FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- A Importância da Cultura na Aprendizagem do Espanhol no Ensino Secundário ProfissionalPublication . Figueira, Andreia Patrícia dos Reis; Manso, José Henrique RodriguesO presente relatório centra-se na importância da cultura no processo de ensinoaprendizagem do Espanhol, como língua estrangeira, no ensino secundário profissional. Apesar de muitos estudiosos defenderem que a cultura não pode ser dissociada da componente linguística, continua a privilegiar-se o ensino da gramática em detrimento da dimensão cultural, essencial para o desenvolvimento da competência comunicativa e para a convivência em contextos multiculturais e plurilingues. O estudo realizado pretende evidenciar como os aspetos culturais tornam a aprendizagem mais motivadora e significativa. Assim, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta uma secção de cariz teórico, na qual se abordam o conceito de cultura, a história e as manifestações culturais de Espanha. Nesta secção, são ainda analisados os documentos orientadores do ensino de línguas estrangeiras, bem como dois manuais de ensino da língua espanhola, no que respeita à presença de conteúdos culturais. A segunda secção, de natureza mais prática, baseia-se na aplicação de inquéritos a alunos do 10.º e do 11.º ano de cursos profissionais. A partir da análise dos questionários, foram planificadas atividades que articulam conteúdos culturais com conteúdos linguísticos. Na segunda parte deste relatório, descreve-se a atividade letiva desenvolvida nas disciplinas de Português e Espanhol, na Escola Secundária do Fundão, ao longo do ano letivo de 2024-2025. Para além das aulas lecionadas e respetiva planificação, apresentam-se também todas as atividades curriculares e extracurriculares em que estivemos envolvidos na escola.
- A escrita na sala de aula - Do resumo à síntese: planificação e redaçãoPublication . Nunes, Juliana Filipa dos Santos; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, João José SerraO presente relatório é constituído por três partes distintas. A primeira parte é composta por uma vertente científica, onde se apresentarão conceitos diretamente relacionados com a escrita, nomeadamente no que concerne à prática do resumo e da síntese em contexto pedagógico, sendo este o tema principal deste trabalho, bem como os modelos pedagógicos que sustentam tais práticas de escrita. Desenvolvemos e refletimos sobre a escrita processual, o conceito de “Escreventes capazes”, o papel que o resumo e a síntese têm na compreensão leitora, como também iremos expor a forma eficaz de se produzir um resumo e uma síntese. A segunda parte refere-se ao Estágio Pedagógico no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde iremos refletir e expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Por fim, na terceira parte, será exposto e examinado o trabalho realizado no contexto educativo, relacionado com as atividades de resumo e síntese.
- Entre o Sertão e o Clássico: Traços do herói homérico na obra de Guimarães RosaPublication . Miranda, Jacqueline de Sousa; Manso, José Henrique RodriguesEsta dissertação propõe uma investigação sobre a construção da masculinidade heroica na obra de João Guimarães Rosa (1908-1967), com foco na recriação simbólica de arquétipos clássicos, especialmente os da epopeia grega. A partir da análise de personagens masculinos como Riobaldo, Diadorim, Hermógenes e Zé Bebelo, presentes em Grande Sertão: Veredas (1956), Sagarana (1946) e Primeiras Estórias (1962), busca-se compreender de que modo Rosa reelabora, a partir do sertão brasileiro, figuras heroicas que dialogam com modelos como Aquiles, Ulisses, Agamémnon, Ájax e Pátroclo. Longe de constituírem tipos locais ou apenas representações históricas do jagunço, estes personagens são tratados como figuras simbólicas, existenciais e