Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-09"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Rotinas da hora de dormir em crianças e funcionamento familiar: Perspetiva paternaPublication . Martins, Bruna Sofia Flores; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Major, Sofia de OliveiraAs rotinas da hora de dormir são as atividades previsíveis que ocorrem antes da criança adormecer, promovendo um desenvolvimento saudável durante a primeira infância. O funcionamento familiar traduz a dinâmica através da qual os membros de uma família resolvem os problemas, comunicam, interagem e cuidam uns dos outros. Este estudo tem como objetivo contribuir para o conhecimento da perceção paterna sobre as rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar e a sua relação com o funcionamento familiar. A amostra é constituída por 107 pais de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 3.99; DP = 0.85), que preencheram as versões portuguesas do Bedtime Routines Questionaire (BRQ), instrumento que avalia a consistência, a reatividade e as atividades adaptativas e desadaptativas antes da hora de dormir e do Systematic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE-15), que avalia os recursos, a comunicação e as dificuldades familiares. Os resultados indicam que pais com uma menor escolaridade percecionam maior reatividade dos seus filhos aquando de mudanças na rotina da hora de dormir e mais atividades desadaptativas, bem como pior comunicação na família, mais dificuldades e pior funcionamento familiar. Pais com um NSE mais baixo percecionam mais dificuldades no funcionamento familiar. Verificou-se que um pior funcionamento familiar está associado a uma maior reatividade e a mais atividades desadaptativas das crianças na hora de dormir, enquanto um melhor funcionamento familiar se associa a mais atividades adaptativas. Para finalizar, são discutidas as implicações do estudo para a intervenção com famílias com crianças em idade pré-escolar.
- Qualidade de Vida e Autoestima numa amostra de pessoas após Acidente Vascular CerebralPublication . Soares, Sara Loureiro; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gama, Jorge Manuel dos ReisO Acidente Vascular Cerebral é uma condição crónica médica que representa um desafio global para a saúde resultando, frequentemente, em consequências significativas para a saúde física e mental dos sobreviventes. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar os níveis de qualidade de vida e autoestima numa amostra de doentes após AVC, considerando variáveis sociodemográficas e clínicas. O estudo baseia-se numa investigação empírica, de natureza quantitativa, de tipologia descritiva e transversal, apresentando um design de investigação correlacional e intra-sujeitos. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala de Qualidade de Vida Específica para Utentes que Sofreram um Acidente Vascular Cerebral (EQVE-AVC). A análise dos dados revela associações estatisticamente significativas entre o tipo de AVC e as habilitações literárias, presença de sequelas, duração da hospitalização e diagnóstico de diabetes. O tipo de AVC também se correlacionou com a qualidade de vida, tal como a autoestima e o género. Observou-se uma influência significativa do género na autoestima, bem como do tipo de sequelas na qualidade de vida. Este estudo pretende contribuir para aumentar a compreensão da complexidade do AVC, identificando fatores de risco que afetam o bem-estar dos pacientes. Ao reconhecer a importância de abordar tanto os aspetos físicos quanto os psicossociais do AVC, esperamos promover uma abordagem mais abrangente e holística no cuidado e suporte a indivíduos que sofreram um AVC.
- Moda e ativismo: Um estudo exploratório do envolvimento dos jovens criadores e designers de moda, em PortugalPublication . Risson, Sabrine Isabel; Pinheiro, Cláudia Isabel de Sousa; Reis, Bruno Miguel Carriço dosAtualmente, alguns designers e marcas de moda adotam práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente e aos direitos humanos. Esta tendência, tem sido impulsionada não apenas pelas demandas dos consumidores, mas também pelas preocupações globais, devido a crise climática e social. Neste contexto, muitos jovens criadores e designers estão envolvidos em iniciativas ativistas e de mudança social em diversas áreas, incluindo a moda. Procuram novas abordagens para a criação e produção de moda, que sejam mais sustentáveis, éticas e inclusivas ao expressar as suas perspetivas e ideias sobre questões sociais e políticas importantes, adotando uma postura mais consciente no âmbito da moda. O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir do discurso, o envolvimento dos jovens criadores e designers de moda com questões ativistas e avaliar seu impacto na moda nacional. A investigação pretende fazer um enquadramento teórico sobre o contexto da moda e do ativismo, depois uma pesquisa exploratória, utilizando a abordagem metodológica qualitativa, através de entrevistas aos designers de moda participantes dos concursos de moda: Bloom e Sangue Novo. Neste contexto, foi construído um modelo de análise detalhado para entender o posicionamento e envolvimento dos participantes com questões de ativismo. Ao longo da pesquisa, investigou-se fatores relevantes, como o processo de socialização e a relação com a moda, bem como o processo criativo e sua relação com as diferentes dimensões da sustentabilidade para perceber as perceções e as expectativas dos designers.
