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- Operations of an Hybrid Airship over Congested AreasPublication . Reis, Pedro Emanuel Rodrigues dos; Gamboa, Pedro Vieira; Silva, Jorge Miguel dos ReisOn 24th September 1852, Jules Henri Giffard, French inventor and engineer, makes the first flight in the history of airships, 51 years before the first flight of the Wright Brothers. At that moment he opened a window in the history of aviation, particularly in the field of airships. This type of aircraft belongs to the family of aerostats, having a lighter than air gas filing an envelope providing lift and its own means of propulsion. The main focus is the study of current aeronautical legislation regarding visual flight rules, building requirements for airfields supporting the operation of the aircraft, in particular, regular surface-level airfields as well as a new type of aircraft deck. A case study was made for the city of Lisbon, Portugal. This legislation review has the main objective of pinpointing lacunae for this special type of aircraft and respective support infrastructure, providing answers to the challenges identified and thus allowing for an update in legislation. An effort is also made to use and update existing helicopter legislation and adapt it for hybrid airships, thus allowing a safe operation of the aircraft.
- Alteração do regime nominal de um motor a pistãoPublication . Vieira, Carlos Miguel Correia Nóbrega; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO presente trabalho teve como objectivo principal o estudo de um motor de pequena cilindrada, nomeadamente o motor Gx22, de forma a verificar se seria possível a transformação do mesmo para utilização num UAV. Para o estudo da previsão de desempenho do motor foram efectuadas medições, que posteriormente foram utilizadas nos programas de simulação Cam Analyzer e Engine Analyzer, que permitiram simular um banco de ensaios, permitindo obter as curvas características do motor antes e após a mudança de vários parâmetros/variáveis, tais como o desenho da árvore de cames, os valores máximos de abertura das válvulas, o seu tempo de abertura e fecho, o diâmetro das válvulas e a massa específica do ar na compressão. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, com base nas simulações efectuadas, a modificação do motor seria possível e traria benefícios a nível do rendimento e consumo.
- Criação de uma Marca de Calçado de LuxoPublication . Freitas, Catarina Ferreira da Silva Moutinho de; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deO contexto desta dissertação é o mercado do calçado de luxo nacional e internacional. Através de um estudo de caso sobre uma marca portuguesa de elevada notoriedade, a marca de calçado de luxo Luís Onofre, procurou-se investigar quais os factores que contribuíram para o seu sucesso e quais as estratégias implementadas por esta nos domínios relevantes e seus resultados. No levantamento bibliográfico pretendeu-se definir o que caracteriza um empreendedor e os passos a efectuar para a criação de uma marca de sucesso, apoiando-se em teóricos e académicos como Aaker, Gehlhar, Hisrich, Kotler, Martin, Parrish, Porter, Ronstadt, entre outros. A metodologia usada foi a pesquisa exploratória na forma de recolha bibliográfica e estudo de caso. O resultado principal desta dissertação foi conseguir, com a análise bibliográfica e de estudo de caso, desenhar uma proposta de estratégia para a criação da marca de calçado de nome próprio, Catarina Cruz, direccionada para o segmento de luxo e que se pretende que seja bem-sucedida. Conclui-se com este trabalho que, com a aposta actual do País na indústria de calçado com forte componente exportador, tendo a indústria de calçado portuguesa boa imagem internacional e estando o mercado internacional em expansão neste segmento, se forem seguidos os factores críticos de sucesso da marca estudada e as características diferenciadoras da marca Catarina Cruz, há a razoável possibilidade desta ser bem aceite e ter sucesso. Para além destes aspectos, falar de indústria potencialmente exportadora, como a indústria do calcado, em plena crise actual, é falar de um tema relevante e do desbravar de caminhos para correcta utilização da nossa mão de obra qualificada.
- Estimação robusta de órbitas de Satélites LEO baseada na fusão multissensorial de dadosPublication . Coelho, Milca de Freitas; Bousson, KouamanaA estimação de órbitas é um processo delicado, pois a extração incorreta do vetor de estado do satélite origina uma análise errada da sua trajetória, induzindo a que haja uma remodelação desnecessária da sua posição. Desta forma, tanto a fonte utilizada para obter as medições como todo o processo de estimação são de grande importância. Neste trabalho, determina-se a órbita de um satélite LEO (Low Earth Orbit) com base num conjunto de medições efetuadas por dois satélites geostacionários. Este estudo foi realizado com o intuito de contribuir para um melhoramento nos processos atualmente utilizados na determinação de órbitas de satélites artificiais. Tendo consciência da presença inevitável de incertezas, ruídos e erros, computacionais e físicos, provenientes tanto dos modelos matemáticos como dos próprios instrumentos utilizados, todas as medições realizadas pelos satélites geostacionários foram filtradas. Devido á dinâmica não linear do sistema, o filtro aplicado foi o de Kalman estendido. Após a implementação do filtro, verificou-se que o ruído existente é praticamente eliminado. Assim, os resultados obtidos são fiáveis e satisfatórios, sendo possível manter a estabilidade e controlo da órbita LEO com medições efetuadas por satélites geostacionários.
- Psychophysiological Factors Analysis in Unpressurized Aircraft CabinsPublication . Coelho, Ana Catarina Casaleiro; Silva, Jorge Miguel dos ReisIn the versatile aviation environment, the pilot’s well-being is a crucial and demanding factor which is directly related to his good performance. Adding the fact that most of the aircraft that belong to the light aviation do not have pressurized cabins, this type of aviation can become a dangerous activity for the safety of pilots and passengers. The change in pilot’s performance during the changing of psychological and physiological parameters has proved to be a very significant factor in terms of flight safety. Also the increasing of altitude in different phases of flight corresponds to a reduction in oxygen partial pressure. This occurrence may lead to early symptoms of hypoxia which may become an even greater danger if the pilots do not have time to feel, or recognize their symptoms. A review of international legislation indicates a high tolerance to establish safety limits in this matter, taking into account the unpredictability of reactions of the human body of each pilot for the same flight conditions. This work is generally focused in acquired data during different flight situations, with different pilots and respective processing of data obtained during different tasks of flight. To achieve the proposed objectives the acquired data contain parameters such as altitude, absolute pressure and temperature inside the cabin; as well as registration oximetry, peripheral and cerebral, to study the phenomenon hypoxia. Also comprises electrocardiogram (ECG) and electroencephalogram (EEG) in order to establish a correlation between the influence of mental workload and other physiological parameters during different phases of flight. The specific objective of this research is the acquisition and processing of data collected directly from the aircraft and the pilot, performing flight simulation tests in different scenarios, contributing to trying to define the physiological limits of each individual with the purpose of creating an alert system on board to avoid possible incidents or accidents. This study also aims to suggest a restriction in the legislation on licensing of light aviation, within physiological limits of each individual, thus contributing to a safer flight environment.