Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-10"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação das TI na logística e a sua influência na melhoria da competitividade das empresas/cadeias de abastecimentoPublication . Rato, Tatiana Miraldes Paulo; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido; Santos, Fernando CharruaNeste contexto de globalização onde a competitividade é efetivamente global, torna-se nuclear dar especial atenção aos processos logísticos e às suas potencialidades para reduzir os custos, o tempo de resposta aos pedidos de encomenda ou melhorar o serviço ao cliente. A logística representa assim uma ferramenta poderosíssima para a vantagem competitiva capaz de proporcionar às empresas uma superioridade face à concorrência. Com o intuito de maximizar as potencialidades da logística, as TI surgem como uma forma de apoiar as empresas a ganhar terreno no ambiente competitivo, obtendo uma resposta igual ou superior à concorrência. Numa perspetiva teórica e analítica este estudo pretende analisar quais os benefícios associados à adoção das TI como forma de potenciar ganhos de competitividade para as empresas. Para isso, foram levantadas proposições que foram suportadas através da literatura existe bem como pela análise a diversos casos de estudos já efetuados. Relativamente aos resultados encontrados indicam que existe uma relação positiva entre a adoção de tecnologias, nomeadamente o RFID, R.A. e big data analytics e o ganho/manutenção da vantagem competitiva. Através da utilização destas tecnologias é possível alcançar melhorias em vários processos que se encontram inerentes ao longo da cadeia de abastecimento, como é o caso da redução de custos associados à mão de obra, melhoria no controlo de inventários e na gestão dos canais de transporte bem como uma melhoria no serviço ao cliente. A melhoria destes parâmetros tem como consequência um ganho de competitividade face aos concorrentes o que permite que as empresas consigam atender às necessidades do mercado de forma diferenciada aumentando a satisfação do cliente.
- A Influência da Prática Regular de Desporto nas Habilidades Motoras e na Aptidão Física dos AlunosPublication . Reis, José Carlos Pereira; Martins, Júlio Manuel CardosoObjetivo: O presente trabalho de investigação tem como principal objetivo aferir se a Prática Regular de Desporto influencia ou não as habilidades motoras, a aptidão física e a composição corporal dos alunos. Complementarmente pretendeu-se identificar a correlação existente entre o desempenho dos alunos nos testes de habilidades motoras específicas do futebol, a aptidão física e a composição corporal. Material e Métodos: para a realização do estudo, a amostra total foi constituída por 160 alunos, do género masculino, todos com 12 anos de idade, residentes na Ilha da Madeira e praticantes da modalidade de futebol. A amostra foi dividida em dois grupos com 80 alunos cada. Um grupo com os alunos que para além da AF letiva tinham também uma AF extracurricular, regular, supervisionada, periodizada (Desporto Federado). O outro grupo com os alunos em que a AF se resume à prática AF letiva (Desporto Escolar). Avaliaram-se também os valores da composição corporal (IMC e % MG) e aplicou-se a bateria de testes do Fitnessgram para avaliar a aptidão física dos alunos. Para aferir as habilidades motoras dos alunos, aplicou-se uma bateria de testes da Federação Portuguesa de Futebol (1986), adaptada pela Associação de Futebol da Madeira (2009). Para a análise e tratamento dos dados foi utilizado o programa informático Predivtive Analytics Software – PASW – versão 18.0 para Windows. Resultados: Após a análise dos resultados verificou-se que os alunos com AF Extracurricular, obtêm em média melhores resultados nas habilidades motoras do que os alunos com AF letiva. Este resultado é talvez o menos surpreendente no conjunto de todas as avaliações devido ao maior tempo de empenhamento motor destes com a modalidade do que os alunos da AF letiva. Relativamente à aptidão física, os alunos com AF Extracurricular conseguem colocar mais alunos em ZSAF ou acima desta do que os alunos da AF letiva. Há também a registar no capítulo das aptidões que, no que se refere à extensão e flexão de braços, 26% dos alunos da AF letiva estão acima da ZSAF, conseguindo uma melhor performance do que os alunos da AF Extracurricular. No conjunto das aptidões aferidas os alunos da AF Extracurricular conseguem uma média superior relativamente aos alunos da AF letiva. No que se refere à composição corporal e depois de determinar o IMC e a %MG de cada grupo, verifica-se que os alunos da AF Extracurricular conseguem melhores resultados dos que os alcançados pelos alunos da AF letiva. Conclusão: A prática regular de desporto com uma AF regular e extracurricular, parece contribuir para uma melhoria da aptidão física, das habilidades motoras e da composição corporal dos alunos, mantendo-os numa zona saudável de aptidão física, evitando desta forma, o aparecimento prematuro de doenças cardiovasculares, entre outras.
- As Decisões sobre a Estrutura de Capital nas PME Industriais: Uma Abordagem do Ciclo de VidaPublication . Saraiva, Cláudia Sofia da Fonseca; Gama, Ana Paula Bernardino Matias; Monteiro, João DionísioEste estudo investiga as decisões da estrutura de capital das PME (pequenas e médias empresas) e verifica se os diferentes níveis de opacidade que caracteriza as PME nas diferentes fases do ciclo de vida contribui para explicar as decisões ao nível da estrutura de capital. O estudo analisou uma amostra de 12626 PME da indústria transformadora (CAE C) no período de 2000 a 2009. Utilizando a metodologia dos modelos de dados em painel estáticos, os resultados obtidos permitem verificar que: as PME industriais recorrem bastante ao capital alheio para o financiamento da sua atividade; salienta-se ainda que as empresas mais jovens são as mais dependentes do endividamento para o financiamento da sua atividade, no entanto, como avançar do ciclo de vida, as empresas diminuem o seu nível de endividamento, substituindo a divida por autofinanciamento. Os resultados evidenciam ainda que PME industriais não seguem nenhuma teoria em particular, no entanto, a teoria da pecking order assume maior relevância.
- Responsabilidade social corporativa e Marketing de Causas: uma aplicação a iniciativas de Desporto Escolar em PortugalPublication . Ramos, Ana Margarida Carrola Fonseca; Alves, Helena Maria Baptista; Leitão, João Carlos CorreiaO marketing relacionado com causas é uma prática de responsabilidade social à qual as entidades corporativas recorrem frequentemente. Esta importante ferramenta estratégica de marketing permite às empresas exibir a sua cidadania corporativa e motivações altruístas, contribuindo em termos simultâneos para alcançar os objetivos corporativos. A presente investigação teve como objetivo principal compreender em que medida a utilização do marketing relacionado com causas se pode assumir como uma ferramenta de posicionamento estratégico e diferenciação junto dos clientes, no âmbito dos eventos do Desporto Escolar em Portugal. Neste sentido, foram analisadas as relações que se estabelecem entre o marketing relacionado com causas e a decisão de consumo por parte dos clientes, a partir da perceção destes últimos sobre os atributos gerais e de responsabilidade social da marca da empresa praticante de marketing relacionado com causas. Neste estudo foi realizada uma investigação empírica quantitativa que utilizou como método de recolha de dados o questionário. Foram recolhidos dados referentes a uma amostra de 829 alunos, oriundos do território continental português, participantes e não participantes nos eventos de Desporto Escolar associados a marcas específicas, nomeadamente o Compal Air e o Nestum Rugby. Os resultados revelam que as práticas de marketing relacionado com causas, desenvolvidas no âmbito dos eventos de Desporto Escolar, são uma forma de posicionamento estratégico e de diferenciação competitiva na medida em que a perceção dos clientes sobre os atributos de responsabilidade social da marca influencia positivamente as decisões de consumo dos participantes neste tipo de eventos; a perceção dos clientes sobre os atributos gerais da marca influencia positivamente a decisão de consumo; e o marketing relacionado com causas influencia positivamente a lealdade dos clientes à marca. Adicionalmente, verifica-se que as motivações individuais, as quais determinam a decisão de participação ou não participação nos eventos, exercem influência sobre a decisão de consumo.
- Projeto de um UAV Solar de Grande AutonomiaPublication . Cândido, Luís Filipe Vicente; Gamboa, Pedro VieiraO presente documento expõe o projeto conceptual, preliminar e ensaios de desenvolvimento de projeto de uma aeronave elétrica não tripulada de grande autonomia movida a energia solar. No projeto conceptual, mediante os requisitos da missão, foi definido o conceito da aeronave. A parte conceptual envolveu também a seleção da estrutura que melhor se ajusta à missão e os materiais constituintes da aeronave. No Projeto preliminar é utilizado um estudo paramétrico, mostrando diversas soluções de dimensionamento da aeronave, que tornam possível o cumprimento da missão. Para a elaboração do estudo paramétrico é necessário uma estimativa inicial de peso da aeronave e a escolha dos sistemas (sistema propulsivo e sistema de comando). Além de a estimativa inicial ser importante para o estudo paramétrico, também serviu para uma comparação da aeronave projetada com a construída. Perante o estudo paramétrico, que estão mais relacionados com os requisitos de voo, foi selecionado o ponto de projeto. Estando decidida a geometria e escolhido o ponto de projeto da aeronave, realizaram-se ensaios construtivos e dimensionamento estrutural da aeronave. Os ensaios construtivos tiveram o objetivo de verificação do método de construção da estrutura decidida. O dimensionamento estrutural teve como finalidade a validação da estrutura da aeronave projetada. Para uma avaliação do desempenho de voo do UAV foi construído um pré-protótipo com a mesma geometria mas diferentes materiais. Do ensaio de voo do pré-protótipo verificou-se, pela observação do desempenho, que este se aproximou daquilo que era esperado. Para o ensaio de voo em conjunto com a estrutura projetada da aeronave foi construída a asa do protótipo. Em termos de desempenho a asa do protótipo revelou-se semelhante à do pré-protótipo. Relativamente à estrutura da asa do protótipo, esta comprovou o dimensionamento e ensaios anteriormente realizados.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Guerreiro, Madalena Isabel Duarte; Martins, Júlio Manuel CardosoResumo Capítulo 1 O presente capítulo tem como objectivo descrever e analisar todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico, no âmbito do mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano lectivo 2013/2014. Tendo como orientador de estágio o Professor António Belo e como orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins, o seu objectivo consiste no desenvolvimento e aplicação de conhecimentos no contexto escolar, a aquisição de competências que nos permitem uma intervenção pedagógica que melhore o processo de ensino-aprendizagem na função profissional e a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores. Este capítulo pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, nas áreas de leccionação, desporto escolar, direcção de turma e actividades desenvolvidas não lectivas, tal como uma reflexão pessoal acerca das experiências vividas para ser Professora de Educação Física. Resumo Capítulo 2 Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. Conclusões: A intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em várias ciências.
- António Ferro: Modernismo e NacionalismoPublication . Ferreira, Isabel Maria Morão Teixeira Lino; Bento, António José FerreiraAntónio Ferro foi um apaixonado pela vida, pela cultura e pelas artes. A sua natureza entusiasta levou-o a interessar-se por todas as inovações que o início do século XX oferecia. A sua procura do novo, a sua vontade de viver em pleno o seu tempo fizeram dele um observador atento da realidade, que ao longo de vários anos foi retratando como jornalista. Assim, entrou em contacto com figuras determinantes de diferentes áreas que iam da arte à política, da música ao cinema, da literatura à fotografia. Em termos estéticos aderiu ao Modernismo, por representar o corte com o passado conservador e serôdio, que ele recusava; mas também porque este movimento representava a aposta numa nova sociedade construída por novos homens, que sonhassem mais longe e fossem capazes de reedificar a Pátria. Considerava a participação política como um dever patriótico, pelo que foi um dos pioneiros na defesa da importância da propaganda como forma de afirmação e consolidação dos regimes políticos. Por esta razão estreitou a ligação com Salazar, que o convidaria para diretor do Secretariado Nacional de Propaganda. À frente deste importante organismo desenvolveu um conjunto de medidas inovadoras, destacando-se a sua «Política do Espírito». António Ferro acreditava poder conciliar nesse projecto dois ideais que o acompanharam toda a vida: Modernismo e Nacionalismo. Como se viria a provar, a sua vontade e empenho em fazer de Portugal um país moderno e culturalmente mais rico não foram suficientes para operar a mudança que desejava. O seu tempo estava desajustado do tempo da maioria dos homens que o rodeavam, o seu ritmo era demasiado acelerado para aqueles que viviam em Portugal na primeira metade do século XX.
