Repository logo
 

FCSH - DPE | Documentos por Auto-Depósito

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 76
  • Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso
    Publication . Silva, Sofia Malheiro da
    No período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
  • Flexibilidade Curricular: Gestão Programática
    Publication . Silva, Sofia Malheiro da
    No período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
  • Barreiras à Aprendizagem
    Publication . Silva, Sofia Malheiro da
    No período compreendido entre fevereiro e novembro de 2023, a Universidade da Beira Interior (UBI) implementou uma série de atividades como parte de uma candidatura ao Programa Operacional do Capital Humano (POCH), beneficiando do cofinanciamento do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu. Estas ações foram desenvolvidas no contexto do AVISO n.º POCH-12-2022-01, integrando-se no Eixo Prioritário 2 – Reforço do Ensino Superior e da Formação Avançada - do POCH, especificamente na tipologia de operação I.2 - Skills 4 Pós-Covid – Competências para o Futuro no Ensino Superior. A tipologia I.2 teve como propósito apoiar iniciativas inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando capacitar docentes e estudantes, deste nível de ensino, para enfrentar os desafios resultantes da situação gerada pela pandemia Covid-19. Neste contexto, destaca-se o projeto específico da UBI, denominado UBI Learning HUB, originado pelo compromisso institucional de promover uma aprendizagem mais eficiente, potenciar o sucesso académico dos estudantes e mitigar situações de abandono escolar precoce. O UBI Learning HUB representa, portanto, uma iniciativa da UBI que visa contribuir para a construção de um ambiente educativo inclusivo e orientado para o sucesso. Essa abordagem reflete não apenas o compromisso da UBI com a inovação pedagógica, mas também a procura constante por soluções que fortaleçam a preparação e resiliência da comunidade académica diante das transformações desencadeadas pela pandemia e para além dela. Surgiu assim, a oportunidade para o desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, assentes no emergir de uma nova performance no saber-saber, saber-fazer e saber-ser/estar, associada à formação contínua do docente do ensino superior. Contemplámos, no âmbito deste projeto, uma atividade centrada na Capacitação dos Docentes das cinco faculdades que integram a Universidade. Foram realizadas 5 sessões, num total de 15 horas de formação, com uma metodologia de colaboração/partilha, assente numa filosofia crítico-reflexiva com troca de experiências e práticas, enraizada num modelo de formação cooperada entre pares, com mentoria por parte da formadora. Deste processo, bem como das necessidades de formação partilhadas em contexto de sessões, nasceu a necessidade de criar este referencial enquadrado numa perspetiva de Desenvolvimento Curricular. Assim, esta coleção estrutura-se em 3 E-Books cujas temáticas são: 1-Barreiras à Aprendizagem; 2-Flexibilidade curricular: Gestão programática; 3-Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e Promoção do Sucesso. Este trabalho pretende contribuir para a promoção do sucesso académico no contexto do Ensino Superior em Portugal no geral, e em particular, na UBI.
  • Revisitando a obra Democracia e Educação de John Dewey
    Publication . Branco, Maria Luísa
    Revisitar um clássico do pensamento educacional, como é a obra Democracia e Educação de John Dewey, consiste em ler de novo, com a distância que o tempo permite, para perceber até que ponto as ideias enunciadas no passado são, ainda hoje, capazes de interpelar e apontar caminhos à nossa ação educadora e, deste modo, celebrar o seu legado. Esta comemoração será feita percorrendo vários passos: o papel da educação como reconstrução social, o nexo entre democracia e educação e seu impacto na organização dos ambientes educativos, para finalmente convocar as potencialidades de resistência ao paradigma da educação neoliberal vigente.
  • Do you trust me? A systematic literature review on student-teacher trust and school identification
    Publication . Brito, Isabel; Oliveira, Ema; Ramos, Ludovina
    Trust between a student and a teacher and school identification are described in scientific research as focal points of learning, personal development and satisfaction, and a basis for a positive school culture that can impact the whole community. Yet, both constructs are still challenging scientists as to their components, incidence and links. Additionally, empirical studies have mainly explored the relationships between either student-teacher trust or school identification with proximal constructs, and their impact in other aspects of school life, and few address the two constructs simultaneously. The accuracy of their definition and the grasping of their mutual connections seems an important step to take, to further research and enhance school environments. This study consists of a systematic literature review, which seeks to contribute for the understanding of the latest findings about trust between students and their teachers, and about school identification, in basic education, attempting to clarify their definitions and relations, distinguishing them from other proximal constructs, namely school belonging. The PRISMA Statement (Moher et al., 2009; Page et al., 2018) is adopted as methodological procedure for data collection and analysis. The research protocol includes articles presenting empirical studies, published in peer-reviewed academic journals, between January 2000 and March 2021, accessed in Web of Science and B-On. Results will be presented according to the PICOS approach. Key variables and findings related to both constructs will be discussed. Finally, strengths, limitations, important implications and suggestions for future research on the subject will be briefly addressed.
