Browsing by Author "Guerra, Maria Leonor Pimentel Ferreira Amaro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Nova Era de Influência Digital: O impacto da carreira de Influencer no consumo de modaPublication . Guerra, Maria Leonor Pimentel Ferreira Amaro; Moura, Catarina Isabel Grácio deEsta dissertação propõe-se estudar a relevância do influencer e do marketing de influência digital para o consumo de moda atual, analisando de que modo esta associação tem vindo a consolidar-se como um dos recursos mais populares entre as marcas de moda com presença no universo digital. As marcas e-commerce do setor da moda tendem a colaborar com vários influenciadores digitais em simultâneo, escolhendo associar-se aos mesmos não só em função do seu número de seguidores e visualizações, mas também do seu alinhamento com os valores, visão e estética da marca, estabelecendo parcerias (remuneradas ou não-remuneradas). As marcas beneficiam com este tipo de promoção do seu produto, particularmente refletida no aumento de vendas entre as gerações de consumidores mais jovens, nomeadamente as chamadas Gerações Y (Millennials) e Z, cujo crescimento acompanhou o surgimento e a evolução das diversas redes sociais, desde o início do século XXI. Foi realizado um estudo de caso assente na análise detalhada de diversos perfis de influenciadoras digitais associadas à indústria da moda, complementado com três entrevistas destinadas a aprofundar a perspetiva obtida sobre o seu trabalho de mediação entre marcas e consumidores. Esta análise confirma que o trabalho colaborativo entre influencers e marcas de moda contribui para uma maior projeção destas últimas no meio digital e, consequentemente, para o aumento da procura dos produtos promovidos por parte dos seguidores das contas e/ou canais dos influenciadores em causa. Concluiu-se também que, atualmente, o público tende a valorizar influencers de pequena a média dimensão, estabelecendo relações de afinidade, identificação e confiança com pessoas com uma postura considerada sincera.