Browsing by Author "Freitas, Catarina Sofia Afonso de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção paterna sobre coparentalidade e rotinas da criança em idade pré-escolarPublication . Freitas, Catarina Sofia Afonso de; Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaA coparentalidade diz respeito à forma como os pais se relacionam entre si nos respetivos papéis parentais, assim como executam e partilham a responsabilidade de educar uma criança. As rotinas da criança consistem em atividades e comportamentos regulares e observáveis que ocorrem da mesma forma todos os dias. A literatura sugere que a relação coparental tem um importante papel na formação e manutenção de rotinas consistentes na vida das crianças. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção paterna de coparentalidade e das rotinas de crianças em idade pré-escolar. O estudo contou com a participação de 158 pais de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 4.15; DP = 0.802), que preencheram as versões portuguesas do questionário Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P), que avalia as rotinas da criança em diferentes dimensões, incluindo Vida Diária, Disciplina e Educação/Atenção Positiva e do Coparenting Questionnaire (CQ), que avalia a coparentalidade nas dimensões Cooperação, Conflito e Triangulação. Os resultados revelaram que pais com Ensino Secundário percecionam a existência de maior cooperação comparativamente a pais com escolaridade inferior e que pais com Ensino Básico percecionam a existência de mais conflitos e triangulação na relação coparental comparativamente a pais com escolaridade superior. Ademais, foi possível identificar que pais com Ensino Superior percecionam a existência de mais rotinas de vida diária do que pais com Ensino Básico. Verificou-se também que pais com Nível Socioeconómico Médio percecionam uma maior frequência de rotinas de Educação/ Atenção Positiva quando comparados com pais com Nível Socioeconómico Baixo/ Médio Baixo. Observaram-se associações positivas e significativas entre as dimensões Vida Diária, Educação/Atenção Positiva, Disciplina e o Total das Rotinas e a Cooperação entre os pais. Verificou-se ainda que as dimensões Vida Diária, Disciplina e o Total das Rotinas da criança se correlacionam negativamente com o Conflito na coparentalidade. São discutidas as implicações do estudo para a intervenção junto de pais com filhos em idade pré-escolar.
