Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.23 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura existente mostra que as Born Globals (BGs) recorrem frequentemente a ativos estratégicos intangíveis distintos, como forma de acelerar processos de internacionalização precoce, diversificarem e ampliarem a presença em mercados internacionais. No entanto, o papel da Cultura Empreendedora Internacional (CEI) nas BGs tem sido relativamente ignorado pela literatura. Este estudo examina a CEI das BGs, procurando capturar diferenças em comparação às non-Born Globals (non-BGs). A análise de 66 BGs e 102 non-BGs revela que as BGs se diferenciam das suas contrapartes, ao nível da autonomia, motivação internacional e orientação para o mercado internacional. Esta investigação fornece importantes implicações teóricas e práticas, incentivando gestores de BGs a adotar e desenvolver internamente várias dimensões de CEI, como forma de superar limitações de recursos e melhorar o desempenho internacional.
Description
Keywords
Cultura Empreendedora Internacional Orientação Empreendedora Internacional Empreendedorismo Internacional Born Globals PME's
Citation
Nave, E., & Ferreira, J.J.M. (2023). Cultura Empreendedora Internacional: Born Globals vs non-Born Globals. XXV Seminário Luso Espanhol de Economia Empresarial, Universidade da Beira Interior (Covilhã)