trágicas, cujas trajetórias ecoam as grandes estruturas do mito. A fundamentação teórica da pesquisa parte de uma abordagem comparativista e interdisciplinar, que articula literatura brasileira, mitologia clássica, psicanálise arquetípica e estudos de género. O conceito de arquétipo, desenvolvido por Carl Gustav Jung (1875-1961), é fundamental para a leitura simbólica dos personagens, bem como as reflexões de Joseph Campbell (1904-1987) sobre a jornada do herói e de Mircea Eliade sobre a função do mito no imaginário coletivo. Além disso, a leitura direta dos cadernos de estudo de Guimarães Rosa, especialmente aquele intitulado Dante (1265-1321), Homero, La Fontaine, e os registos do Diário em Paris, evidenciam o contacto consciente do autor com a epopeia de Homero, cujas traduções e reflexões o acompanharam no processo de criação das suas principais obras. A dissertação está organizada em quatro capítulos principais. O primeiro traça o percurso teórico dos conceitos de herói, arquétipo, jornada e tragédia, com base em autores como Aristóteles, Jung, Campbell, Butler e Vernant. O segundo capítulo examina a masculinidade nas obras rosianas, entendendo o jagunço como uma figura que articula força, sensibilidade, honra e silêncio. O terceiro capítulo opera uma leitura comparada entre os personagens de Rosa e os heróis da Ilíada e da Odisseia, destacando as ressonâncias entre a travessia de Riobaldo e a errância de Ulisses, o sacrifício de Diadorim e o pathos trágico de Aquiles, entre outros paralelos simbólicos. O quarto capítulo aprofunda o aspeto simbólico e psicanalítico da masculinidade rosiana, mostrando de que modo o herói sertanejo opera uma síntese cultural entre o épico clássico e a ética moderna. Conclui-se que Guimarães Rosa constrói, por meio da linguagem e da ambiguidade narrativa, um “universo sertanejo” que ressignifica os modelos heroicos da Antiguidade, transformando o sertão em palco de questões universais sobre destino, honra, amor, dúvida e sacrifício. A dissertação oferece, assim, uma contribuição para os estudos literários ao demonstrar como a literatura rosiana ultrapassa o regionalismo, incorporando e reinventando os mitos fundadores da cultura ocidental.
- A importância da componente fonológica na aprendizagem (e ensino) do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE): Estudo e reflexão nas aulas do Ensino Básico e SecundárioPublication . Nunes, Mariana Caniço; Diéguez, José Ignacio VázquezO presente estudo teve como objetivo investigar e analisar a componente fonológica (e fonética) na aprendizagem dos sons da língua espanhola, assim como o ensino destes sons por parte dos docentes e verificar como se estabelecem nos manuais escolares de ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) adotados pelas escolas portuguesas. Interessou-nos refletir sobre os processos através dos quais o aluno português assimila os novos sons, bem como compreender de que forma é apreendida a ortografia associada a esses sons. Neste sentido, foi essencial abordar a competência que permite ao aluno desenvolver esta aprendizagem: a consciência fonológica. Durante o processo de aquisição destes novos sons, ou da pronúncia diferenciada de sons comuns às duas línguas, os alunos portugueses tendem a cometer erros que, por vezes, não são corrigidos de forma individualizada, mas sim integrados no contexto global da palavra. O nosso objetivo foi, assim, observar e analisar (i) quais os tipos de erros fonológicos (e fonéticos) mais frequentes entre os alunos e (ii) que explicações são fornecidas pelos docentes ou pelos manuais para o treino e correção dos sons em causa. A segunda parte do relatório centra-se nas reflexões sobre o Estágio Pedagógico, incluindo a caracterização da escola, do Núcleo de Estágio e das turmas. Apresenta-se, ainda, uma análise das aulas observadas em Português e Espanhol.
