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- Cultura (s), escola e sociedadePublication . Muzombo, Wakala Isaac Manuel; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO estudo apresenta uma reflexão acerca da leitura e da literacia e da exigência da formação de leitores como fator fundamental para a evolução de qualquer sociedade, a de Angola, neste caso. Sendo a escola o lugar, onde, tradicionalmente, as aprendizagens, ditas formais, têm lugar, nós defendemos que o leitor se forma nela e fora dela, em lugares onde a literacia também vai emergindo. Assim, aplicamos um inquérito por questionário a 60 alunos, da 12ª classe, do curso de Língua Portuguesa, para saber de que forma os textos que não fazem parte do cânone escolar, bem como alguns aspetos relativos à família e ao bairro onde se vive podem dar o seu contributo para a formação de leitores do mundo. Concluiu-se que deve haver uma maior interação entre a escola e os restantes ambientes onde a literacia também emerge e a formação de leitores também pode ocorrer. No final, apresentamos várias propostas para a promoção da leitura.
- O Uso dos Pronomes Pessoais Retos e OblíquosPublication . Arsénio, Domingos Pedro; Carrilho, Ana Rita de Sousa Aguiar; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosEste trabalho tem como objetivo dar um contributo para a compreensão das normas que regulam o uso dos pronomes pessoais, retos e oblíquos, pelos alunos da 9ª Classe do Complexo Escolar Samora Moisés Machel, em Ndalatando. A pesquisa realizada indica que as dificuldades dos alunos residem, principalmente, no desconhecimento dos pronomes e das regras de colocação impostas pela gramática tradicional do português europeu, uma situação motivada pelas interferências do kimbundu, língua materna dos progenitores e que desarticula os princípios do padrão linguístico do português europeu, adotado pelo Estado angolano como língua de ensino e de todas as relações institucionais. Estas situações decorrem de vários fatores e estes, por sua vez, constituem os indicadores menos favoráveis para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa na referida instituição. Os desvios que ocorrem na língua não são benéficos, tendo em conta os desafios que a sociedade impõe, uma vez que não se acredita que o aluno na 9ª Classe não tenha domínio das regras da língua que utiliza como instrumento de comunicação e de aprendizagem. Assim, em termos de estrutura, o trabalho contém uma introdução, três capítulos e uma conclusão. A introdução apresenta o tema, a questão de investigação, os objetivos, a hipótese e a metodologia. O primeiro capítulo centra-se, principalmente, na revisão da literatura que dá as informações sobre os pronomes, tipo de pronomes e como se classificam, fazendo uma incursão nas obras dos autores que tratam deste assunto, de forma detalhada, bem como as várias formas de colocação dos mesmos no português europeu, as funções que exercem na frase, as formas especiais dos clíticos, em situação de próclise, ênclise e mesóclise aquando do seu uso. O segundo capítulo faz uma abordagem sobre os fatores associados aos desvios no uso dos pronomes retos e oblíquos, provindo do contacto entre o português e o kimbundu. Faz, também, uma breve resenha da apresentação dos pronomes retos e oblíquos em kimbundu, como são designados e, consequentemente, apresenta a estrutura sintática do kimbundu, com várias frases que justificam o emprego dos pronomes. Faz, ainda, uma descrição da localização geográfica do Cuanza Norte, seus municípios e suas respetivas línguas nativas, bem como alguns relatos da origem do kimbundu e a maneira coerciva que a população era submetida a aprender o português, resultando numa amálgama com as línguas nativas dos falantes. O terceiro capítulo, para além de tratar dos aspetos metodológicos (população, amostra, caraterização da instituição em que foi realizada a pesquisa), também apresenta a análise dos resultados, de modo a afirmar ou infirmar a hipótese e, finalmente, apresenta-se a conclusão do trabalho.
- Estudo da Epilepsia Secundária às Doenças NeurodegenerativasPublication . Jardim, Lúcia Teresa Lourenço; Álvarez Pérez, Francisco JoséIntrodução: Em populações com mais de 65 anos, as doenças neurodegenerativas foram consideradas como causa de 10% dos casos de epilepsia. Há vários estudos a entrelaçar a clínica flutuante na demência e a presença de atividade epilética, não havendo certezas quanto à sua prevalência. Estas crises podem principiar-se numa fase inicial da demência, e pensa-se que o aparecimento da demência em idades mais jovens possa ser um fator de risco para o seu desenvolvimento. Por sua vez, as alterações imagiológicas e eletroencefalográficas encontradas em pacientes com Doença de Alzheimer (DA) e Demência mista (DM) permanecem interrogadas como eventuais preditores. O objetivo deste estudo é entender quais as variáveis associadas ao surgimento de epilepsia em pacientes com demência. Métodos: Recolheram-se dados epidemiológicos, clínicos, eletroencefalográficos e imagiológicos de pacientes com DA e DM que frequentavam a consulta de Neurologia do Hospital Pêro da Covilhã entre janeiro de 2012 e dezembro de 2017. Excluíram-se doentes diagnosticados com outras demências, com histórias prévias de epilepsia ou acidente vascular cerebral, quando a epilepsia foi atribuída a outra causa, não apresentaram um seguimento na consulta, ou mostraram anomalias na tomografia computorizada crânio-encefálica para além de atrofia, leucoencefalopatia isquémica e lesões vasculares. Resultados: A amostra era composta por 183 pessoas, 145 destas com um diagnóstico provável de DA e 38 de DM (p=0,690). Verificou-se perda transitória de consciência (p=0,000) em 33 pessoas, 21,21% devido a crises convulsivas. Somou-se 3 situações clínicas de crise epilética sem perda de consciência, perfazendo um total de 10 casos de pacientes com epilepsia (5,5% da amostra), sendo as crises epiléticas focais as mais comuns. A idade de início da demência para o grupo com epilepsia foi significativamente inferior (p=0,026) comparada com os controlos, por outro lado, não houve associação com a duração e a severidade da demência. Dos fatores de risco cardiovascular e fármacos antidemenciais analisados, não se encontrou uma significância estatística. Relativamente ao eletroencefalograma, 3 pacientes sem clínica sugestiva de epilepsia mostravam atividade epileptiforme (p=1,000), 50,7% dos pacientes sem epilepsia apresentavam uma base difusamente lenta e 47,9% exibiam uma atividade lenta dos lobos temporais. Das alterações imagiológicas, apesar de se ter verificado uma média de espessura mínima dos lobos temporais mediais inferior no grupo com epilepsia, esta variável não foi estatisticamente significativa. Conclusão: Conclui-se que, das variáveis avaliadas neste estudo, o início mais precoce da demência pode ser um preditor de futuras crises epiléticas em pacientes com DA ou DM, vincando ainda mais o provável papel da deposição de beta-amiloide, que ocorre desde as fases iniciais da doença, na geração de atividade excitatória anormal.