- BioconstruçãoPublication . Freire, Tiago Santos; Lanzinha, João Carlos GonçalvesSob o título “Bioconstrução – Edifícios - Ambiente Interior e Saúde”, este trabalho tem como centro de pesquisa as condições ideais para uma habitação saudável, abordando os conceitos de qualidade do ar interior, a energia, os materiais, os equipamentos, a forma construtiva e a sua relação com a saúde. O recente e rápido desenvolvimento da indústria da construção, a mutação constante das famílias atuais, a organização da atual sociedade associada à criação de lugares públicos para formação (infantários e escolas) e cuidados dedicados à terceira idade (lares de idosos) devido à necessidade de toda a família ativa ter rendimentos, a crise financeira e económica mundial, as necessidades mais exigentes de conforto ambiental dos edifícios, são premissas fundamentais para a realização deste trabalho. A abordagem de conceitos relativos à qualidade do ar interior, ambiente interior, conforto térmico, acústico e visual, sustentabilidade energética dos edifícios e saúde são igualmente fundamentais. A utilização adequada das soluções construtivas e equipamentos mais eficientes dotam os edifícios de sustentabilidade energética, aumentando o conforto e diminuindo os sintomas de doença dos seus ocupantes. Assente numa identificação de todos estes conceitos e na análise dos dados recolhidos, apresentam-se algumas conclusões identificativas dos problemas de conforto do ambiente interior dos edifícios e sua relação com a saúde dos seus ocupantes. O conforto é um parâmetro muito complexo e de quantificação difícil porque depende não só de diversos parâmetros externos, mas também da sensibilidade e tipo de reações dos indivíduos, do seu comportamento e atividade. Este trabalho procura demonstrar que existem condições para a melhoria da saúde dos ocupantes dos edifícios, quando os intervenientes no projeto, construção e manutenção, arquiteto, engenheiro, etc., agem de forma a proporcionar sustentabilidade e conforto ambiental interior através da implementação de medidas e soluções de eficiência energética, acústica e visual. No final identificam-se alguns dos problemas detetados em três edifícios distintos e apresentam-se comparações entre aspetos construtivos e diferentes utilizações. Também são propostas algumas sugestões para a sua melhor utilização.
- Laicização, Economia e EnsinoPublication . Rodrigues, Andreia Patrícia Lima; Bento, António José FerreiraSerá que o Estado Português, apesar de ser um regime democrático, é realmente laico? Existirão relações económicas entre o Estado e a Igreja? Verifiquem-se estas ou não, qual o seu impacto no ensino no nosso país? E a Universidade Católica? Porque dispõe de um estatuto especial? A presente dissertação pretende esclarecer todas estas questões tendo em conta os regimes políticos que já vigoraram no nosso país. Além de uma análise às relações entre o Estado e a Igreja, com predomínio para as relações económicas, como é evidente, a evolução do ensino e a influência da Igreja sobre este também são alvo de estudo. Contrariamente aquilo que chega até nós, principalmente o que é veiculado pelos meios de comunicação, o Estado não é essencial para a sobrevivência da Igreja. O estudo levado a cabo e presente neste trabalho demonstra que a Igreja é uma instituição poderosíssima. No entanto, existem episódios que auxiliaram a Igreja Católica a alcançar esse patamar além de toda a influência e poder que alcançou em séculos passados, principalmente antes da implantação de regimes liberais. Existem, assim, dois episódios marcantes, mais próximos da atualidade: trata-se da assinatura da Concordata de 1940 e a Concordata de 2004. O Estado, ao celebrar este tipo de acordos com a Santa Sé, demonstra uma especial atenção pela religião católica. Não podemos, no entanto, ignorar a orientação religiosa da maioria dos portugueses. O Estado deve ser laico mas devemos ter em atenção que a sociedade não o é e, o Estado deve respeitar as necessidades e opções do seu povo.
- Valor de Marca e Capital IntelectualPublication . Baptista, João Paulo Amaral; Leitão, João Carlos CorreiaO capital intelectual é o conhecimento, experiência aplicada, tecnologia organizacional, relações com os clientes e habilidades profissionais que orientadas para o mercado conferem capacidade competitiva ao clube de futebol. A presente investigação visa compreender em que medida o capital intelectual influencia o valor de marca. Com este propósito genérico, foram tidos em consideração diversos indicadores, representativos de cada uma das tipologias de capital, nomeadamente, o capital humano, o capital organizacional e o capital relacional, que integram o capital intelectual e influenciam o valor de marca. Os dados recolhidos são referentes a uma amostra de trinta e cinco clubes de futebol ingleses, que disputaram os principais campeonatos de futebol de Inglaterra, designadamente, Premier, First Division e Second Division, no período compreendido entre 1992 e 2010. Na presente investigação o valor de marca é representado pela proxy incompleta respeitante às receitas dos clubes. Os resultados obtidos permitem revelar que os ativos associados ao capital intelectual nos clubes de futebol são, de um modo geral, quando bem geridos, uma ferramenta geradora de valor para a marca do clube. Assim, a posição ocupada no campeonato, os salários dos recursos humanos e o lucro bruto dos clubes de futebol influenciam positivamente as receitas. Por seu turno, constata-se que o endividamento de longo prazo influencia negativamente a geração de receitas.