Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
709.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As universidades representam espaços de cultura e conhecimento, dos quais se espera um comprometimento com o desenvolvimento da sociedade. Estas instituições têm tentado dar resposta às solicitações e desafios que lhes são constantemente colocados com o reforço do seu compromisso para com a responsabilidade social. Noutra instância tem-se percebido que a comunicação estratégica, como ferramenta orientada para o cumprimento de metas e objetivos, tem conquistado um lugar importante nas universidades. É precisamente no centro da comunicação estratégica e da responsabilidade social como processos relevantes para as universidades que este estudo pretende focar-se. Pretende-se debater a relevância da comunicação estratégica na execução e divulgação da missão destas instituições, particularmente no que diz respeito ao papel destas como importantes agentes sociais. Deseja-se, portanto, compreender e discutir a relação de interdependência entre as noções de comunicação estratégica e de responsabilidade social, supondo-se que a primeira é decisiva para o sucesso da segunda. As conclusões deste pequeno estudo sugerem que as actividades de comunicação são extremamente relevantes para o cumprimento e divulgação da responsabilidade social das universidades, que é uma parte fundamental da sua missão.
Universities represent places of culture and knowledge, of which is expected commitment with
society development. These institutions have been trying to give answer to the demands and
challenges constantly presented to them and intensified by their commitment with social
responsibility. In another instance it has been perceived that strategic communication, as tool
oriented for the fulfillment of goals and objectives, has conquered an important place in these
institutions. It is precisely in the center of strategic communication and social responsibility has
relevant processes to universities that this study aims to focus on. It is intended to debate the
relevance of strategic communication in the execution and divulgation of the mission of these
institutions, particularly with regard of their role as important social agents. Therefore, it is wished
to understand and discuss the relation of interdependence between the notions of strategic
communication and social responsibility, supposing that the first is decisive for the success of the
second. The conclusions of this brief study suggest that communication activities are extremely
relevant for the fulfillment and divulgation of the social responsibility of universities, which is a
fundamental part of their mission.
Description
Keywords
Comunicação organizacional Comunicação estratégica Responsabilidade social Universidades
Citation
Melo, S.; Ruão, T. & Gonçalves, G. (2016). O Desafio da Comunicação Estratégica nas Instituições de Ensino Superior: Estudo do papel da Comunicação na promoção da sua missão social. Revista Comunicando, vol. 5 (1), 218-242
Publisher
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação