Loading...
82 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 82
- Em Quem Confiam os Portugueses? A Gestão da Comunicação Governamental na Pandemia Covid-19Publication . Gonçalves, Gisela; Piñeiro-Naval, Valeriano; Toniolo, BiancaNuma situação de emergência sanitária, o grau de cumprimento público das ordens governamentais das autoridades de saúde pode afetar grandemente o curso da pandemia. Partindo do pressuposto que o (in)cumprimento das recomendações das autoridades está diretamente ligado à confiança nas fontes de informação, neste artigo, discutimos o caso concreto da comunicação governamental de Portugal durante o início da segunda vaga da doença. No contexto de uma investigação internacional da rede European Public Relations Education and Research Association Com-Covid, foi aplicado um inquérito online a 460 cidadãos portugueses entre 7 de outubro e 11 de novembro de 2020. Para este trabalho analisamos uma secção do inquérito com questões relativas às fontes de informação que inspiram maior confiança junto da população portuguesa e à opinião dos portugueses sobre a gestão da comunicação do governo. Os inquéritos foram codificados e inseridos no software estatístico SPSS. O estudo concluiu que sobressai uma perceção positiva sobre a comunicação governamental entre os inquiridos, mas que os portugueses consideram os atores do campo da saúde fontes de informação mais confiáveis do que os media ou as autoridades governamentais. Em relação à questão de género, concluiu-se que as mulheres confiam mais no governo e que têm também melhor opinião sobre a comunicação das autoridades. No que concerne à idade, verificou-se serem os jovens quem mais confia nas autoridades e nos media, ao mesmo tempo que são os mais críticos do desempenho do governo na gestão comunicacional da crise. De maneira geral, os inquiridos demonstraram pouca confiança nas redes sociais digitais e nos influenciadores digitais como fonte de informação sobre a covid-19, sendo que quanto maior é o grau académico menor é a confiança dos inquiridos nos influencers e nas redes sociais digitais.
- Brand awareness: a proposal for the Intermunicipal Community of Beiras and Serra da EstrelaPublication . Noronha, Mateus; Gonçalves, GiselaNotoriety is one of the first criteria that strategies for an organization's institutional reputation need to meet in order to achieve a positive image with the public and, consequently, revert this capital to the fulfillment of its organizational objectives. The aim of this article is to present a proposal for a specific communication strategy to reverse the low level of notoriety of the Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), based on the results of a content analysis carried out based on online news from media based in the 15 municipalities that make up the territory in question. The results indicate that the activities of the “Cultural Heritage” axis of action are, among the others, the most likely to make the messages reach the largest number of stakeholders with the possibility of producing brand memory in these audiences in line with favorable associations – fundamental factor for notoriety to be associated with a positive institutional image.
- The normative imperative: Sociopolitical challenges of strategic and organizational communicationPublication . Oliveira, Evandro; Gonçalves, GiselaIn this proceedings book, we can find 29 extended abstracts selected for presentation and discussion at the interim ECREA Organizational and Strategic Communication thematic session conference that took place from 5th to 7th of July 2023 at the Autonomous University of Lisbon, in a joint organisation with LabCom – Research centre, from the University of Beira Interior. Some of the topics debated along the conference were: normative governance for organizational communication and strategic communication; impact of rhetoric, persuasion and brand narratives on society; public sector implications of normative dimensions; nonprofit and hypocrisy; impact of communication on consumers identity and well-being; B-corps as a new relationship management approach; accountability, integrated reporting and communication; greenwashing and other “image” washing; internal relationship management and well-being; corporate social advocacy and CEO activism.
- O desafio da comunicação estratégica nas instituições de ensino superior: estudo do papel da comunicação na promoção da sua missão socialPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaAs universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as actividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão. Universities represent places of culture and knowledge, of which is expected commitment with society development. These institutions have been trying to give answer to the demands and challenges constantly presented to them and intensified by their commitment with social responsibility. In another instance it has been perceived that strategic communication, as tool oriented for the fulfillment of goals and objectives, has conquered an important place in these institutions. It is precisely in the center of strategic communication and social responsibility has relevant processes to universities that this study aims to focus on. It is intended to debate the relevance of strategic communication in the execution and divulgation of the mission of these institutions, particularly with regard of their role as important social agents. Therefore, it is wished to understand and discuss the relation of interdependence between the notions of strategic communication and social responsibility, supposing that the first is decisive for the success of the second. The conclusions of this brief study suggest that communication activities are extremely relevant for the fulfillment and divulgation of the social responsibility of universities, which is a fundamental part of their mission.
