FAL - DCA | Documentos por Auto-Depósito
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Recent Submissions
- Apreciação feminina sobre a experiência de marca no mercado de underwear: Intimissimi e TezenisPublication . Beserra, Mariana Teixeira; Rousseau, José António PereiraUma marca bem construída pode ser o maior patrimônio da empresa. É nesse sentido que esta dissertação trabalha, ao analisar as percepções de experiência de marca das consumidoras no mercado de underwear, com a Tezenis e Intimissimi em foco. Para o efeito, primeiro realizou-se um estudo exploratório qualitativo, usando os métodos de análise interpretativa de conteúdo, como o prisma de Kapferer e para identidade visual de marca o sistema desenvolvido pelo Professor Fernando Oliveira; segundo, a análise quantitativa com um grupo amostral de 30 respostas; terceiro, que foi criado uma tabela para representar os parâmetros formados para estabelecer positiva ou negativamente, se as marcas criam as experiências de marca apresentadas na revisão de literatura. Na discussão dos resultados, concluiu-se, que dentro do que foi pré-estabelecido na tabela, as marcas correspondem positivamente, em contraponto sobre a criação de valor ocorreu determinadas ponderações.
- Automatización de textos periodísticos en la televisión brasileña: Estudio de caso del sistema AIDA (Globo-Brasil)Publication . Essenfelder, Renato; Canavilhas, João; Maia, Haline; Pinto, RicardoLos avances tecnológicos han creado un ecosistema mediático en el que el periodismo tradicional ve su existencia fuertemente amenazada por el surgimiento de nuevos actores. Las redes sociales han creado un entorno competitivo que, ya sea por su dispersión o por su capilaridad, relegaron los mainstream media a un rol secundario en el ecosistema mediático. Irónicamente, las tecnologías que amenazan el periodismo tradicional son asimismo aquellas que pueden salvarlo, siempre que se utilicen correctamente. El periodismo, debilitado por los efectos de la crisis económica y con redacciones cada vez más reducidas, tiene en la inteligencia artificial una oportunidad de recuperar cierta centralidad en el ecosistema de los medios. En este trabajo se estudia AIDA, un proyecto de la televisión brasileña Globo. Este proyecto buscó en la automatización una respuesta para evitar errores y ambigüedades en las noticias. El estudio del caso AIDA, complementado con entrevistas, presenta los desafíos para lograr la automatización en la lectura y presentación de datos de sondeos electorales.
- O Mundo de Robert NozickPublication . Cabrita, Maria JoãoSe quiséssemos definir o mundo de Robert Nozick em poucas palavras, poderíamos rotulá-lo de “melhor dos mundos possíveis” ou “estrutura das utopias”, tomando de empréstimo o conceito desenvolvido pelo filósofo na IIIª parte de Anarchy, State, and Utopie (1974) - obra de filosofia política que o catapultou ao palco dos filósofos mais ilustres do séc. XX.
- Professional associations or activists? The case of CONFERP in defending an ethical identity for public relations in BrazilPublication . Gonçalves, Gisela; Toniolo, Bianca; Pinho, NathaliaEthics have taken a central position in professional and academic circles in the debate about public relations, what public relations does and how it should be practised today. Despite the fertile theoretical ground, in this article we have decided to discuss the theme from the perspective of professional associations and councils, which from the start focused on thinking about the ethical dilemmas that run through professional praxis. The first part of this article discusses major international codes of ethics for public relations adopted by the main international public relations associa- tions in order to map the main institutionalized values. Codes are a moral reflection focused on a profession’s rights and duties and establish the basic moral rules demanded in that profession. They are, for that very reason, the first step towards self-regulation of professional conduct, a fundamental step in the professionalizing and legitimation process of any professional activity. The second part narrows the analysis to the situation in Brazil. Public relations practice in Brazil offers a rich field of study to understand the pro- fession’s ethical questions. Starting with a brief analysis of the development of regulation for the profession in Brazil, we shall focus our attention on the Conferp System and its defence of ethical PR practice. The ultimate aim is to understand what major values underlie public relations practice in Brazil and how they contribute to solidifying it as a profession.
- A ética profissional das Relações Públicas: uma análise comparativa dos códigos de conduta a partir do caso portuguêsPublication . Gonçalves, GiselaOs códigos deontológicos são uma reflexão moral centrada nos deveres e direitos de uma profissão, que estabelecem as normas morais mínimas exigíveis à sua atividade. Neste artigo, debate-se a ética das Relações Públicas à luz dos códigos de conduta cunhados pelas associações profissionais de Relações Públicas. Na primeira parte do texto, analisam-se os principais códigos éticos internacionais de Relações Públicas, com o intuito de mapear os principais valores defendidos. Na segunda parte do texto, estreita-se a análise até ao caso português. Os códigos deontológicos das duas principais associações profissionais de comunicação — a APCE e a APECOM — serão alvo de análise de conteúdo comparativa, entre si e em relação aos valores previamente identificados nos códigos internacionais. Honestidade/verdade, lealdade, integridade, transparência, defesa da livre circulação de informação e enobrecimento da profissão são os valores e princípios-guia identificados nos códigos de Relações Públicas que, tanto a nível nacional como internacional, contribuem para a sua afirmação profissional.
