Browsing by Author "Luemba, Abel Vidente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Professor em Situações MultilinguesPublication . Luemba, Abel Vidente; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO presente estudo contém abordagens contributivas para a formação do professor de Português em contextos multilingues, realidade angolana, tendo como bases as questões: “para quem se ensina o Português? O que se vai ensinar? Como ensinar o Português? Questões que respondem às insuficiências do currículo de formação do professor, visto que se notou, de acordo com o normativo Currículo da Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário, uma formação muito geral e abstrata, necessitando de (re)organização e enriquecimento do currículo. Ora, o êxito do ensino depende grandemente de uma formação sólida do professor. Assim, durante a sua formação, deve ter-se em conta o papel da supervisão, sendo um meio em que coloca o formando sob (auto)observação e formação. Esta fase é considerada o campo de experiência para o futuro professor; a supervisão pedagógica é uma etapa necessária no processo de formação. Os vários saberes que o permitirão possuir a competência profissional começam da formação inicial à contínua. Deste modo, sugere-se um modo de atuação do professor a partir de algumas componentes do processo de ensino e aprendizagem. Essas componentes são a planificação e a avaliação, pois no decorrer do trabalho verifica-se que a planificação permite ao professor (re)fazer as suas atividades em função das características dos alunos, e a avaliação, tanto a formativa como a diagnóstica, permite (re)organizar as atividades programáticas. Dado o multilinguismo, essas atividades partem do reconhecimento das estruturas linguísticas do aluno (variações sociolinguísticas) para, depois, aproximar a estrutura do aluno à estrutura linguística mais particular, atividades que só a escola é responsável. Esta capacidade eclética só os professores a podem, efetivamente, desenvolver.