Browsing by Author "Franco, Larissa Rios"
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- Experiência de utilização como critério de risco em investimentos privados: Uma análise quali-quantitativa para a indústria de videojogos independentesPublication . Franco, Larissa Rios; Filgueiras, Ernesto Vilar; Schwartz, GilsonDiante do impacto evolutivo do ecossistema de videojogos independentes na economia mundial é essencial e urgente debater sobre os meios financeiros que possibilitam pequenas e médias empresas de produtos digitais a se desenvolverem. Este trabalho explora a possibilidade do investimento privado como um dos canais de fomento, apresentando os tipos de investidores privados, os modelos de financiamento e os benefícios da relação entre o sistema de investimentos privados com a indústria de videojogos independentes. O investimento privado em empresas de videojogos leva em consideração um conjunto de critérios avaliativos que analisam riscos, processos e comportamentos dos negócios. Considerando os instrumentos de avaliação, foram analisados 9 métodos avaliativos (valuation) e suas principais vantagens e desvantagens. Além de identificar ativos tangíveis e os tipos de riscos, discute-se ao longo da pesquisa a importância da valoração dos ativos intangíveis para empresas de base tecnológica, com foco no elemento da Experiência do Usuário (User Experience). A Experiência do Usuário é um ativo intangível essencial na produção de jogos exclusivos, com qualidade e centrados no usuário final. Os elementos que constituem a User Experience (UX) – como Experiência, Flow, Fun, Empatia e, no caso dos videojogos, o Game Balance – são muitas vezes os responsáveis pelo sucesso dos produtos e consequentemente por tornarem empresas populares no mercado. Tendo em vista os indicadores-chave de desempenho dos estúdios de videojogos independentes e os critérios avaliativos de investidores, foi realizada a pesquisa qualiquantitativa com profissionais da indústria independente e com investidores privados que fomentam o setor. Com o objetivo de identificar os princípios fundamentais de cada grupo, apontar as adversidades e propor melhorias em seus processos, foram construídas conexões de interesses entre as partes estudadas, a fim de estimular e intensificar a atuação de investidores privados na indústria de videojogos independentes.
