FAL - DCA | Documentos por Auto-Depósito
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FAL - DCA | Documentos por Auto-Depósito by Title
Now showing 1 - 10 of 331
Results Per Page
Sort Options
- À Mesa da Vida. Comunidade e comensalidade em Michel HenryPublication . Rosa, José Maria SilvaUma das mais recentes propostas de leitura dos textos bíblicos, em especial dos evangelhos, a chamada teologia narrativa, apresenta a comunidade e a comensalidade como lugares privilegiados de revelação e de relação evangélicas. Foi à mesa, durante as refeições, que Jesus proferiu algumas das suas mais significativas palavras e teve gestos absolutamente reveladores da Vida superabundante em que vivia. Foi também à mesa que operou a inversão entre uma hospitalidade formal, exterior e protocolar, de um fariseu como Simão (Lc 7, 36-50), gestos sociais exangues da vida, e a hospitalidade vital e originária das lágrimas e dos perfumes de Maria Madalena, ajoelhada aos pés dessa mesma mesa. E foi ainda à mesa – será preciso recordá-lo? – no pathos da Última Ceia, que Jesus enlaçou num único e mesmo logos de vida quer a narrativa de uma comunidade escatológica quer as realidades vitais por excelência do pão e do vinho de todos os dias: «Tomai e comei todos…; tomai e bebei todos…; fazei isto em memória de mim». É para nós significativa a comum orientação (apesar de tudo o que as separa, pois não ignoramos as críticas de Michel Henry às pretensões da Teologia Filosófica) entre «Palavras de Cristo»; e «Encarnação. Para uma Filosofia da Carne», leu ele próprio ainda mais radicalmente os evangelhos, muito em particular o evangelho de São João. M. Henry vê aí, 'in actu exercito', por antecipação e em abundância, o cumprimento da inversão da Filosofia tradicional, na sua matriz fenomenológica grega e husserliana.
- À sombra de Nietzsche. Uma reflexão sobre as ‘Culturas em Movimento’Publication . Rosa, José Maria SilvaÀ primeira vista, parece difícil conjugar em simultâneo as noções de Cultura e de Movimento. Com efeito, o sentido clássico de Cultura, na demanda de um critério determinante daquilo que merece e deve ser cultivado (desde os agri da agricultura até às letras do espírito, passando por tudo o que, no entremeio, que implicava a puericultura), acaba por introduzir um critério absoluto, não-cultural, seja ele natural seja divino (dimensões que amiúde se equivalem como no estoicismo) a fim de fundar o juízo de valor subjacente à definição de tudo o que se considera ser Cultura.
- O “a-fazer” da verdade como desafio ético em AristótelesPublication . Amaral, AntónioNo campo humano do prático [τὸ πρακτόν], não se trata apenas de “aprender a fazer uma acção”, mas também de que aprendemos fazendo [ποιοῦντες μανθάνομεν], no suposto de que o fazer [τò ποιεῖν] constitui a mediação privilegiada pela qual e na qual o agir [τò πράττειν] atesta e manifesta por si mesmo uma narrativa prévia e refractária a qualquer discurso sobre isso. Desde a emergência individual da disposição ética até à manufactura comum da decisão política, Aristóteles revela em que medida o agir diz-me naquilo que faço e me faço…
- A-teísmo, anti-teísmo e hiper-teísmo: antecedentes gregos na trilogia “Apolo-Orfeu-Dioniso”Publication . Amaral, AntónioQuando falamos de «religião» no contexto da cultura grega, importa precaver-nos de indesejáveis contaminações interpretativas. Desde logo, aquilo que o homem grego pressente e assume experienciadamente como crença religiosa não coincide exactamente com aquela ideia de fides que, a partir do influxo cristão da cultura medieval, se sedimentou lexicalmente como fé. Apesar de tudo, ou talvez por isso mesmo, não há, na cultura grega, fenómenos que possamos apodar de anti-religiosos. Poderá haver, e há sem dúvida, formas de mimese, transferência e substituição de procedimentos religiosos por sucedâneos mais ou menos plausíveis e convincentes. Poderá também haver, e há, um espectro matizado de atitudes aparentemente desfiguradoras do religioso, desde o mais ostensivo e interesseiro pragmatismo até à mais oportunista superstição. Desta feita, credulidade e incredulidade, fascínio e temor, respeito escrupuloso pelos deuses e livre iniciativa não apenas para deles dispor, mas também para os satirizar e caricaturar, para os miniaturizar e aprisionar no arriscado jogo de espelhos dos interesses humanos, não anulam mas amplificam o horizonte grego da experiência religiosa.
