Browsing by Author "Gil, Maria Helena Gonçalves"
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- Correlações entre parâmetros de força obtidos durante o salto vertical e o sprint 5m em estudantes universitáriosPublication . Gil, Maria Helena Gonçalves; Marques, Mário António CardosoO objectivo deste estudo foi examinar quais os parâmetros de força (medidos durante o salto vertical) que melhor se relacionam com a capacidade de sprint, e se essas relações estão de acordo com estudos já publicados. Foram avaliados 25 sujeitos do sexo masculino (estudantes universitários), com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, 173,2±2 centímetros de altura e 65±4 quilogramas de peso. Para os sujeitos se familiarizarem com os testes de salto vertical (numa Multipower) e de sprint de 5m, foram realizadas duas sessões de treino. Para a colecta de dados, no teste de salto vertical foi utilizado um medidor linear de posição (T-Force System) e no teste de sprint foi utilizado um instrumento de medição Brower (Wireless Sprint System). Em termos estatísticos, a relação entre as variáveis foi analisada através do coeficiente de correlação bivariado de Pearson (p≤ 0.05) recorrendo ao programa estatístico SPSS. Os resultados revelam que os parâmetros de força que evidenciam correlações significativas entre o salto vertical e o sprint foram a força média propulsiva, o impulso mecânico e a potência média propulsiva. Em suma, tendo por base que estes parâmetros são relevantes para o sprint de curta duração, sugerimos que o treino de força, baseado em exercícios como o salto vertical, possa ser determinante para desenvolver a capacidade de sprint de curta duração.
- Correlations between biomechanical variables and sprint time of 30mPublication . Gil, Maria Helena Gonçalves; Marques, MC; Neiva, Henrique; Mendes, Pedro; Sousa, António; Alves, Ana Ruivo; Branquinho, Luís; Faíl, Luís Brandão; Pinto, Diogo; Marques, Diogo; Graça, Cláudia; Marinho, DanielIntroduction: Sprinting contributes to successful performance in the wide range of sporting activities. It’s known that sprinting speed is defined with the frequency and the length of strides (Čoh, Tomažin & Rausavljević, 2007). According Bezodias et al. (2008) the frequency of stride (FS) was a more important contributor to the velocity increase in sprint performance, however for Mackala (2007) the length of stride (LS) was a more significant variable. The aim of this study is to determine if different types of heating can interfere with the frequency and length variability of the stride. Methods: 22 young men participated in this study (age: 19.32±1.43 years; height: 176±67cm; weight: 68.48±9.91kg). The study followed a randomized protocol and the subjects were submitted to three warm-up protocols: without warm-up, typical warm-up and warm-up with post-activation potentiation (PAP). Results: The results reveal a strong correlations between the sprint time of 30m and the frequency of stride and length of stride. Discussion: Regardless of the type of warm-up, we can observe that the frequency and length stride are relevant factors that contribute to sprint time performance. The results corroborated with other studies indicating that maximum speed results from an optimal ratio between stride frequency and stride length. Conclusion: The frequency and length of stride were shown to be two influential factors in the sprint time of 30m. We suggest that future studies include exercises on warm-up that stimulate the frequency and amplitude of stride, in order to verify which of the variables has the greatest impact on sprint performance.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor PintoPublication . Gil, Maria Helena Gonçalves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O estágio pedagógico é um processo fundamental no Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, o qual nos possibilita colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade do contexto escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é apresentado todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2013-2014. A amostra envolvente no estágio pedagógico foram três turmas (10º, 11º e 12º ano), com idades entre os 15 e os 17 anos. Para além da caraterização da Escola e da amostra, é descrito neste relatório todo o processo de lecionação e planeamento, bem como uma sua reflexão. É ainda possível encontrar neste trabalho todas as funções desempenhadas e trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo quer na Direção de Turma quer no Desporto Escolar. Por fim, mencionamos também neste trabalho todas as atividades não letivas, quer aquelas que foram organizadas especificamente pelo grupo de estágio quer aquelas que foram organizadas por outros membros mas nas quais intervimos de algum modo. Em suma, a vivência deste Estágio Pedagógico permitiu-me adquirir competências práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo destes anos de aprendizagem, sendo que este Estágio Pedagógico foi uma mais-valia na minha