- Avaliação do estigma em pessoas Toxicodependentes - Implicações na sua autoestima e perceção de suporte socialPublication . Baltar, Solange Catarina Jeremias; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gama, Jorge Manuel dos ReisO estigma é um fenómeno caraterizado por uma pessoa ser rejeitada por deter uma certa característica que é bastante depreciada pela sociedade e que abrange um vasto número de pessoas. A população toxicodependente, em particular, tem sido alvo de poucos estudos, pelo que a investigação é escassa sobre como o estigma associado ao consumo de substâncias pode ter impacto negativo na sua saúde física e mental. Esta investigação tem como objetivo avaliar os mecanismos de estigmatização percecionados pela comunidade toxicodependente e compreender de que forma as variáveis autoestima e suporte social podem influenciar o quotidiano dos toxicodependentes que são alvo de estigma. Para o presente estudo participaram 74 pessoas adultas e utentes do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (40 pertencentes ao género feminino e 34 ao género masculino), sendo que a média de idades foi de 32.96 anos (DP=9.73), que responderam aos seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Discriminação Quotidiana, Escala de Satisfação com o Suporte Social e Escala de Auto-Apreciação Pessoal. Como resultados obtidos, verificou-se uma diferença estatisticamente significativa entre o género e a necessidade de mais apoio psicológico; uma diferença estatisticamente significativa entre a autoapreciação pessoal e a necessidade de mais apoio psicológico; uma correlação fraca significativa entre o tratamento injusto e a intimidade; a ANCOVA reportou somente um efeito estatisticamente significativo da necessidade de mais apoio psicológico no score da escala da discriminação quotidiana e a MANCOVA reportou um efeito significativo da necessidade de mais apoio psicológico no score do tratamento injusto. Assim, pretende-se que os resultados deste estudo permitam alertar para as consequências de atitudes estigmatizantes na saúde mental dos toxicodependentes, nomeadamente ao nível da baixa autoestima e baixo suporte social. O toxicodependente poderá sofrer de estigma e isso afeta muitos domínios da sua vida em geral, tornando-se relevante a necessidade de receber mais apoio psicológico.
- Tragopogon porrifolius: phytochemical characterization and evaluation of the potential antitumor effect of the extract on the prostate cellsPublication . Rocha, Pedro Gabriel Plácido de Mendonça; Duarte, Ana Paula Coelho; Socorro, Silvia Cristina; Fonseca, Lara Raquel dos SantosThe present document is divided into 2 chapters being part of the unit "Internship in Pharmaceutical Sciences" incorporated in the curricular plan of the Integrated Master´s in Pharmaceutical Sciences, culminating in its defense in public evidence. The first chapter refers to a detailed subjective testimony based of the internship made in Farmácia Modelar from october 2021 to january 2022, under the supervision of technical director João Paiva. During this time, I explored a variety of areas, from management to filling patients prescriptions, gaining practical experience. In the second part, an experimental study was conducted to assess the potential antitumor effect of an extract on prostate cells, under the supervision of teachers Ana Duarte and Silvia Socorro and also master Lara Fonseca. In the previous mentioned study, Tragopogon porrifolius, commonly named salsify, is an edible herb used in traditional medicine with proven anti-tumorigenic activity in human breast and colon cancer cells, controlling oxidative stress, proliferation, and apoptosis. However, the effect of this plant in prostate cancer remains largely unknown. This study aims to investigate the effect of T. porrifolius extract in modulating cell proliferation in human prostate cells. T. porrifolius extract was obtained by an ultrasound-assisted solid-liquid extraction with ethanol/water (70/30) followed by a solvent evaporation in a rotovapor. The chemical characterization was performed by determination of the total phenolic compounds using the Folin-Ciocalteu colorimetric method and the total flavonoid content by the Aluminum Chloride colorimetric method. The antioxidant activity was determined by DPPH and ß-carotene methods. Non-neoplastic (PNT1A) and neoplastic (PC3) cells were treated with 10 – 2000 µg/mL of extract for 24, 48 and 72 hours. The results showed that this plant extract takes time to exercise his effects. Cell viability and proliferation were evaluated by the MTT essay. The T. porrifolius extract exhibited significant contents of total phenolics and total flavonoids, as well as a strong antioxidant activity using the DPPH method in reducing the radical to hydrazine. Although preliminary, the results obtained indicate that T. porrifolius can inhibit prostate cancer cell growth with more pronounced effects in neoplasic cells. These findings support the further investigation on the possible use of this good costaccessibility plant as a new potential therapeutic tool.
