Browsing by Author "Gaspar, Nuno Miguel Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da prática pedagógica em artes visuaisPublication . Gaspar, Nuno Miguel Ribeiro; Tomás, António Rebelo Delgado; Fidalgo, Ana Cristina Matos LopesO presente relatório foi elaborado no final do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, no contexto do segundo ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, ministrado pela Universidade da Beira Interior nos anos lectivos de 2008/2010, como cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre. Os documentos incluídos nestas páginas retratam um pouco das actividades realizadas em contexto de sala de aula. Desta forma, optámos por elaborar uma estrutura simples de informação, que facilitasse a leitura e compreensão do encadeamento pedagógico que foi concretizado ao longo do ano lectivo. Assim, iniciamos o relatório/tese com a identificação e caracterização da entidade escolar onde estávamos inseridos bem coma a caracterização do grupo de estágio e das respectivas disciplinas onde estávamos inseridos. Após o índice, introduzimos a estrutura de uma Unidade Didáctica aplicada em contexto de sala de aula, a fim de se poder vislumbrar em pormenor uma hipotética preparação e consequente acção de um estagiário. Contudo, e visto que o desempenho do estagiário não é apenas verificado neste documento, apresentamos seguidamente todas as actas das reuniões de estágio efectuadas entre a professora cooperante e os alunos estagiários, onde foram registados vários aspectos funcionais do estágio e as avaliações do desempenho dos estagiários quando aplicavam as diferentes Unidades Didácticas. Continuamos o corpo do texto com a apresentação das reflexões individuais das sessões de estágio, sendo que aqui retratamos a nossas opiniões, ideias e sugestões sobre um determinado tema. O capítulo sete inicia-se com a Planificação Anual dos Conteúdos das duas disciplinas de estágio, bem como a planificação dos critérios de avaliação, planificação a curto prazo e os planos de aulas de todas as Unidades Didácticas aplicadas e observadas pela professora cooperante e respectivos colegas de estágio. Seguindo um encadeamento lógico, o capítulo oito é dedicado ao material didácticopedagógico que foi elaborado pelo estagiário, com o apoio da professora cooperante, a fim de ser aplicado nas aulas para permitir uma melhor assimilação dos conteúdos que pretendíamos abordar. Os capítulos nove e dez são dedicados aos instrumentos de avaliação, dos estagiários e alunos do grupo turma respectivamente. Sobre a avaliação do desempenho dos estagiários, foram elaboradas três grelhas de registo e um relatório final para cada aula assistida, onde seriam registados diversos aspectos relevantes da prática e pedagogias utilizadas na aula e na elaboração de todo o material. Os instrumentos de avaliação dos alunos surgem no capítulo seguinte, capítulo dez, que engloba os testes de avaliação Formativa e Sumativa, bem como as fichas de trabalho formativas aplicadas pela professora cooperante. Como o estágio não correspondeu apenas com actividades dentro do c ontexto de sala de aula, no capítulo onze, apresentamos os objectivos das actividades complementares em que os estagiários participaram e que complementaram, de alguma forma, o ensino dos conteúdos programáticos abordados nas aulas. Os capítulos doze e treze foram reservados para a caracterização dos grupos turma e respectivas avaliações do desempenho dos alunos nas actividades propostas e consequentes avaliações de final de período. Como conclusão do relatório/tese, reservámos o capítulo catorze para a apreciação individual do estágio onde foi incluída uma autoavaliação de todo o processo de ensino a que os estagiários foram submetidos. Finalmente, apresentamos as diferentes referências de bibliografia e webgrafia que foram utilizadas para a elaboração do presente documento, bem como as que ajudaram na planificação das diferentes actividades escolares desenvolvidas ao longo do ano.
