Browsing by Author "Guerreiro, Madalena Isabel Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Guerreiro, Madalena Isabel Duarte; Martins, Júlio Manuel CardosoResumo Capítulo 1 O presente capítulo tem como objectivo descrever e analisar todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico, no âmbito do mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano lectivo 2013/2014. Tendo como orientador de estágio o Professor António Belo e como orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins, o seu objectivo consiste no desenvolvimento e aplicação de conhecimentos no contexto escolar, a aquisição de competências que nos permitem uma intervenção pedagógica que melhore o processo de ensino-aprendizagem na função profissional e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores. Este capítulo pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, nas áreas de leccionação, desporto escolar, direcção de turma e actividades desenvolvidas não lectivas, tal como uma reflexão pessoal acerca das experiências vividas para ser Professora de Educação Física. Resumo Capítulo 2 Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. Conclusões: A intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em várias ciências.