Browsing by Author "Justo, Sara Alexandra Nogueira"
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- Relação entre o Mindfulness e os resultados na Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada em alunos de Medicina portuguesesPublication . Justo, Sara Alexandra Nogueira; Silva, Nuno Fernando RodriguesIntrodução: O mindfulness é definido como um estado de consciência plena, num processo de autorregulação da atenção no momento presente, suspendendo julgamento, englobando um conjunto de métodos e práticas que auxiliam na gestão de stress e o período que precede a Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada dos estudantes de Medicina constitui uma época em que os níveis de stress dos mesmos se encontram significativamente elevados. Objetivos: Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre mindfulness disposicional e respetivas facetas, mecanismos de coping específicos e resultados da Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada de alunos que realizaram a prova em 2019. Métodos: Estudo transversal através da aplicação de um questionário online, incluindo dados sociodemográficos e académicos (género, idade aquando a realização da prova, escola médica onde completou o 6º ano de Medicina, frequência de curso de preparação para a prova), o Five Facet Mindfulness Questionnaire e o Ways of Coping Questionnaire (ambos traduzidos e validados para a população portuguesa), aos estudantes de Medicina que realizaram a prova em 2019. Testaram-se as associações entre género e frequência de curso de preparação e mindfulness e mecanismos de coping através do teste t e do ANOVA One Way, respetivamente. Através do coeficiente de Pearson foi estudada a relação entre o resultado obtido na prova e a idade, o mindfulness e o coping, e a relação entre os mecanismos de coping e as facetas do mindfulness. Resultados: A amostra foi constituída por 67 estudantes de Medicina que realizaram a prova em 2019, dos quais 52 do género feminino (77,6%) e 15 do género masculino (22,4%). A idade, o mindfulness e as subescalas de coping não se relacionam neste estudo de forma significativa com o resultado na prova. Verificou-se uma correlação negativa entre o mindfulness com a subescala de coping Fuga-Evitamento e positiva com as subescalas Resolução planeada do problema e Reavaliação positiva. Contudo, o mindfulness não se correlaciona de forma significativa com qualquer outra subescala de coping. As facetas do mindfulness e as subescalas de coping apresentam correlações variáveis entre elas. Discussão: Não se encontrou uma relação significativa entre mindfulness ou mecanismos de coping específicos e os resultados na prova. A ausência de correlações significativas pode ser derivada da principal limitação que constitui o tamanho diminuto da amostra, o que limita o poder de teste. Futuramente, devem realizar-se estudos longitudinais com amostras maiores.