- Ética e Comunicação Organizacional: uma análise crítica das perspectivas éticas na construção de relacionamentos internos nas organizaçõesPublication . Theodoro, Victor Silva; Gonçalves, GiselaEste estudo tem como objetivo principal apresentar as principais linhas norteadoras de um projeto de investigação centrado nas ações e estratégias das relações públicas nas empresas Embrapa/Brasil e Iniav/Portugal, à luz de diferentes doutrinas éticas. Descreve-se ainda criticamente o método e técnicas de pesquisa a utilizar - focus group, entrevista em profundidade, análise diacrônica e análise de conteúdo. Com este projeto de investigação procura-se entender como a ética das relações públicas perpassa a construção de ações de comunicação direcionadas para o público interno.
- A responsabilidade social nas universidades: ensino, investigação e extensãoPublication . Silva, Sónia; Ruão, Teresa; Gonçalves, GiselaCom este estudo pretende-se mostrar que o comportamento socialmente responsável nas universidades se materializa através das suas atividades de ensino, investigação e extensão. A metodologia incluiu entrevistas com especialistas em responsabilidade social de universidades públicas portuguesas. Os resultados mostraram que existe uma consciência da relevância destes três pilares no compromisso social universitário.
- Publicidade, Relações Públicas e algumas apropriações discursivasPublication . Lima, Sandra Ferreira de; Gonçalves, GiselaEste artigo apresenta como principal objetivo analisar as mudanças ocorridas nas estratégias discursivas publicitárias do Banco Itaú, ao longo das últimas quatro décadas, e a interdiscursividade da publicidade com as relações públicas na constituição de uma nova ordem do discurso da marca no Século XXI. Acredita-se que as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, provocadas pelas constantes mudanças econômicas e culturais, tanto na forma de consumir informação quanto de produzir conteúdo, possam ter enfraquecido o discurso publicitário, que precisou buscar nas relações públicas os conceitos necessários para reformular suas mensagens.
- Political CommunicationPublication . Gonçalves, GiselaThe term "strategic communication" traditionally has been understood as referring to external corporate communication, such as public relations, marketing communication, and advertising, with insufficient consideration beyond its role as a tool of persuasive influence. In recent years, however, the field of strategic communication has evolved to be more holistic in its approach and its role within sociocultural contexts. Articles, textbooks, and handbooks have attempted to define the scope, purpose, and nature of the concept, but as the first major comprehensive work of its kind, The International Encyclopedia of Strategic Communication captures the full scope of contemporary theory and practice in strategic communication.
- Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionaisPublication . Gonçalves, GiselaTendo como pano de fundo o estudo de caso da BP, o objectivo principal deste artigo consiste em perceber como as organizações modernas recorrem a estratégias discursivas de responsabilização para se legitimarem como actores sociais. Pretende-se reflectir como através de narrativas que oscilam entre a defesa e a culpa, as empresas defendem a sua imagem aos olhos da opinião pública. Esta reflexão parte do pressuposto de que o discurso organizacional - tal como as pessoas, o dinheiro, a matéria-prima, ou as máquinas – é um recurso das organizações que pode ser utilizado para resolver problemas. Além disso, subjaz ao nosso raciocínio a ideia de que o processo comunicacional promovido pelas relações públicas não deve ser interpretado apenas como spin control, mas antes como um processo de criação de significados partilhados entre a organização e os seus diferentes públicos.
- ONG e Comunicação dialógica: A AMI em estudo de casoPublication . Gonçalves, Gisela; Lisboa, JoanaO artigo divide-se em duas partes principais, a revisão bibliográfica e o estudo de caso. A revisão bibliográfica é apresentada em dois momentos. Em primeiro lugar, apresenta-se o paradigma relacional de relações públicas com o intuito de demonstrar a pertinência desta abordagem no estudo das relações organização-públicos. De seguida, o potencial da Internet na construção dessas mesmas relações é discutido a partir da teoria dialógica de Kent e Taylor (1984, 2002), com especial ênfase no modelo dos cinco princípios dialógicos. Com base na revisão teórica, desenvolveu-se um estudo de caso guiado pela seguinte questão de investigação: «Em que medida a AMI aplica os princípios dialógicos na sua página institucional e no Facebook?