Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
457.13 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A música afro-americana constitui uma presença recorrente nos romances de Toni Morrison: os blues e o jazz em The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003); a música folk em Song of Solomon (1977); as canções de trabalho em Beloved (1987); a música clássica em Tar Baby (1981); e cantos tribais em A Mercy (2008). Neste artigo, focarei os blues, um estilo menos estudado no contexto da produção literária morrisoniana, e que suscita novas leituras nos romances The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003). O meu objetivo é responder a várias perguntas essenciais: quais as funções e significados dos blues no conteúdo das narrativas morrisoniana? Como influencia este género o estilo e as estruturas dos romances da autora? A que experiências individuais ou históricas negras se associa? Para abordar estes assuntos, recorrerei à literatura, música e história, compondo, nota a nota, as minhas respostas.
Description
Keywords
Música Blues Toni Morrison Identidade
Citation
Mancelos, João de. “Canções de amor, desejo e perda: Os blues em três romances de Toni Morrison”. Máthesis (Universidade Católica Portuguesa, Viseu) 20 (2011): 77-97. ISSN: 0872-0215.
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Viseu