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Cultura (s), escola e sociedade
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
dc.contributor.author | Muzombo, Wakala Isaac Manuel | |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T16:53:40Z | |
dc.date.available | 2020-03-11T16:53:40Z | |
dc.date.issued | 2018-06-25 | |
dc.date.submitted | 2018-05-18 | |
dc.description.abstract | O estudo apresenta uma reflexão acerca da leitura e da literacia e da exigência da formação de leitores como fator fundamental para a evolução de qualquer sociedade, a de Angola, neste caso. Sendo a escola o lugar, onde, tradicionalmente, as aprendizagens, ditas formais, têm lugar, nós defendemos que o leitor se forma nela e fora dela, em lugares onde a literacia também vai emergindo. Assim, aplicamos um inquérito por questionário a 60 alunos, da 12ª classe, do curso de Língua Portuguesa, para saber de que forma os textos que não fazem parte do cânone escolar, bem como alguns aspetos relativos à família e ao bairro onde se vive podem dar o seu contributo para a formação de leitores do mundo. Concluiu-se que deve haver uma maior interação entre a escola e os restantes ambientes onde a literacia também emerge e a formação de leitores também pode ocorrer. No final, apresentamos várias propostas para a promoção da leitura. | por |
dc.description.abstract | En vue d´ensemble on peut dire que l´étude presente une réfléxion en ce qui concerne à la lecture, aux scores à cette compétence, et à la formation de lecteurs, processus necessaires à l´evolution de toutes les sociétés, à l´actualité, celle d´Angola, dans ce cas. Tandis que l´école est un sort de l´opportunité de toutes les apprentissages, il y en a d´autres, comme la famille, ou le quartier dont les apprentissages ne peuvent pas étre gaspillés. La mise en oeuvre d´un enquête par questionnaire aux 60 éléves du 12 ème année, dans le cours de la Langue Portugaise, de l´école à Angola a montré que les investissements en faveur de élèves ont besoin des relations de proximité de l´école et l´hors d´elle, puisque on y trouve des ambiences où l´apprentissage a aussi lieu. À la fin de l´investigation, on presente quelques mesures pour que les competénces en lecture puissent étre aquises et bien ancrées. | fra |
dc.identifier.tid | 202356493 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9959 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.title | Cultura (s), escola e sociedade | por |
dc.title.alternative | A construção do leitor Caso dos Alunos Da 12ª. Classe, da Escola de Formação de Professores do Município Do Uíge | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Estudos Lusófonos | por |
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