Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Cultura (s), escola e sociedade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6205_13234.pdf970.15 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estudo apresenta uma reflexão acerca da leitura e da literacia e da exigência da formação de leitores como fator fundamental para a evolução de qualquer sociedade, a de Angola, neste caso. Sendo a escola o lugar, onde, tradicionalmente, as aprendizagens, ditas formais, têm lugar, nós defendemos que o leitor se forma nela e fora dela, em lugares onde a literacia também vai emergindo. Assim, aplicamos um inquérito por questionário a 60 alunos, da 12ª classe, do curso de Língua Portuguesa, para saber de que forma os textos que não fazem parte do cânone escolar, bem como alguns aspetos relativos à família e ao bairro onde se vive podem dar o seu contributo para a formação de leitores do mundo. Concluiu-se que deve haver uma maior interação entre a escola e os restantes ambientes onde a literacia também emerge e a formação de leitores também pode ocorrer. No final, apresentamos várias propostas para a promoção da leitura.
En vue d´ensemble on peut dire que l´étude presente une réfléxion en ce qui concerne à la lecture, aux scores à cette compétence, et à la formation de lecteurs, processus necessaires à l´evolution de toutes les sociétés, à l´actualité, celle d´Angola, dans ce cas. Tandis que l´école est un sort de l´opportunité de toutes les apprentissages, il y en a d´autres, comme la famille, ou le quartier dont les apprentissages ne peuvent pas étre gaspillés. La mise en oeuvre d´un enquête par questionnaire aux 60 éléves du 12 ème année, dans le cours de la Langue Portugaise, de l´école à Angola a montré que les investissements en faveur de élèves ont besoin des relations de proximité de l´école et l´hors d´elle, puisque on y trouve des ambiences où l´apprentissage a aussi lieu. À la fin de l´investigation, on presente quelques mesures pour que les competénces en lecture puissent étre aquises et bien ancrées.

Description

Keywords

Cultura Escola Leitor Leitura Sociedade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue