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[Unidade de I&D extinta a 31 de dezembro de 2019]

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Recent Submissions

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  • Como nos movemos nos dois lados da fronteira – Reflexão sobre variação lexical entre o português e o galego
    Publication . Vázquez Diéguez, Ignacio; Carrilho, Ana Rita
    A reflexão sobre o conceito de movimento remonta à filosofia grega pré-socrática, associada a outros conceitos como os de tempo, de mudança e metamorfose. É histórica a contenda entre Parménides (imobilidade) e Heráclito de Éfeso, para quem na natureza, na vida e na sociedade tudo é dinâmico. Mais tarde, Aristóteles sintetizou estas duas posições e o conceito de movimento, frequentemente associado a mudança e devir, torna-se num dos principais desafios colocados ao pensamento aristotélico. O filósofo traça uma teoria do movimento, dividindo-o em deslocamento no espaço (traslação), substância (geração), mudança quantitativa (aumento e diminuição) e mudança qualitativa (alteração). Neste sentido, estão lançadas as bases para a máxima tomista: Tudo o que se move é movido por alguma coisa. Do ponto de vista lexical, uma recolha (e respetiva análise) dos verbos que carregam o sema de movimento permitirá traçar um percurso da forma como o sujeito se relaciona desde sempre com tudo o que o rodeia, sendo ainda mais pertinente verificar a existência de pontos de contacto e de afastamento entre línguas como o galego e o português que partilham não só uma fronteira, como também uma história.
  • ‘Estar’ em Diáspora: um modo de ‘ser’ português
    Publication . Rosa, José Maria Silva
    A língua é o reservatório mais fundo e confiável das experiências e da fisionomia espiritual de um povo. Nela tudo fica depositado: glórias e escórias, vitórias e derrotas, 'gesta' e cicatrizes, virtudes e vícios, humor e preconceitos, sonhos e pesadelos – tudo lá está inscrito! Mas não é só o 'espaço da experiência' passada que nela se abriga, às vezes de modo quase intraduzível, e aí fica sedimentado como que em camadas; na língua, especialmente nos tempos e modos das flexões verbais, também se projeta o 'horizonte de expectativas' e de possibilidades que a habitam, e nela despontam sentidos prováveis e optativos para a criação 'do que há-de vir', do 'adventus'.
  • The research project "New media and politics: citizen’s participation on the websites of Portuguese political parties" - Main results
    Publication . Serra, Joaquim Paulo; Gonçalves, Gisela
    The “New media and politics: citizen participation in the websites of Portuguese political parties” is a project funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology. It was carried out by a re-search group of the Online Communication Lab (LabCom) research centre at the University of Beira Interior (Portugal) between March 01, 2012 and February 28, 2015. The main objective of this chapter is to highlight the core components of the aforementioned project.
  • The relevance of public speech in the presidency of Donald Trump – the US elections in analysis
    Publication . Costa, Bruno; Khudoliy, Anatoliy
    The importance of the US presidential elections results from the analysis of several factors, both at the systemic level and their impact on the international political order. In the middle term of the Donald Trump’s presidency, it is important to analyze the discourse model used and its impact on election results. In fact, many studies have focused on the characteristics of the voters that led to Trump’s victory, leading a short discussion about the importance and the role of public speech in the electoral battle of 2016. The campaign discourse and the way Donald Trump keep the communication strategy during the mandate is a key element to understand the US political system and could represent a new model to analyze the different concepts of leadership at a global level. A close insight into it can illustrate many facets and facts about discourse as an instrument in electoral campaign and how it is perceived by voters. The study investigates D. Trump’s speeches during the 2016 presidential elections in order to identify his sentiments, discourse themes and strategies. We used the technique of content analysis and eventanalysis, along with the descriptive approach, with the aim of outlining the impact of Donald Trump’s public speeches during this period. The study revealed that Trump’s speeches were topic oriented. The study allowed us to deepen the knowledge about the role of political public speeches and the new strategy adopted by Donald Trump to keep a significant average of supporters.
  • Quando “muito” não basta: um exemplo de adequação pragmática de léxico no ensino-aprendizagem de Português LE/L2
    Publication . Carrilho, Ana Rita
    São vários os exemplos de palavras que ultrapassam o seu significado dicionarizado, moldadas pelos falantes nativos que, não só as ajustam ao contexto, como também as revestem de novas conotações implícitas na situação de comunicação, na prosódia, num olhar mais ou menos grave e na restante linguagem corporal. Para um aprendente de língua, o descodificar destas conotações constitui, muitas vezes, um desafio, o qual se estende aos professores de língua e aos criadores de materiais que procuram contribuir para o desenvolvimento sólido da competência comunicativa do aprendente. Numa era em que impera a abordagem comunicativa, aliada à adoção de materiais autênticos, os quais se encontram na sala de aula, tanto como parte de manuais, como em materiais disponibilizados pelos professores, na sua forma original ou adaptada, propomo-nos refletir a partir do lexema “bastante” sobre a importância do processo ensino/aprendizagem no desenvolvimento da competência pragmática e sociocultural do aprendente.
