Browsing by Author "Fonseca, Maria Angelina Correia Claro da"
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- Avaliação: concepções, práticas e constrangimentosPublication . Fonseca, Maria Angelina Correia Claro da; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA cultura avaliativa educacional tem vindo a sofrer alterações significativas nos últimos anos. Actualmente, os normativos legais estabelecem que a avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, assumindo um carácter eminentemente formativo. Mas a avaliação prescrita, por si só, não tem o poder de transformar as práticas de avaliação. A investigação recente identifica práticas avaliativas de natureza predominantemente sumativa, contrariamente à prescrição dos normativos e à retórica avaliativa. Com este estudo de caso, pretendeu-se conhecer as concepções e as práticas pedagógicas de avaliação dos docentes, numa escola básica, bem como os seus constrangimentos nesse processo. Para a consecução destes objectivos, recorreu-se à técnica da entrevista semi-estruturada. A partir dos dados recolhidos, acentuou-se a ideia que a óptica dos professores é a mesma que subjaz aos princípios normativos instituídos. Encaram a avaliação como parte integrante da aprendizagem, um processo de recolha e análise sistemática de informação, reflexão, interpretação e decisão, conferindo-lhe uma dimensão reguladora. Contudo, levar à prática todas estas intencionalidades, é sem dúvida um enorme desafio intrínseco à complexidade da avaliação, tendo em conta as diversas dificuldades enunciadas pelos docentes.
