Browsing by Author "Lindeza, Maria Helena Fernandes Tavares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes face às tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem em docentes de escolas EB 2/3 do concelho da CovilhãPublication . Lindeza, Maria Helena Fernandes Tavares; Pereira, Henrique MarquesAs mudanças tecnológicas tiveram um importante impacto no progresso do ensino aprendizagem que obrigou os professores a adequar-se. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), criaram novos espaços de construção do conhecimento, o saber mudou bastante com a introdução das TIC, tornando-se cada vez mais complexos os modos de aprender na sociedade da informação e do conhecimento por exigirem dos intervenientes no processo novas competências didácticas e tecnológicas. Assim realizou-se o presente estudo, cujo objectivo foi averiguar os níveis de atitudes dos professores de escolas do Concelho da Covilhã e comparar a influência de variáveis sócio-demográficas. Participaram 101 professores (com idades entre os 27 anos e 57 anos) que preencheram um questionário sócio-demográfico e um questionário ANT/25 (Carochinho, 1999). Os resultados indicam que não há diferenças significativas entre os professores mais novos e os mais velhos, entre os em início e final de carreira, e os do sexo feminino e masculino, onde se pode encontrar algumas diferenças mas mesmo assim não sendo muito significativas foi entre os professores que receberam formação adequada pois são aqueles que apresentam atitudes mais positivas em relação às TIC. No global os professores têm atitudes positivas em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação.