- Migração - O Repto à CidadaniaPublication . Cabrita, Maria JoãoA migração transfronteiriça de pessoas coloca uma série de desafios aos países de acolhimento de estrangeiros. Cingimo-nos, aqui, a analisar o repto colocado pela entrada e permanência de estrangeiros no Espaço Schengen às cidadanias nacional e transnacional, tomando por moldura teórica o cosmopolitismo habermasiano da filósofa Seyla Benhabib.
- Peixes e Deuses: A condição humana em "Lifeboat", de HitchcockPublication . Santos, Ana Leonor MoraisCom a Segunda Guerra Mundial a decorrer, Alfred Hitchcock realiza um filme com uma notória mensagem política, de leitura aparentemente simples e imediata, ainda que não incontroversa. Diríamos que a densidade de Lifeboat não está aí. Juntando num salva-vidas oito náufragos, vítimas de um ataque de um submarino alemão, e um nono náufrago, capitão deste mesmo submarino, também afundado, o filme mostra-nos o confronto das personagens com questões éticas e de sobrevivência, e interpela os espectadores numa dimensão existencial. Partindo da exposição da vertente política, nomeadamente da forma como a Alemanha nazi e as Forças Aliadas surgem representadas, buscamos sobretudo os sentidos éticos descortináveis em personalidades tão diferentes quanto a de uma repórter interessada em fotografar a tragédia, um marinheiro “praticamente comunista” e um empresário “mais ou menos fascista”, e o sentido antropológico presente como elemento comum, porque afinal todos partilham a condição humana, que parece à deriva, que oscila entre a suspeita e a solidariedade, a esperança e a resignação, a fé e o cepticismo quanto à possibilidade de salvar o ser humano de si mesmo.
- Não basta abrir a janela: o trágico em "A janela de minha mãe"Publication . Santos, Ana Leonor MoraisObjecto secular de reiteradas e constantes apropriações artísticas, a janela surge em "A janela da minha mãe", de Tiago Soares, representada na sua vasta simbologia e segundo distintas possibilidades metafóricas. Convocando-a para o título, dá-se-lhe, desde logo, um protagonismo consentâneo com o valor que detém no enredo, ao mesmo tempo que se incita o espectador a adentrar no filme por essa via. Por sua vez, ao acrescentar o complemento circunstancial de posse “da minha mãe”, Tiago Soares introduz um elemento disruptivo face à narrativa, cuja natureza enigmática não chega a desvanecer.
- Uma nova ética para um novo jornalismo? Revisitando o imperativo da responsabilidadePublication . Santos, Ana Leonor MoraisSe, por um lado, a realidade de uma nova forma de fazer jornalismo parece evidente e inquestionável, por outro lado, a necessidade de uma nova ética como correlato dessa nova realidade não se afigura com o mesmo grau de evidência e indiscutibilidade. Sendo verdade que há novas variáveis, como a predominância dos grandes grupos de comunicação social, e novas categorias, como a de webjornalismo, cujas implicações éticas importa avaliar, na realidade, os profissionais parecem considerar que as normas deontológicas existentes enquadram cabalmente as práticas jornalísticas. De facto, estas refletem princípios éticos fundamentais, transversais e intemporais, que poderiam ser coligidos sob o princípio da responsabilidade e que se direcionam para um imperativo da mesma ordem.
- A Natureza da Acção. Elementos para uma neurofilosofia do agirPublication . Santos, Ana Leonor MoraisTentar compreender o ser humano é uma tarefa comum à filosofia e à ciência, ainda que ao intento comum raramente corresponda uma comunhão de respostas. Contrariando um paralelismo sem intersecções, esta obra procura afirmar a pertinência de uma abordagem dialógica que possibilite uma teoria completa da acção. Num enquadramento assumidamente naturalista, pretende-se que a natureza em nós não nos desprestigia ou diminui na nossa complexidade existencial. Ao contrário, ilumina alguma dessa complexidade ao mesmo tempo que instiga ao questionamento. Por isso, acompanhando o interesse da neurobiologia sobre questões tradicionalmente filosóficas, é feita uma incursão pela dimensão natural da acção num tríptico considerado essencial no que ao agir diz respeito: o querer, o sentir e o ser. Nessa incursão desvela-se um desenvolvimento simbiótico de estrutras neuronais e culturais, descobrem-se convergências científico-filosóficas aprioristicamente difíceis de supor, e criam-se as bases do que poderá ser uma neurofilosofia da acção.