que reside o objeto da nossa análise.
- Importância da acção da pernada de crol no rendimento desportivo de jovens nadadoresPublication . Oliveira, Roberto Cláudio Azevedo Pinto de; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Marinho, Daniel AlmeidaO propósito deste estudo contempla três objectivos. O primeiro passa por compreender a relação entre a performance do nado completo em crol e da pernada na mesma técnica. O segundo é analisar a relação entre a performance do nado de crol com algumas variáveis hidrodinâmicas associadas à pernada. Finalmente, o terceiro pretende apreender quais os efeitos de um programa de treino de pernada de crol, na performance e nas variáveis hidrodinâmicas. Para tal, 36 nadadores (10.03±0.66 anos, 43.18±8.28 kg, 1.51±0.06 m) participaram neste estudo. A performance a 200m crol, a 200m pernas de crol e o arrasto activo foram medidos. O método da perturbação da velocidade foi seleccionado para a medição do arrasto activo. Foram ainda destacados para efectuarem um programa de 8 semanas de treino de pernada de crol. O grupo Experimental 1 (E1, n=12) realizou a totalidade dos metros previstos. O segundo grupo Experimental (E2, n=12) efectuou metade deste volume e o grupo de Controlo (C, n=12) substitui este programa por tarefas de técnica, com o esmo volume e a baixa intensidade. A performance aos 200m crol relacionou-se significativamente (p<0.01) com a prestação nos 200m pernas de crol (0.87), a força de arrasto hidrodinâmico da pernada (0.50) e com os valores de potência, também da pernada (0.58). Os valores do coeficiente de arrasto não registaram nenhuma relação com a prestação nos 200m crol. Depois de aplicadas as 8 semanas de treino de pernada, só encontramos diferenças estatisticamente significativas entre E1 e E2 na Vm da pernada. Mas, quando comparamos as diferenças intra-grupos, registamos que, em E1, as variáveis Prs200 (0.003), Tp200 (0.002), Vm p (0.005) e Vm (0.005) progrediram significativamente. Em E2, a evolução foi verificada nos Prs200 (0.026), no D (0.026) e na P (0.021). No grupo C, apenas a Tp200 (0.003) e a Vm p (0.016) evidenciaram diferenças estatisticamente significativas. Estes resultados encontrados sublinham a importância das acções da pernada de crol na performance do nado completo dos nadadores destas idades, e sugerem ainda o importante papel que as tarefas de pernada assumem nos treinos dos jovens nadadores.
- Diagnóstico no futebol para a operacionalização de uma perspetiva dinâmica: o remate no futebolPublication . Afonso, Pedro Miguel Machado; Vicente, António Manuel NevesEste trabalho debruçou-se sobre a problemática do diagnóstico no futebol enquanto processo que permite uma avaliação das capacidades e potencialidades dos indivíduos considerando os rendimentos possíveis e desejáveis. Após uma revisão bibliográfica sobre o tema, levantou-se a problemática sobre o quadro de referência em que nos devíamos situar para o desenvolvimento do estudo tendo-se comparado duas perspectivas distintas e os rendimentos possíveis de obter. Assim, num primeiro momento, foi desenvolvida uma revisão sobre processo de diagnóstico enquadrado numa perspectiva estática (Periodização Táctica), recorrendo a pesquisa bibliográfica e entrevista a técnicos que a operacionalizam, procurando entender os seus princípios e operacionalização, para posteriormente se proceder a uma análise crítica dos processos. Concluindo-se que o diagnostico nesta perspectiva assenta essencialmente nos princípios que o treinador pretende refletir em jogo e numa qualificação pessoal deste, segundo umas características pré estabelecidas. Num segundo momento, como proposta alternativa, enquadrando-nos num quadro de referência dinâmico, analisámos o processo de diagnóstico e algumas propostas que poderão dar respostas às lacunas identificadas. Tendo por base uma concepção de conjectura/refutação assente num quadro Popperiano, operacionalizámos o estudo focando o diagnóstico no remate no futebol. Analisámos a influência da oposição no remate de forma a permitir determinar um conjunto de características essenciais para a correta caracterização do futebolista. Equacionou-se uma situação que solicitasse os comportamentos adjacentes a um remate sobre pressão procurando quantificar a velocidade de deslocamento, precisão de remate e tomada de decisão de cinco amostras, que teriam como tarefa rematar a um alvo colocado a 16,5 metros e com um limite de dez metros para a realização de ação. Verificámos conforme equacionado na conjectura que o cruzamento de dados e interpretação destes possibilita a identificação de características do indivíduo, como o considerar ou não o seu oponente na sua tomada de decisão o cumprimento do objectivo proposto. Concluímos assim que é possível operacionalizar o diagnóstico numa perspetiva dinâmica obtendo informação sobre os futebolistas para intervir de uma forma mais rentável no treino.
