Browsing by Author "Freitas, Catarina Ferreira da Silva Moutinho de"
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- Criação de uma Marca de Calçado de LuxoPublication . Freitas, Catarina Ferreira da Silva Moutinho de; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deO contexto desta dissertação é o mercado do calçado de luxo nacional e internacional. Através de um estudo de caso sobre uma marca portuguesa de elevada notoriedade, a marca de calçado de luxo Luís Onofre, procurou-se investigar quais os factores que contribuíram para o seu sucesso e quais as estratégias implementadas por esta nos domínios relevantes e seus resultados. No levantamento bibliográfico pretendeu-se definir o que caracteriza um empreendedor e os passos a efectuar para a criação de uma marca de sucesso, apoiando-se em teóricos e académicos como Aaker, Gehlhar, Hisrich, Kotler, Martin, Parrish, Porter, Ronstadt, entre outros. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória na forma de recolha bibliográfica e estudo de caso. O resultado principal desta dissertação foi conseguir, com a análise bibliográfica e de estudo de caso, desenhar uma proposta de estratégia para a criação da marca de calçado de nome próprio, Catarina Cruz, direccionada para o segmento de luxo e que se pretende que seja bem-sucedida. Conclui-se com este trabalho que, com a aposta actual do País na indústria de calçado com forte componente exportador, tendo a indústria de calçado portuguesa boa imagem internacional e estando o mercado internacional em expansão neste segmento, se forem seguidos os factores críticos de sucesso da marca estudada e as características diferenciadoras da marca Catarina Cruz, há a razoável possibilidade desta ser bem aceite e ter sucesso. Para além destes aspectos, falar de indústria potencialmente exportadora, como a indústria do calcado, em plena crise actual, é falar de um tema relevante e do desbravar de caminhos para correcta utilização da nossa mão de obra qualificada.