- Design de figurino cinematográfico através de vestuário de segunda mãoPublication . Schimitt, Rafaela Borges da Costa; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaA produção excessiva no mercado da moda tornou-se um problema global devido aos danos causados pelo desperdício de matéria-prima, poluição ambiental e acumulação de resíduos de vestuário. Com o objectivo de reduzir esses danos negativos, têm surgido conceitos como moda sustentável e moda ecológica, na tentativa de redirecionar o rumo deste e de outros setores, incluindo o cinema, teatro e outras artes performativas, que têm vindo a adotar cada vez mais práticas sustentáveis para minimizar o seu impacto ambiental. A utilização de vestuário de segunda mão na área do design de moda está em ascensão, ganhando destaque entre designers e investigadores como uma abordagem que promove a sustentabilidade. No entanto, é importante salientar que a reutilização de peças de segunda mão na criação de figurinos para cinema, teatro e outras artes performativas é uma prática tradicionalmente enraizada na história de cada uma dessas áreas. No entanto, há uma falta de discussão sobre as técnicas e metodologias envolvidas neste processo. A ausência de discussão no meio académico indica uma desconexão entre a experiência do mercado de trabalho e a produção académica, bem como entre os diversos setores do Design. O projeto de investigação que se segue tem como objectivo compreender de que forma a conceção de figurinos com simbolismo narrativo ocorre ao utilizar vestuário de segunda mão. A pesquisa pretende enriquecer a produção bibliográfica no campo do figurinismo e da moda e fomentar a integração entre as diversas áreas do Design, analisando os métodos utilizados na criação de figurinos e partilhando-os com outros setores. Desta forma, e através da revisão bibliográfica e do estudo de diversos autores, é apresentada uma metodologia mista, não intervencionista e intervencionista. Na sua vertente não intervencionista, procura-se estabelecer as bases para a incorporação de figurinos com uma abordagem sustentável no contexto da indústria cinematográfica, destacando métodos pouco debatidos na área do figurinismo, como o garimpo e o upcycling. Na abordagem intervencionista, é apresentado um método de criação que é reproduzido num projeto de figurino para um filme universitário. Estes métodos são apresentados de forma científica, para que possam ser posteriormente estudados e aplicados não apenas no figurinismo, mas também em outras áreas.
- Gender and Sexual Minorities in the Armed and Police Forces: Perceptions and Mental Health Implications of Portuguese Militaries – A Qualitative StudyPublication . Azevedo, Joana Gonçalves; Pereira, Henrique MarquesThis dissertation is presented in the format of a scientific article and reports a qualitative investigation carried out with the intent of exploring perceptions related with mental health and gender and sexual diversity in the Portuguese armed and police forces. Despite increased acceptance in recent years, the conservative and hypermasculine culture of the armed and police forces in the western world, as well as the history of exclusionary practices regarding gender and sexual minorities in these institutions raise the question of how these circumstances impact these populations nowadays. Given the scarcity of research on this topic in the Portuguese context, the purpose of this study was to explore the perceptions of Portuguese police and militaries toward diversity of gender and sexual identities in the Portuguese armed and police forces, emphasizing the implications for the mental health of gender and sexual minorities in this context. A qualitative research methodology was used for answering investigation questions and to identify the participants’ perspectives on the topic. An electronic inquiry was structured and answered by 64 individuals who are or were members of the Portuguese armed or police forces. Data were analyzed using thematic analysis as to identify repeated patterns of meaning in the data set. The recurrent themes in the narratives of the participants in the study were the following: (1) general characteristics of the military/police environment and culture; (2) sexist attitudes and behaviors in the armed and police forces, (3) positive attitudes and behaviors related to sexuality in the armed and police forces, (4) homophobic/heterosexist attitudes and behaviors in the armed and police forces, (5) influence of military and police culture on the expression of sexuality and coping of sexual minorities, (6) negative impact of military and police culture on the mental health of gender and sexual minorities, (7) personal opinion regarding how sexual and gender diversity should be addressed in the armed and police forces. Analysis of these perceptions about gender and sexual identities in the Portuguese armed and police forces provides insight into the experience of our participants and suggests that the impact of stigma and discrimination towards gender and sexual minorities in this context was relevant for the individuals within this sample. Future investigation on this topic is important as well as the dissemination of this information among professionals who work directly with service members, in order to better determine how the specific needs of this population can be met and, in this way, promote the mental health and well-being of gender and sexual minorities who work within the military and police forces in Portugal and beyond.
