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- Drivers promoting renewable energy: a dynamic panel approachPublication . Marques, António Cardoso; Fuinhas, José AlbertoWe study the commitment to renewable energy sources, focusing on a set of 24 European countries, and applying panel dynamic estimators. Europe is a leading player in the fight against climate change, and the estimators we use reveal themselves to be appropriate in handling the persistency effect on renewables. The level of renewable energy use in the previous period has a positive and highly significant effect on the current level of use. Traditional energy sources restrain the impetus towards renewables. Social awareness of sustainability, climate change mitigation and CO2 reduction targets are not enough to motivate the switch from traditional to renewables energy sources. Income and prices of fossil-based fuels were not significant for the development of renewables in the period from 1990 to 2006, suggesting that it was not the market that encouraged renewables.
- Estudo dos projectos de Edgar Cardoso para as pontes sobre os rios Save, Zambeze e Limpopo, com metodologias actuaisPublication . Nazaré, Mirovaldo Luís José; Fonseca, JoãoA presente dissertação tem por objectivo estudar alguns projectos de Edgar Cardoso, nomeadamente das pontes sobre os rios Save, Limpopo e Zambeze em Tete, Moçambique. As pontes sobre os rios Save e Limpopo encontram-se localizadas na estrada nacional Nº1. A ponte sobre o rio Save faz a ligação entre as províncias de Inhambane e Sofala, permitindo assim a ligação entre o Centro e Sul do país e a ponte sobre o rio Limpopo entre as províncias de Maputo e Gaza. E a ponte sobre o rio Zambeze encontra-se localizada na província de Tete, fazendo a ligação entre as cidades de Tete e Moatize. Segundo Edgar Cardoso, «As obras de arte projectadas são pontes suspensas pré-esforçadas, de cabos funiculares, sem vigas de rigidez. Julgou-se serem de novo tipo estrutural, então, ainda não aplicado a pontes rodo ou ferroviárias, de fácil execução e de custo incomparavelmente inferior ao das soluções convencionais de análogos vãos, variante de soluções concebidas pelo signatário para a travessia do Tejo, em Lisboa.» Uma vez que estas obras foram projectadas e construídas nos anos 60, as acções e o índice de trafego a que elas estão sujeitas actualmente, vão surgindo algumas questões sobre a garantia de segurança destas. Neste trabalho é feito o estudo das pontes utilizando as metodologias actuais, com ajuda dos projectos originais do Edgar Cardoso com nova análise estrutural e programas de cálculo automático, aplicando as normas antigas e recentes de modo a verificar a sua estabilidade.
- O estereótipo da bruxa nos contos populares e nos contos infantisPublication . Gonçalves, Carla Alexandra Esteves; Vieira, Cristina Maria da CostaEfectuámos uma análise do perfil da personagem da bruxa em contos populares e contos infantis, com o intuito de relacionar o seu estereótipo num contexto narrativo diferente. Para tal, efectuámos um estudo exaustivo, comparando a bruxa nos níveis linguístico, retórico, narrativo, axiológico e semiótico-contextual. Para investigar esta personagem seleccionaram-se contos da literatura de tradição oral e contos infantis, na sua versão escrita, onde a bruxa se movimentava. Analisámos, numa primeira fase, o estereótipo da feiticeira nos contos populares «Hansel e Gretel» e «Rapunzel», dos irmãos Grimm. Posteriormente, estudámos a bruxa no universo dos contos infantis «A Sereiazinha», de Hans Christian Andersen, e A Vassoura Mágica, de Luísa Ducla Soares. Destacámos as alterações do estereótipo da bruxa no conto ao longo dos tempos, fruto da influência da época em que se movimentavam. Começou por ser uma mulher descriminada e perseguida, projectando-se este perfil na bruxa dos contos populares. Na actualidade, a imagem da mulher e o seu papel na sociedade são valorizados, contribuindo estes aspectos para a construção de uma personagem mais humanizada, menos feia e maldosa.