- Professor em Situações MultilinguesPublication . Luemba, Abel Vidente; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO presente estudo contém abordagens contributivas para a formação do professor de Português em contextos multilingues, realidade angolana, tendo como bases as questões: “para quem se ensina o Português? O que se vai ensinar? Como ensinar o Português? Questões que respondem às insuficiências do currículo de formação do professor, visto que se notou, de acordo com o normativo Currículo da Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário, uma formação muito geral e abstrata, necessitando de (re)organização e enriquecimento do currículo. Ora, o êxito do ensino depende grandemente de uma formação sólida do professor. Assim, durante a sua formação, deve ter-se em conta o papel da supervisão, sendo um meio em que coloca o formando sob (auto)observação e formação. Esta fase é considerada o campo de experiência para o futuro professor; a supervisão pedagógica é uma etapa necessária no processo de formação. Os vários saberes que o permitirão possuir a competência profissional começam da formação inicial à contínua. Deste modo, sugere-se um modo de atuação do professor a partir de algumas componentes do processo de ensino e aprendizagem. Essas componentes são a planificação e a avaliação, pois no decorrer do trabalho verifica-se que a planificação permite ao professor (re)fazer as suas atividades em função das características dos alunos, e a avaliação, tanto a formativa como a diagnóstica, permite (re)organizar as atividades programáticas. Dado o multilinguismo, essas atividades partem do reconhecimento das estruturas linguísticas do aluno (variações sociolinguísticas) para, depois, aproximar a estrutura do aluno à estrutura linguística mais particular, atividades que só a escola é responsável. Esta capacidade eclética só os professores a podem, efetivamente, desenvolver.
- Desenvolvimento de um novo modelo para o estudo do acidente vascular cerebral perinatalPublication . Mendes, Tânia Vanessa Faustino; Ferreira, Raquel Margarida da SilvaPerinatal stroke is a pathologic condition that occurs between the 20th week of gestation and the 28th day after birth. Despite its incidence being comparable to stroke in adults and being one of the most common causes of hemiplegic cerebral palsy, among other incapacitating symptoms, perinatal stroke remains a poorly studied subject. The evident pathophysiology underlying perinatal stroke is still not well understood, although inflammation and prothrombotic mechanisms seem to have a prevalent role. In this way, the aim of this study was to establish a valid model to study perinatal stroke that would more closely relate to the human pathophysiology. We used oorganotypic hippocampal slice cultures from 2-3-day old mice and then quantified the expression of ionised calcium binding adaptor molecule 1 (a microglia marker), arginase-1 (a M2 microglia marker) and vascular endothelial growth factor receptor, after oxygen and glucose deprivation. The induction of oxygen and glucose deprivation mimics ischaemic conditions. All three molecules were increased after this deprivation, comparing to control (cells not exposed to injury), suggesting that microglia proliferate and adopt a protective phenotype in response to injury. In summary, inflammation seems to be an underlying mechanism in perinatal stroke, as well as microglia seems to be an important mediator. Further investigation is needed in this area in order to better understand the pathophysiology of perinatal stroke and to improve the development of new therapies.
- Inclusão culturalPublication . José, Gilson Francisco; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO conto tradicional oral, desde o surgimento da Humanidade até aos tempos hodiernos, transmitido pela oralidade ou pela escrita, sempre apresentou o carácter lúdico, instrutivo e social, de modo que os heróis imaginários que o povoam possam desempenhar um papel importante na formação intelectiva e cultural dos sujeitos. Evidentemente, em Angola, como nos diferentes países do mundo, essa narrativa de tradição oral possui um rico valor sociocultural, histórico e estilístico, que precisa de ser dado a conhecer pela leitura dos “mundos possíveis” contidos nela. Portanto, o conto tradicional oral não deve apenas figurar nos manuais escolares, como desculpa de valorização das culturas dos alunos, ou ser analisado “desprestigiadamente”, sem a devida exploração da sua riqueza textual. Todavia, não basta a inclusão cultural por meio da leitura dos contos, torna-se necessário que se promova a interculturalidade entre os alunos, para a potenciação das competências do sujeito e a promoção do respeito pela cultura do “Outro” assente no diálogo multicultural. Para tal, propomos práticas pedagógicas em contexto de sala de aula, utilizando contos presentes na obra de Óscar Ribas, Misoso I.