  • Processo comunicacional em instituições de saúde: reflexões sobre as relações de poder
    Publication . Barths, Camila; Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, Gisela
    Pretende-se com este paper refletir sobre os aspectos que permeiam as áreas da comunicação organizacional e saúde, e busca-se compreender as relações de poder nas instituições saúde, a partir do conceito de Poder Simbólico (Bourdieu). Parte-se de discussões já em andamento a respeito da comunicação organizacional em hospitais universitários públicos e assim problematiza-se o papel da comunicação para a concretização de políticas públicas nestes espaços. Refere-se além de Bourdieu (2012), os autores Araújo e Cardoso (2007), França (2009), Vizer (2011), Müller (2010), Guareschi (2013) e Ihlen (2016) para embasar e estruturar o artigo, e a pesquisa bibliográfica como metodologia para a reflexão (Fachin, 2003). Como considerações, infere-se que este é um campo complexo para os relacionamentos, onde os embates simbólicos estão presentes nos discursos, linguagens e ações. A comunicação atua como mediadora e potencializa as relações de poder neste contexto que apresenta desafios para a efetiva concretização de políticas nas organizações públicas.
  • Vinte anos de investigação em Portugal: análise bibliométrica às atas do GT comunicação organizacional e institucional da SOPCOM
    Publication . Theodoro, Victor Silva; Barths, Camila; Gonçalves, Gisela
    Este artigo tem como principal objetivo analisar as actas do Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) durante os dez congressos realizados em Portugal. Para isto, realizou-se uma análise bibliométrica com o intuito de identificar a quantidade de artigos publicados em comparação com os demais Grupos de Trabalho, os gêneros, países/universidades dos pes-quisadores e também o perfil destas investigações (práticos/teóricos). Após a recolha e interpretação dos dados, conclui-se que há uma maior representatividade do gênero feminino e que o número de artigos publicados pelo GT estudado foi aumentando progressi-vamente ao longo do tempo.
  • Promoção da criatividade como competência transversal no ensino superior
    Publication . Barros, Lilian Débora de Oliveira; Oliveira, Ema
    Uma das principais funções das instituições de ensino superior é a criação de oportunidades de formação adequadas às exigências profissionais na sociedade atual, onde os perfis se têm vindo a tornar mais ecléticos e instáveis ao longo do tempo. Por outro lado, im porta assegurar uma formação humanista e não circunscrita à promoção de aprendizagens de caráter utilitarista e pragmático no domínio científico de cada curso. Assim, a promoção de competências transversais junto dos estudantes constitui, também, uma im portante função, onde se destacam, entre outras, a criatividade e o pensamento crítico. Neste trabalho é apresentado um projeto de investigação enquadrado numa tese de douto ramento, o qual tem como principais objetivos: (1) analisar como a criatividade é contemplada em documentos formais de diferentes cursos do ensino superior português; (2) conhecer as perceções de estudantes e docentes sobre a criatividade e sua promoção nesse contexto, e; (3) identificar práticas utilizadas para o estímulo à criatividade no ensino su perior. Mais concretamente, apresenta-se um estudo exploratório inicial, centrado no primei ro objetivo enunciado. Para o efeito, foi realizado um levantamento e análise documen tal de uma amostra de cursos de licenciatura, com materiais disponíveis online, das 32 universidades públicas portuguesas. A análise incidiu sobre os objetivos e resultados de aprendizagem contemplados nos planos de estudo e respetivas Unidades Curriculares (UCs). Os resultados preliminares deste trabalho apontam para a promoção da criatividade em cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, seguido dos cursos de Ciências Exatas e Engenharia. Até o momento não identificamos evidencias sobre a promoção da criatividade nos cursos da área das Ciências da Vida e da Saúde e das Ciências Naturais e do Ambiente.
  • Establishing “excellence” in the Portuguese football referee
    Publication . Mendes, Sérgio; Travassos, Bruno; Oliveira, Ema
    Within the development of sporting careers, there are several studies that show the importance of inner and contextual factors. According to several patterns, this development is associated with a long, ongoing and deliberate process. But in what concerns football referee, research on the topic is scarce. The aim of our study was to identify recognised factors to sustain excellence in football referee, exploit training conditions and the Portuguese football referee’s professional career development. Five semi-structured interviews were carried out with football referees and former referees who reached the category of international in football or futsal, adopting a transversal retrospective design. Results show that: a referee of excellence needs to gather a set of personal cognitive, physical and socioemotional skills; the significant interventions of the Portuguese Football Federation in what concerns training and positioning of the referees’ career, with the introduction of a National Training Plan and the amendments on the Football referee Regulation has had an impact on the geographical distribution of the referees from national frameworks and has contributed to the meteoric rising of some members; it isn’t ensured a training process in equal conditions to all the country’s referees in lower classes.
  • The use of facebook in the teaching / learning process and its influence on engagement and academic performance
    Publication . Pereira, Vladi; Oliveira, Ema
    One of the realities currently facing world-wide is the increasing use that students make of digital social networks in mobile devices, especially the social network Facebook. The potentialities that social networks present, such as sharing information involving topics addressed in the classroom, group study, the dissemination of the most diverse informative contents, the sharing of resources and social networks can allow the development of capacities and more dynamic and interactive teaching / learning strategies. Thus, it is thought that it is possible to better explore this space to promote student engagement and consequently improve academic performance. In recent years, several authors have presented approaches related to the use of the social network Facebook in school context, however, the results of the studies are still controversial. In the present work will be presented the state of the art on the use of Facebook in school in supporting the process of teaching/learning. The main idea is to present the most important thing to date on the subject, to analyze the methodological procedures used by other researchers and to identify the possible contradictory results. This will be divided in four sections: In the first section there will be an introduction on the subject under study. In the second one there will be a discretion of the methodology used for the selection of the works used. The third section deals with the main ideas of the authors consulted as well as the problems left open in the articles analyzed. In the fourth section will be presented the conclusions and bibliographical references.