- A influência da gestão de riscos empresarial no desempenho das PME'sPublication . Vaz, Humberto Carlos de Andrade; Monteiro, João DionísioEste estudo, no âmbito do universo das PME's em Portugal, e no panorama de recessão actual, pretende ser uma pequena referência e reflexão para os gestores e empreendedores sobre as práticas mais comuns de gestão de risco e as mais eficazes. Através de inquérito submetido às PME's Líder 2010 e através da relação deste inquérito com as demonstrações de resultados pretende-se concluir se as práticas de Gestão de Risco Empresarial (ERM) e a sua aplicabilidade estão correlacionadas com melhorias de desempenho de performance através de dados em painel analisados entre 2007 e 2009. Constatamos que a implementação de um sistema de gestão de riscos têm um efeito positivo na performance das PME's e o facto de CRO não ser o administrador tem o mesmo efeito.
- A física das radiações no 3º ciclo do ensino básicoPublication . Inácio, Margarida Isabel de Matos; Soares, Sandra da Costa HenriquesA Física, é uma ciência que se preocupa em compreender os fenómenos naturais e baseia-se no método cientí co de investigação validando as teorias através da comprovação experimental. Estando em tudo o que nos rodeia, uma problemática actual, cujo estudo pode potenciar o gosto pelas Ciências, prende-se com os vários tipos de radiações, algumas perceptíveis pelos nossos sentidos e outras que nos passam completamente despercebidas. Diariamente estamos igualmente sujeitos a um tipo especí co de radiação, designada como ionizante, cuja origem é principalmente cósmica e terrestre. Este trabalho propõe-se ajudar os alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico a (re)conhecer o mundo que os rodeia, no que conserne à Física das Radiações, fornecendo mecanismos e ferramentas que lhes permitam, observar o seu quotidiano com outros olhos.
- Perfil psicomotor em crianças com e sem autismo: um estudo comparativoPublication . Coelho, Ana Paula Mendes Augusto; Simões, Maria de Fátima de JesusO presente artigo “Perfil Psicomotor em Crianças com e sem Autismo - Um estudo comparativo” pretende diferenciar os perfis psicomotores de duas crianças: uma com autismo e outra com um desenvolvimento normativo e verificar a importância do conceito de psicomotricidade na avaliação da progressão das suas aprendizagens. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho é o estudo de caso comparativo (Yin, 2001). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a BPM, (Fonseca, 2007) e questionário respondido pelos encarregados de educação das crianças envolvidas. Ao nível dos resultados, a criança com autismo apresentou um perfil psicomotor dispráxico (12,2 valores na BPM), o que corresponde a ligeiras dificuldades de aprendizagem e reflecte, em termos psiconeurológicos, dificuldades na integração e organização dos factores psicomotores, tendo repercussões negativas na sua capacidade de aprendizagem. A criança sem autismo revelou possuir um perfil psicomotor superior com 28 valores na BPM.
- Novas soluções sustentáveis para separadores de resíduosPublication . Bidarra, Carlos Miguel Tavares; Coelho, Denis AlvesFace aos desafios colocados à sociedade actual em relação à gestão de resíduos, esta dissertação pretendeu focar-se no tema da separação de resíduos, tendo como principal objectivo a identificação e análise de alguns dos problemas actuais, com vista a desenvolver novas soluções sustentáveis. Foram identificados, em primeiro lugar, quais os problemas que se pretendem solucionar, sendo estes divididos em três áreas de estudo distintas: a área da separação de resíduos em oficinas de automóveis, a separação dos resíduos em meio hospitalar ou unidades de saúde, e por fim a separação de resíduos em meio urbano. Contudo, pretende-se que se complementem entre eles uma vez que estão interligados no seu objectivo principal. A primeira área abordada – separação de resíduos em oficinas de automóveis – foi escolhida em razão dos problemas encontrados na aquisição de contentores para separação de resíduos em oficinas de automóveis. Foram nomeadamente encontradas dificuldades na escolha e adaptação dos objectos já existentes à função a desempenhar. Contudo, pretendia-se obter um estudo mais abrangente e com uma perspectiva mais alargada, pelo que após reflexão e pesquisa mais ampla dentro deste tema, optou-se pela inclusão de outras áreas, de modo a envolver não apenas a separação de resíduos de oficinas automóveis, mas também a separação de resíduos em unidades de saúde, e em meio urbano. Inicialmente, foram recolhidas informações acerca dos tipos de resíduos a separar para as três áreas, e dos tipos de soluções já existentes, através de pesquisa de campo, entrevistas e análise de produtos similares. Após análise da documentação aferida, foram propostas novas soluções para as três áreas referidas, com vista à optimização e melhor adaptação do objecto à sua função. Teve-se ainda em atenção preocupações ao nível da cor e do material utilizado, quer na concepção do objecto, quer no desempenho da função pretendida. Pretendeu-se ainda com este projecto, assumir um carácter educativo e de sensibilização para as questões ambientais, com vista a mudar, se possível, alguns hábitos e adquirir uma responsabilidade social sobre estas realidades bastante presentes no mundo real. Pressupõe-se que mesmo separadas, estas áreas se complementam com vista a optimização dos recursos. Traduzindo-se essa complementaridade no estabelecimento de uma solução final, durante o decurso deste trabalho.