- Opportunistic load and spectrum management for mobile communications energy efficiencyPublication . Holland, Oliver; Cabral, Orlando; Velez, Fernando; Aijaz, Adnan; Pangalos, Paul; Aghvami, A. HamidDynamic load and spectrum usage management techniques can significantly improve the energy efficiency of mobile communications systems. This paper considers: (i) the opportunistic reallocation of traffic loads between bands to allow radio network equipment in the bands that the traffic is originated from to be powered down, and (ii) the opportunistic selection of more appropriate spectrum based on propagation characteristics to minimize necessary transmission power through improving propagation and/or reducing power leaking into co-channel cells in frequency reuse cases. This paper addresses the simulation of video, FTP and HTTP (web browsing) traffic sources for configurations representing LTE and HSDPA telecommunications networks, and shows that the opportunistic reallocation of users between bands to power down radio equipment achieves a significant saving of 50% or more in from-the-socket power. Furthermore, it shows that the opportunistic reallocation of users/links to minimize transmission power through using more appropriate propagation spectrum leads to a further modest reduction in from-the-socket power consumption.
- Autismo e exercício físico: estudo de casoPublication . Lopes, Ivone Isilda da Silva; Marques, Mário António CardosoEste estudo teve dois grandes objectivos. Primeiro, analisar se um conjunto de capacidades físicas como a coordenação, a força, a destreza e o equilíbrio podiam sofrer aumentos significativos em crianças autistas após a aplicação de um programa de condição física; Segundo, analisar os efeitos do destreino dessas mesmas capacidades para a população supracitada. Foram avaliadas 2 crianças com idades de 11 e 13 anos. O estudo teve a duração de 16 semanas, das quais 12 semanas foram de treino e 4 de destreino. Realizaram-se 3 avaliações (pré-teste, pós-teste e após 4 semanas de destreino). Foram aplicados exercícios de desenvolvimento da força, coordenação, destreza e equilíbrio. Os resultados revelaram um aumento significativo no desempenho das capacidades estudadas, quer após a aplicação do programa de treino, quer após o período de destreino. Concluiu-se que é possível existirem melhorias no desenvolvimento motor de crianças com autismo, após o treino destas capacidades, o que pode ser benéfico no seu quotidiano e no desenvolvimento ontogénico.
- Desenvolvimento de uma estratégia terapêutica para libertação vectorizada de fármacos no cólonPublication . Urbano, Isabel Santos; Figueiras, Ana RitaO tratamento específico de patologias do cólon pode ser conseguido pelo desenvolvimento de profármacos resultantes da conjugação de um fármaco com ciclodextrinas (CDs). A formação destes conjugados permite que os fármacos atinjam o cólon de forma intacta, local no qual sofrem degradação enzimática por acção da vasta microflora existente no cólon, nomeadamente Bacteróides. Estas bactérias quebram as ligações glicosídicas das CDs originando pequenos sacáridos, permitindo a sua absorção bem como a do fármaco. A entrega direccionada de fármacos ao cólon permite o tratamento da doença no alvo terapêutico, e consequentemente, permite reduzir a dosagem administrada e os efeitos adversos associados. Entre os vários tipos de anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), o diclofenac de sódio é um potencial candidato na terapêutica para libertação específica no cólon devido às suas propriedades anti-inflamatorias e quimiopreventivas do cancro do cólon. A conjugação do diclofenac com ciclodextrinas é um processo pouco explorado, tornando-se inovador com recurso ao microondas. Neste trabalho experimental, procedeu-se à variação da temperatura utilizada no microondas, entre os 100 e 200ºC, variando-se também os solventes utilizados, PEG-200 e DMF, mantendo uma potência de 75W e um tempo de reacção de 40 minutos. O principal objectivo do trabalho foi optimizar a síntese do conjugado βCD-Diclofenac. Os melhores resultados foram obtidos para as temperaturas de 140ºC e 160ºC no solvente DMF. Para as mesmas temperaturas em PEG-200, os rendimentos obtidos foram significativamente inferiores. Estes resultados sugerem a necessidade de continuar a explorar as melhores condições de reacção de síntese do conjugado βCD-Diclofenac de forma a obter maior rendimento, recorrendo a solventes polares apróticos (que favorecem reacções SN2), bem aquecidos pelo microondas e que apresentem baixa toxicidade.
- O efeito da aplicação de um programa de condição física antes e após o trabalho técnico-táctico nos desportos colectivos nas aulas de educação físicaPublication . Teixeira, Mara Sofia Maio; Marinho, Daniel AlmeidaO objectivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física (condição física) efectuada durante seis semanas de treino, em sessenta e três alunas da Escola Profissional de Vila do Conde, com idades compreendidas entre os 15 e 20 anos, sendo a média de idade 16,48 ± 1,05 anos. Estas alunas foram divididas posteriormente em três grupos de estudo: um grupo experimental de 24 alunas que realizou o programa de condição física antes do trabalho específico (16,21 ± 1,35 anos, 62,75 ± 16,03 kg, 1,63 ± 0,06 m); outro grupo experimental de 25 alunas que executou o treino de condição física depois do trabalho especifico (16,72 ± 0,46 anos, 60,72 ± 8,10 kg, 1,62 ± 0,07 m), ou seja, na parte final da actividade física; e um grupo de controlo de 14 alunas (16,50 ± 1,34 anos, 58,61 ± 10,44 kg, 1,62 ± 0,71 m). Para a avaliação dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, nos três grupos, antes e após as seis semanas do programa. O programa de condição física aplicado permite melhorar de uma forma significativa os níveis de aptidão física em jovens adolescentes. Para além disso, parece haver uma tendência para que a aplicação do programa de treino após a aula de Educação Física apresente melhorias significativas mais acentuadas em praticamente todos os parâmetros avaliados.