formação. Capítulo 2 O objetivo deste estudo passa por verificar o efeito da ordem de execução do treino de resistência e de força sobre o desenvolvimento da condição física dos alunos, com a finalidade de verificar como podemos ser mais eficazes no treino da condição física dos alunos durante as aulas de Educação Física. Neste estudo participaram um total de 31 alunos do género masculino (entre os 16 e 18 anos), sendo que 8 pertenciam ao grupo de controlo, 12 pertenciam ao grupo 1 e 11 pertenciam ao grupo 2. O grupo experimental foi submetido a 10 semanas de treino de força e de resistência (alteração dos 19 minutos iniciais das aulas), sendo que o grupo 1 treinava resistência seguido de força e o grupo 2 vice-versa. Para avaliarmos os efeitos de treino nos sujeitos, estes foram submetidos a três momentos de avaliação, nos quais foram aplicados o teste de vaivém, extensões de braços, lançamentos de bolas medicinais de 1kg, 3kg e 5kg, salto vertical, salto horizontal e sprint 20m. Em termos estatísticos foram utilizadas médias e desvios-padrão, e os testes não paramétricos de Friedman, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados deste estudo revelaram que apenas os grupos sujeitos ao plano de treino apresentaram melhorias significativas no seu desempenho, apresentando um nível de significância de p<0,01, sendo que o grupo de controlo não apresentou qualquer melhoria. Em termos de efeitos de treino, o grupo 1 e 2 apresentaram melhorias percentuais de desempenho significativos, sendo que o grupo de controlo não apresentou melhorias percentuais de desempenho. Com este estudo podemos concluir que independentemente da ordem de aplicação dos exercícios, 19 minutos de treino de força e resistência aplicados duas vezes por semana no início das aulas de Educação Física é suficiente para contribuir significativamente para a melhoria da condição física dos alunos.
- The effects of warming up strategies for sprint performance: Emerging approachesPublication . Gil, Maria Helena Gonçalves; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraIn recent years, the benefits of warm-up in sports performance have received a special interest. New methods have been included in warm-up procedure, but few are known about the effects on running performance and biomechanical responses. Thus, the purpose of the current thesis was to analyze the effect of recent trends of warm-up tasks on sprint performance. Specifically, to verify the effects of including ballistic exercises in warm-up procedures and to analyze the impact of changing biomechanical running patterns during warm-up, conducting a performance, biomechanical, physiological and psychophysiological evaluation of sprints. For this, the following steps were performed: (i) qualitative review on warm-up and performance, focusing on the emerging methods; (ii) to verify the acute effects of a warm-up including ballistic exercises inducing a post-activation potentiation, easy to apply on a real competition context, in repeated 100m running performance; (iii) to understand the acute physiological, psychophysiological and biomechanical responses of including ballistic exercises in repeated 30m running performance; (iv) to analyze the effect of manipulating running kinematics (stride length (SL) and stride frequency (SF)) during warm-up in repeated 30m running performance. The main conclusions of the study were: (i) considering the new trends that have emerged, it can be suggested positive effects on performance after short duration stretches followed by specific muscle activation exercises, and after dynamic stretching, both depending on the duration and intensity; short-duration maximal efforts and specific to the following activity, followed by few minutes of recovery, provide beneficial neuromuscular responses and improved performance in high-intensity and short-term efforts; passive heating during the transition phase between warm-up and main exercise lead to optimization of subsequent performance; (ii) there were benefitial effects of warm-up in 30m and 100m sprinting; (iii) the 100m race is equally optimized after warm-up with or without post-activation potentiation, but with different running kinematics (iv) the positive effects of warm-up on 30m running was caused by faster initial 15m and increased SL in the last 15m of the trial; v) no additional effects on 30m were found after including ballistic exercises during warm-up; (vi) a warm-up focusing in higher SL or higher SF did not result in different 30m sprint performances and running kinematics, despite different running strategies occurred (faster initial meters after warm-ups stimulating SF and faster final meters after warm-up stimulating SL); (vii) the results highlighted the individual response to each warm-up procedure. The main findings of this work emphasize the importance of the warm-up design for short running distances and the need of individualization for optimized performances. Further studies are needed to deeply understand their effects on performance.