Browsing by Author "Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Televisão e consumos culturaisPublication . Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira Marques; Serra, Joaquim Mateus PauloVer televisão durante horas é uma escolha consciente. E é uma escolha que, tal como outras, implica exclusões. Numa sociedade urbana fortemente condicionada pelo escasso tempo disponível e distintas apetências para consumos ligados à cultura, a televisão ocupa o espaço determinante no campo do lazer, substituindo-se a salas de cinema, de teatro, à leitura de jornais e livros, e intervindo na construção da identidade da pessoa e no processo de socialização. Não porque ofereça tudo o que se pode encontrar noutros locais ou meios, mas porque oferece entretenimento e informação com comodidade e economia. Apesar do grande número de ofertas nos serviços de televisão por cabo, em 2011, os três canais nacionais generalistas de acesso livre - RTP1, SIC e TVI - reúnem ainda cerca de 70 por cento da audiência total em horário nobre, mobilizando milhões de espectadores para as suas propostas que não fogem da perene filosofia das grelhas nacionais em horário nobre: informação, novelas, concursos e reality shows. Estudar a correlação - e em que grau se dá – entre o consumo de televisão e os consumos culturais da população é o objectivo central desta Tese. Para isso, procedeu-se a um inquérito por questionário nas zonas da Grande Lisboa e Cova da Beira. Paralelamente, a investigação debruça-se sobre os hábitos de consumo cultural e de consumo televisivo quotidianos, bem como as alternativas que se colocam em primeiro plano num cenário de omissão de televisão.