- A entrada no Luxo através da cultura e do tradicionalPublication . Primo, Raquel Sofia Martins; Grando, Rafaela NoroO presente relatório de estágio tem como finalidade a obtenção de grau de mestre em Design de moda pela Universidade da Beira Interior. Bem como a divulgação da experiência profissional da designer Raquel Primo durante o estágio realizado no atelier Sara Sanabria, em Alcalá de Guadaíra, de janeiro de 2023 a abril de 2023 e na marca Siblina Flamenca, em Sevilha, de abril de 2023 a julho de 2023. Com essa finalidade em mente, a mestranda optou pela realização de estágio e, por consequente, o seu relatório devido à sua motivação pessoal. Como também por acreditar que não existe melhor forma de consolidar conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, adquirir novos conhecimentos e investigar um tema do que imergir no mesmo. Desta forma, permite ganhar uma visão e experiência profissional, como também compreender métodos e formas de trabalhar, pois a visão durante a formação académica e a visão no mundo do trabalho é diferente, podendo e devendo ser complementada e aprimorada. Com esta experiência profissional, para além de ter aprendido a confecionar trajes de flamenca, o que permitiu a realização de um exercício projetual com o objetivo de complementar a análise de dados e as conclusões finais. Foram implementados projetos como a criação de uma ficha de cliente para o atelier Sara Sanabria, a criação de uma coleção de roupa de banho e criação de um portfólio digital interativo para a marca Siblina Flamenca. Por fim, este relatório tem como objetivo explorar e interligar a temática com a experiência adquirida e as conclusões obtidas ao longo dos estágios.
- Cultura Empreendedora Internacional: Born Globals vs non-Born GlobalsPublication . Nave, Edgar; Ferreira, João José de MatosA literatura existente mostra que as Born Globals (BGs) recorrem frequentemente a ativos estratégicos intangíveis distintos, como forma de acelerar processos de internacionalização precoce, diversificarem e ampliarem a presença em mercados internacionais. No entanto, o papel da Cultura Empreendedora Internacional (CEI) nas BGs tem sido relativamente ignorado pela literatura. Este estudo examina a CEI das BGs, procurando capturar diferenças em comparação às non-Born Globals (non-BGs). A análise de 66 BGs e 102 non-BGs revela que as BGs se diferenciam das suas contrapartes, ao nível da autonomia, motivação internacional e orientação para o mercado internacional. Esta investigação fornece importantes implicações teóricas e práticas, incentivando gestores de BGs a adotar e desenvolver internamente várias dimensões de CEI, como forma de superar limitações de recursos e melhorar o desempenho internacional.
- Perceção paterna sobre coparentalidade e rotinas da criança em idade pré-escolarPublication . Freitas, Catarina Sofia Afonso de; Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaA coparentalidade diz respeito à forma como os pais se relacionam entre si nos respetivos papéis parentais, assim como executam e partilham a responsabilidade de educar uma criança. As rotinas da criança consistem em atividades e comportamentos regulares e observáveis que ocorrem da mesma forma todos os dias. A literatura sugere que a relação coparental tem um importante papel na formação e manutenção de rotinas consistentes na vida das crianças. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção paterna de coparentalidade e das rotinas de crianças em idade pré-escolar. O estudo contou com a participação de 158 pais de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 4.15; DP = 0.802), que preencheram as versões portuguesas do questionário Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P), que avalia as rotinas da criança em diferentes dimensões, incluindo Vida Diária, Disciplina e Educação/Atenção Positiva e do Coparenting Questionnaire (CQ), que avalia a coparentalidade nas dimensões Cooperação, Conflito e Triangulação. Os resultados revelaram que pais com Ensino Secundário percecionam a existência de maior cooperação comparativamente a pais com escolaridade inferior e que pais com Ensino Básico percecionam a existência de mais conflitos e triangulação na relação coparental comparativamente a pais com escolaridade superior. Ademais, foi possível identificar que pais com Ensino Superior percecionam a existência de mais rotinas de vida diária do que pais com Ensino Básico. Verificou-se também que pais com Nível Socioeconómico Médio percecionam uma maior frequência de rotinas de Educação/ Atenção Positiva quando comparados com pais com Nível Socioeconómico Baixo/ Médio Baixo. Observaram-se associações positivas e significativas entre as dimensões Vida Diária, Educação/Atenção Positiva, Disciplina e o Total das Rotinas e a Cooperação entre os pais. Verificou-se ainda que as dimensões Vida Diária, Disciplina e o Total das Rotinas da criança se correlacionam negativamente com o Conflito na coparentalidade. São discutidas as implicações do estudo para a intervenção junto de pais com filhos em idade pré-escolar.
