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A presente dissertação tem por objectivo estudar alguns projectos de Edgar Cardoso,
nomeadamente das pontes sobre os rios Save, Limpopo e Zambeze em Tete, Moçambique.
As pontes sobre os rios Save e Limpopo encontram-se localizadas na estrada nacional Nº1. A ponte sobre o rio Save faz a ligação entre as províncias de Inhambane e Sofala, permitindo assim a ligação entre o Centro e Sul do país e a ponte sobre o rio Limpopo entre as províncias de Maputo e Gaza.
E a ponte sobre o rio Zambeze encontra-se localizada na província de Tete, fazendo a ligação entre as cidades de Tete e Moatize.
Segundo Edgar Cardoso, «As obras de arte projectadas são pontes suspensas pré-esforçadas, de cabos funiculares, sem vigas de rigidez. Julgou-se serem de novo tipo estrutural, então, ainda não aplicado a pontes rodo ou ferroviárias, de fácil execução e de custo incomparavelmente inferior ao das soluções convencionais de análogos vãos, variante de soluções concebidas pelo signatário para a travessia do Tejo, em Lisboa.»
Uma vez que estas obras foram projectadas e construídas nos anos 60, as acções e o índice de trafego a que elas estão sujeitas actualmente, vão surgindo algumas questões sobre a garantia de segurança destas.
Neste trabalho é feito o estudo das pontes utilizando as metodologias actuais, com ajuda dos projectos originais do Edgar Cardoso com nova análise estrutural e programas de cálculo automático, aplicando as normas antigas e recentes de modo a verificar a sua estabilidade.
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Keywords
Cardoso, Edgar António Mesquita - Obra - 1913-2000 Pontes suspensas - Estrutura Moçambique - Pontes - Estabilidade - Avaliação - Séc. 20