Browsing by Author "Leite, Sara Gisela Gomes"
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- Tensão ocular digital em estudantes universitáriosPublication . Leite, Sara Gisela Gomes; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesA tensão ocular digital (TOD) é definida por um conjunto de sintomas, visuais e músculoesqueléticos, que são provocados pelo uso continuo e prolongado de dispositivos digitais. Alguns dos sintomas mais comuns são dores de cabeça, secura ocular, dores de costas e pescoço. Estudantes universitários são cada vez mais alvo de estudos relacionados com esta temática, uma vez que se encontram numa das faixas etárias que mais relata sintomas devido à grande exposição a dispositivos digitais. O presente estudo tem como objetivo não só avaliar a prevalência de TOD nos estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), como também correlacionar a condição com diferentes variáveis no sentido de identificar potenciais fatores de risco. Metodologia: A amostra final contou com a participação de 646 alunos da UBI com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, que avaliou questões sobre saúde, hábitos genéricos e digitais, e através do questionário desenvolvido por Seguí et al., nomeado Síndrome de Visão Computacional (CVS-Q), que avalia a frequência e a intensidade de 16 sintomas relacionados com a condição em estudo. Resultados: Segundo o ponto de corte utilizado (igual ou superior a 6 pontos), registou-se uma prevalência de TOD de 61,1%. O estudo revelou que quem têm maior probabilidade de desenvolver sintomas é o sexo feminino, quem usa regularmente compensação ótica, quem fuma, quem usa dispositivos digitais por mais de 6 horas e quem usa o computador a uma distância inferior a 40 centímetros. Conclusão: A prevalência neste estudo é semelhante a outros que utilizam metodologias idênticas, nomeadamente o tipo de amostra utilizada e o método de diagnóstico. Face à elevada taxa de prevalência de sintomas encontrada numa população que utiliza constantemente dispositivos digitais, seria útil desenvolver estratégias ergonómicas que ajudem estes indivíduos a reduzir a manifestação de sintomas de forma a não afetar a sua performance académica.