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A ética profissional das Relações Públicas: uma análise comparativa dos códigos de conduta a partir do caso português

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Os códigos deontológicos são uma reflexão moral centrada nos deveres e direitos de uma profissão, que estabelecem as normas morais mínimas exigíveis à sua atividade. Neste artigo, debate-se a ética das Relações Públicas à luz dos códigos de conduta cunhados pelas associações profissionais de Relações Públicas. Na primeira parte do texto, analisam-se os principais códigos éticos internacionais de Relações Públicas, com o intuito de mapear os principais valores defendidos. Na segunda parte do texto, estreita-se a análise até ao caso português. Os códigos deontológicos das duas principais associações profissionais de comunicação — a APCE e a APECOM — serão alvo de análise de conteúdo comparativa, entre si e em relação aos valores previamente identificados nos códigos internacionais. Honestidade/verdade, lealdade, integridade, transparência, defesa da livre circulação de informação e enobrecimento da profissão são os valores e princípios-guia identificados nos códigos de Relações Públicas que, tanto a nível nacional como internacional, contribuem para a sua afirmação profissional.

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Keywords

Ética da comunicação Comunicação estratégica Relações públicas

Citation

Gonçalves, G. (2019). A ética profissional das Relações Públicas: uma análise comparativa dos códigos de conduta a partir do caso português. In S. Sebastião & P. Martins (org.), Ética em comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas (pp. 47-62), Lisboa: Edições ISCSP

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Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

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