- Acácia Maria Thiele: Territórios interditos no femininoPublication . Herberto, LuísAcácia Thiele é provavelmente uma dos artistas contemporâneas portuguesas, cujo trabalho é definitivamente mais provocativo, dada a natureza crua e explícita da exploração da própria nudez. Estruturado em referências que exploram linguagens visuais do erótico, o seu trabalho é no entanto eficaz nas questões de género que enuncia nos territórios interditos em que se move.
- Análisis bibliométrico de tesis doctorales sobre Relaciones Públicas en España y Portugal (2006/2016)Publication . Miquel Segarra, Susana; Gonçalves, GiselaLa investigación doctoral es fundamental para el desarrollo y consolidación de las distintas teorías que van incorporándose a las distintas áreas de conocimiento. Además, se le atribuye un valor añadido en la construcción del cuerpo teórico de una disciplina. Desde este punto de vista, las tesis son un indicador del estado evolutivo del desarrollo teórico y, a su vez, constituyen el origen de futuras publicaciones académicas y científicas. Al respecto, y en el ámbito de las relaciones públicas y la comunicación corporativa, la producción científica ha vivido un gran crecimiento en los últimos años. La defensa de tesis doctorales en el área y la ampliación de líneas de investigación también han proliferado. Sin embargo, todavía son muy escasos los estudios bibliométricos de tesis doctorales publicadas sobre las relaciones públicas y la comunicación, y no existe ninguno que aborde la producción conjunta y comparada entre España y Portugal, países muy cercanos desde un puesto de vista cultural. Por ello, el presente trabajo quiere abordar la investigación doctoral en el área de las relaciones públicas y la comunicación corporativa realizada en las universidades españolas y portuguesas entre 2006 y 2016 a partir del análisis de las tesis publicadas en sus universidades. Los resultados muestran cómo, si bien la producción ha aumentado considerablemente en los últimos años, sigue siendo escasas y acarrean la problemática de la falta de definición terminológica de la disciplina.
- Analysing public relations education through international standards: The Portuguese casePublication . Gonçalves, Gisela; Spínola, Susana de Carvalho; Padamo, CelmaBy using international reports on PR education as a benchmark we analyse the status of PR higher education in Portugal. Despite differences among the study programs, the findings reveal that the standard five courses recommendation by the Commission on Public Relations Education (CPRE) are a part of Portuguese undergraduate curriculum. This includes 12 of the 14 content field guidelines needed to achieve the ideal master's program. Data shows, however, the difficulty of positioning public relations in Portugal as an autonomous field within Communication Sciences.
- Antero e a filosofia como vertigemPublication . Amaral, AntónioNo seu adensamento catabático, descensional, a experiência anteriana da vertigem repercute simetricamente a intensi
- Apreciação feminina sobre a experiência de marca no mercado de underwear: Intimissimi e TezenisPublication . Beserra, Mariana Teixeira; Rousseau, José António PereiraUma marca bem construída pode ser o maior patrimônio da empresa. É nesse sentido que esta dissertação trabalha, ao analisar as percepções de experiência de marca das consumidoras no mercado de underwear, com a Tezenis e Intimissimi em foco. Para o efeito, primeiro realizou-se um estudo exploratório qualitativo, usando os métodos de análise interpretativa de conteúdo, como o prisma de Kapferer e para identidade visual de marca o sistema desenvolvido pelo Professor Fernando Oliveira; segundo, a análise quantitativa com um grupo amostral de 30 respostas; terceiro, que foi criado uma tabela para representar os parâmetros formados para estabelecer positiva ou negativamente, se as marcas criam as experiências de marca apresentadas na revisão de literatura. Na discussão dos resultados, concluiu-se, que dentro do que foi pré-estabelecido na tabela, as marcas correspondem positivamente, em contraponto sobre a criação de valor ocorreu determinadas ponderações.
- Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace StevensPublication . Mancelos, João deTanto na poesia de Eugénio de Andrade como na do escritor norte-americano Wallace Stevens (uma das principais influências do autor português), a arte da música desempenha um papel de grande relevo. Andrade e Stevens: a) Utilizam termos musicais em títulos de obras e poemas; b) Comparam o ofício do poeta e o do músico, ao nível do processo criativo e da função do artista; c) Usam um estilo ritmado e melodioso. Nesta comunicação exemplifico e comento, numa perspetiva comparativa, essa ressonância simultaneamente exoliterária (entre poesia e música), e intertextual (entre Eugénio e Stevens). O meu objetivo é mostrar como a linguagem musical é apropriada pela literária, com imaginação. Para tanto, recorro à obra dos dois autores, citando alguns dos seus principais poemas; refiro meditações de carácter ensaístico (com particular relevo para Rosto Precário e Os Afluentes do Silêncio, no caso de Andrade, e para The Necessary Angel, em Stevens); e convoco a opinião de críticos reputados.