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Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionais

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Tendo como pano de fundo o estudo de caso da BP, o objectivo principal deste artigo consiste em perceber como as organizações modernas recorrem a estratégias discursivas de responsabilização para se legitimarem como actores sociais. Pretende-se reflectir como através de narrativas que oscilam entre a defesa e a culpa, as empresas defendem a sua imagem aos olhos da opinião pública. Esta reflexão parte do pressuposto de que o discurso organizacional - tal como as pessoas, o dinheiro, a matéria-prima, ou as máquinas – é um recurso das organizações que pode ser utilizado para resolver problemas. Além disso, subjaz ao nosso raciocínio a ideia de que o processo comunicacional promovido pelas relações públicas não deve ser interpretado apenas como spin control, mas antes como um processo de criação de significados partilhados entre a organização e os seus diferentes públicos.

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Keywords

Comunicação de crise British Petroleum - BP Narrativas organizacionais Gestão de crise

Citation

Gonçalves, G. (2011). Narrativas de defesa e culpa nos discursos organizacionais, in A. J. Palacios & J. Paulo Serra (org.) Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing (pp. 85-100), Livros LabCom, Covilhã. ISBN: 978-989-654-067-8

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