  • Adaptation and validation of the Person‐centered Care Assessment Tool (P‐CAT) to the Portuguese population
    Publication . Barbosa, Maria Miguel; Teixeira, L.; Edvardsson, David; Paúl, Constança; Yanguas, Javier; Afonso, Rosa Marina
    Background: The relevance of person-centred care as an optimising approach to the quality of care provided to older adults has sparked the development of important instruments that measure this approach at residential care facilities and requires vali-dation for the Portuguese population.Objectives: This study aims to adapt and validate the Person-centered Care Assessment Tool (P-CAT) to the Portuguese population.Methods: The P- CAT assesses the level of person-centred care provided by resi -dential care facilities, according to staff. The process of adapting the P- CAT to the Portuguese population includes its translation, backtranslation and a pilot study. To recruit participants for the validation study, we contacted the Portuguese residential care facilities with emails provided in the official registries, and the study was also divulged on social media.Results: The study had the participation of 573 staff members. The mean score of P- CAT was 50.76 (SD = 7.65). The exploratory factor analysis showed three dimen -sions: the extent of care personalisation, the amount of organisational support and the degree of environmental accessibility. The results show good internal consistency for the total scale (α= 0.809) and good temporal stability in the test– retest assessed by intraclass correlation coefficient (0.893).Conclusions: This version of the P-CAT for the Portuguese population has shown ad-equate psychometric properties and contributes to the study of care provided at resi-dential care facilities in Portugal through self- reporting from staff.Implications for practice: The availability of this instrument is useful for professional practice and research purposes and supports technical and scientific advancements that are necessary for the evolution of care frameworks.
  • Desterritorialização didática de erros relacionados com (x+y)^2
    Publication . Peel, Misleine; Beites, P. D.; Simões, F.
    Será que (x+y)2=x2+y2 representa um erro? A resposta, sim ou não, depende do universo matemático em que se esteja a trabalhar. Com efeito, é um erro se, por exemplo, x e y forem números complexos arbitrários e “+” denotar a adição usual de números complexos. [...]
  • The Portuguese referee performance model
    Publication . Mendes, Sérgio; Oliveira, Ema; Monteiro, Diogo; Travassos, Bruno
    The concern with the performance of football referees has opened lines of investigation in areas such as technical and physical performance. Theoretical and analytical gaps regarding the causes of their performances in a holistic perspective are scarce. The purpose of this study is to understand how various processes of personal, career development and contextual nature influences the classification of football referees. The literature review on excellence and the performance of the referees allowed to define a model that contemplates three distinct areas: 1) personal experience; 2) sports course; 3) surrounding context. The model to understand the causes of the performance of the Portuguese referees was obtained by comparing the classification of referees for national boards between the periods of 2009-10 and 2018-19 with the relative data to their age, experience as a federated player and referee, region density and proximity to peers of national board. The results show that the performance of the referees is influenced by a set of processes such as individual experience, sporting background and the context. This article opens a new perspective on the referees' training process. Its content may constitute an important insight for the implementation of referee training programs, namely at the base.
  • Healthy Longevity Among the LGBTQIA+ Population: From Neglect to Meeting Their Needs
    Publication . Pereira, Henrique; Banerjee, Debanjan
    The world is facing rapid population aging. This is associated with an increase in the number of older people from the lesbian, gay, bisexual, trans, queer, intersex, or asexual (LGBTQIA+) community. This population faces unique challenges, including ageism, sexual identity stigma, and self-stigma. The older LGBTQIA+ population are neglected by, and invisible to, healthcare interventions, research, and policy changes. In light of the paradigm shift in healthcare towards a rights-based approach, healthy aging has become an important construct. Healthy aging, according to the World Health Organization (WHO), is a “continuous process of optimizing opportunities to maintain and improve physical and mental health, autonomy, and quality of life throughout the life course”. This commentary highlights the unique vulnerabilities of the aging LGBTQIA+ population, advocates the inclusion of their voices at all levels of the healthcare system, and discusses the way forward to enable their ‘healthy aging’.
  • The Impact of Psychological Distress on the Occupational Well-Being of Sexual and Gender Minorities
    Publication . Pereira, Henrique; Silva, Patrícia; Beatriz, Colleen
    Background: Discrimination against sexual and gender minorities in occupational settings has been an important topic of research. However, little is known about this impact in Portuguesespeaking people. Methods: 305 Portuguese and Brazilian participants who identified as lesbian, gay, bisexual, transgender, queer, intersex, asexual, and other sexual and gender identities (LGBTQIA+) completed an online survey comprising sociodemographic questions, a set of scales to assess psychological distress, and a set of scales to assess occupational well-being. Results: Participants had higher levels of burnout, depressive symptoms, and anxiety and lower levels of work-related quality of life, engagement, and self-efficacy at work compared to the defined cut-off points for normative populations, with asexual and bisexual people appearing to be the most affected. Significant correlations were found for all variables, and psychological distress was a significant predictor of lower occupational well-being. Conclusions: These findings are useful for understanding the occupational health of LGBTQIA+ people and suggest efforts to improve the climate in the workplace for this population.