Browsing by Author "Gomes, David Silva"
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- Formação em noções básicas de interpretação de ECGPublication . Gomes, David Silva; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Lito, Pedro Filipe Roque MartinsO ECG (eletrocardiograma) de 12 derivações possui ampla utilidade, sendo usado tanto para rastreio como diagnóstico de doenças cardíacas. Vários estudos demonstram que a capacidade de interpretação de ECG entre estudantes de medicina e jovens médicos é insuficiente, não estando ainda definido qual o melhor método de aprendizagem. Pretende-se com este estudo avaliar a margem de progressão dos conhecimentos dos estudantes, em interpretação de ECG, entre o início e o final da formação e avaliar a repercussão que os métodos de ensino (e-learning e tradicional) têm no seu desempenho e satisfação. A amostra (n=134) consistiu em alunos do 2º ano de medicina que escolheram voluntariamente o método de ensino, integrando-se assim em 4 grupos: A (e-learning), B (tradicional), C (ambos os métodos) e D (nenhum método). Foi realizado um pré-teste no início e um pós-teste no final da formação, ambos iguais e com 11 casos. Foi ainda aplicado um questionário demográfico e de satisfação. Para análise estatística o nível a foi 0.05. A classificação média do pré-teste foi 35.55%. A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste foi 57.35%, sendo esta estatisticamente significativa (p<0.001). Parece haver diferenças estatisticamente significativas quanto às classificações médias obtidas no Pós-Teste, sendo estas maiores nos grupos A, B e C quando comparadas com o grupo D (p=0.005, p=0.02, p=0.001 respetivamente). A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste não foi afetada pelo método de ensino (p=0.156). Quanto à satisfação com a formação, avaliada numa escala de 1 a 5, alunos com satisfação de 4 e 5 obtiveram classificações no pós-teste significativamente maiores que os que reportaram uma satisfação de 3 (p<0.001 em ambos), assim como maiores progressões médias (p<0.001, p=0.046 respetivamente). A satisfação com o método e-learning (Média=4.59, Desvio-Padrão=0.561) foi significativamente maior que a satisfação com o método tradicional (Média=3.69, Desvio-Padrão=0.872) (p<0.001). Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho dos estudantes entre os métodos e-learning, tradicional e misto (blended learning), no entanto todos estes foram melhores quando comparados com o não uso de método de ensino. A satisfação afetou significativamente o desempenho dos alunos, sendo que maiores níveis de satisfação resultaram em melhores classificações. Considerando que o método e-learning obteve níveis de satisfação significativamente superiores ao método tradicional, possivelmente a sua inclusão em formações de interpretação de ECG se associe a maiores níveis de satisfação e, consequentemente, a melhor desempenho dos alunos, melhorando a eficácia de tais formações.