Browsing by Author "Freire, Sofia Nobre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A obra de arte como recurso pedagógico: educação visual, 8º anoPublication . Freire, Sofia Nobre; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Trigueiros, João Paulo Forjaz PachecoO presente Relatório de estágio intitulado - Prática de Ensino Supervisionada - A Obra de Arte como recurso Pedagógico - Educação Visual 8º ano - surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O Relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro dedica-se a refletir sobre a importância e contribuições da obra de arte, no ensino formal, sobretudo nas disciplinas específicas de artes visuais. Pretende-se, assim, contribuir para elucidar sobre qual a verdadeira função das imagens e obras de arte em sala de aula ou qual o modo mais adequado de usá-las. No fundo parte-se da importância da utilização da imagem como recurso pedagógico e do elencar e fundamentar as suas potencialidades para “cair” na obra de arte visual. Neste sentido, procura-se conhecer e saber o que é a imagem da obra de arte e como esta pode contribuir para a educação integral das crianças e jovens. Além disso, este relatório tem por finalidade refletir acerca da adoção de metodologias que privilegiam o contacto com as obras de arte e os contributos que estas possam ter no desenvolvimento da educação pela e para a arte e, ao mesmo tempo, fornecer aos educadores um conjunto de ferramentas facilitadoras e mobilizadoras desse conhecimento na planificação da sua prática pedagógica. O segundo capítulo reflete o percurso na prática de ensino supervisionada realizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã, centrando-se no relato de experiências pedagógicas propostas com recurso à Obra de Arte e demonstrando, através dos trabalhos dos alunos, os resultados que se podem obter ao recorrer a algumas metodologias mencionadas no capítulo I. Paralelamente dá-se a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, sublinhando os conhecimentos adquiridos, competências e reflexões proporcionados ao longo de todo este processo.
