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Abstract(s)
Uma das principais funções das instituições de ensino superior é a criação de oportunidades de formação adequadas às exigências profissionais na sociedade atual, onde os perfis se têm vindo a tornar mais ecléticos e instáveis ao longo do tempo. Por outro lado, im porta assegurar uma formação humanista e não circunscrita à promoção de aprendizagens de caráter utilitarista e pragmático no domínio científico de cada curso. Assim, a promoção de competências transversais junto dos estudantes constitui, também, uma im portante função, onde se destacam, entre outras, a criatividade e o pensamento crítico. Neste trabalho é apresentado um projeto de investigação enquadrado numa tese de douto ramento, o qual tem como principais objetivos: (1) analisar como a criatividade é contemplada em documentos formais de diferentes cursos do ensino superior português; (2) conhecer as perceções de estudantes e docentes sobre a criatividade e sua promoção nesse contexto, e; (3) identificar práticas utilizadas para o estímulo à criatividade no ensino su perior. Mais concretamente, apresenta-se um estudo exploratório inicial, centrado no primei ro objetivo enunciado. Para o efeito, foi realizado um levantamento e análise documen tal de uma amostra de cursos de licenciatura, com materiais disponíveis online, das 32 universidades públicas portuguesas. A análise incidiu sobre os objetivos e resultados de aprendizagem contemplados nos planos de estudo e respetivas Unidades Curriculares (UCs). Os resultados preliminares deste trabalho apontam para a promoção da criatividade em cursos da área das Ciências Sociais e Humanas, seguido dos cursos de Ciências Exatas e Engenharia. Até o momento não identificamos evidencias sobre a promoção da criatividade nos cursos da área das Ciências da Vida e da Saúde e das Ciências Naturais e do Ambiente.
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Keywords
Promoção da Criatividade Competências Ensino Superior
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Publisher
Edições Universitárias Lusófonas