- Concurrent resistance and aerobic training follow a detraining period in elementary school studentsPublication . Santos, Albano Paulo Jorge Fernandes Rodrigues dos; Marques, Mário António Cardoso; Marinho, Daniel AlmeidaStudents involved in physical education classes often perform strength and aerobic training concurrently in an effort to achieve specific adaptations to both forms of training. However, the scientific literature has produced inconclusive results. Additionally, interruptions in training process because holidays are normal situations in school context. This recess can produce a children’s performance loss. Nevertheless, the detraining period and its consequences are not well reported in sports literature, and namely during puberty. This is important since the period of strength training cessation can produce a positive delay transformation rebound in sports specific performance, which is determinant on school performance evaluation of the student. Therefore, the general objectives of this thesis were to analyze the effects of strength training alone and concurrent strength and aerobic training on strength and aerobic performances on a large sample of healthy school subjects; and to assess the effects of a detraining period on strength, power and aerobic performances. To test our hypothesis we set 5 studies: 1 study review and 4 experimental studies. One hundred and nine healthy children (42 boys, 67 girls) recruited from a Portuguese public high school were randomly assigned into two experimental groups (8 weeks training program) and one control group as follows: one group performing strength training only (GR); another group performing combined strength and aerobic training (GCOM); and the third was the control group (GC, no training program). All sample subjects attended physical education classes twice a week. Strength and aerobic parameters were assessed prior and after a training program period and post a detraining period as well. From pre- to post-training period GCOM’s subjects did not take advantage over GR’s subjects in jumps, running speed and balls throwing tests. VO2max increased significantly in GCOM and remained unchanged in both GC (except for girls) and GR groups. Concurrent training is an effective, well-rounded exercise program that can be set up as a means to improve initial or general strength in healthy school non-adult population; training program effects persists even at the end of detraining period. Future researches should examine the interference effects arising from the order of strength and aerobic training exercises program on strength enhancement.
- Reflexões em torno do nome-substantivo e do estágio pedagógico: os casos português e espanholPublication . Esteves, Nicole Quintela; Luís, Carla Sofia Gomes XavierA primeira parte da presente dissertação assenta numa análise comparativa entre o estudo do nome/substantivio na língua portuguesa e na língua castelhana. Em concreto, realizámos uma viagem por diferenciadas obras de certos especialistas, a fim de abordarmos a definição, a função e a forma do substantivo no âmbito dos dois idiomas. Posteriormente, apontaram-se as semelhanças e diferenças mais relevantes no âmbito do ensino-aprendizagem da mencionada classe de palavras. De seguida, elaborámos uma reflexão sobre as considerações teóricas, bem como sobre os exercícios propostos pelos manuais Plural e Espanhol 1 e, nessa sequência, sugerimos algumas actividades alternativas. A segunda parte deste trabalho é composta pela caracterização da Escola Secundária Campos Melo, onde leccionámos algumas aulas referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e de Espanhol.
- Canções de amor, desejo e perda: os blues em três romances de Toni MorrisonPublication . Mancelos, João deA música afro-americana constitui uma presença recorrente nos romances de Toni Morrison: os blues e o jazz em The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003); a música folk em Song of Solomon (1977); as canções de trabalho em Beloved (1987); a música clássica em Tar Baby (1981); e cantos tribais em A Mercy (2008). Neste artigo, focarei os blues, um estilo menos estudado no contexto da produção literária morrisoniana, e que suscita novas leituras nos romances The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003). O meu objetivo é responder a várias perguntas essenciais: quais as funções e significados dos blues no conteúdo das narrativas morrisoniana? Como influencia este género o estilo e as estruturas dos romances da autora? A que experiências individuais ou históricas negras se associa? Para abordar estes assuntos, recorrerei à literatura, música e história, compondo, nota a nota, as minhas respostas.