- Projeto INOVA9 Estratégias especificas para a aula de portuguêsPublication . Lasca, Lara Sofia Gomes; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO estudo explora de forma aprofundada o conceito de estratégia pedagógica, contextualizando-o no ambiente educativo, com uma caracterização detalhada e apresentação de alguns modelos teóricos que fundamentam a sua aplicação. Esses modelos, baseados em princípios científicos e pedagógicos, foram analisados para compreender a adaptabilidade e eficácia no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Igualmente, tratamos o conceito de literacia, abrangente ao projeto desenvolvido. No âmbito do estágio pedagógico, – Prática de Ensino Supervisionada (PES) –, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, procedeu-se à escolha criteriosa de um modelo estratégico. Este foi posteriormente adaptado e implementado numa turma específica, estabelecendo-se um paralelismo com as estratégias já aplicadas no projeto Inova9, conhecido por promover práticas inovadoras e colaborativas no ensino. Essa abordagem permitiu não apenas a adaptação do modelo ao contexto real da sala de aula, mas também trouxe uma reflexão crítica sobre como as estratégias pedagógicas podem ser ajustadas às necessidades específicas dos alunos. Paralelamente, foi realizada uma análise de reflexão de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, abrangendo a dinâmica da escola, a interação com os colegas docentes e a implementação de práticas pedagógicas adaptadas ao contexto escolar. Essa vivência prática mostrou-se essencial para a construção de uma base sólida de competências profissionais, sendo um marco importante na minha formação enquanto futura docente de português e espanhol. A experiência não apenas enriqueceu a minha compreensão teórica e prática sobre o ensino de línguas, mas também ressaltou a importância de uma abordagem estratégica, reflexiva e inovadora no processo de ensino-aprendizagem, fatores que considero determinantes para a minha carreira docente.
- Uma proposta de treinamento online de Português Língua Não Materna (PLNM)Publication . Lopes, Thiago Cavalcante; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarEste projeto apresenta o desenvolvimento e a implementação de um treinamento online para o ensino de português como língua não materna (PLNM), com o objetivo de promover a disseminação da língua portuguesa e das culturas brasileira e de outros países lusófonos no contexto global. A proposta utilizou metodologias como a intercompreensão e a abordagem comunicativa, além de combinar atividades síncronas e assíncronas para otimizar o aprendizado. Ferramentas tecnológicas, como a plataforma Hotmart, Google Meet, Telegram e Duocards, foram aplicadas para facilitar a organização dos materiais, a prática e a autonomia dos aprendentes. O projeto-piloto permitiu analisar tanto os benefícios quanto os desafios da implementação, incluindo problemas técnicos e dificuldades de engajamento dos alunos, propondo soluções para superá-los. Os resultados sugerem que o modelo de treinamento pode ser expandido para incluir uma maior diversidade cultural dos países lusófonos e que ele está preparado para evoluir constantemente para responder às evoluções tecnológicas e às demandas de um público global e conectado. Conclui-se que o ensino de PLNM, com a combinação de métodos pedagógicos inovadores e recursos tecnológicos, tem o potencial de promover uma experiência de aprendizado enriquecedora e acessível.
- Cultura e Religião no ambiente português: o fenómeno mitológico no pensamento de Miguel Real à luz da obra Fátima e a Cultura PortuguesaPublication . Bueno, Luiz Augusto Corrêa; Luis, Carla Sofia Gomes XavierA presente dissertação de Mestrado pretende cumprir o desiderato de estudar a relação entre a cultura e a religião no ambiente português, centrando-se eminentemente na análise do fenómeno de Fátima a partir do pensamento e cosmovisão do filósofo, ensaísta e escritor Miguel Real, sob a luz e a hermenêutica de sua obra em especial de Fátima e a Cultura Portuguesa. Procura-se, por conseguinte, perceber a forma como os elementos fenomenológicos e religiosos não só influenciam a sociedade portuguesa como também transformam Fátima num mito cultural.
- Representações femininas nos manuais escolares: uma análise das imagens presentes nos manuais de ELE do 7º ano e do 9º ano do 3º ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Andreia Marina Dias; Miguez, Ana Belén CaoO presente relatório de estágio interessa-se pelo modo em que as mulheres são representadas nos manuais escolares utilizados no ensino obrigatório português, visto o papel tão destacado deste recurso didático nas aulas, bem como o seu potencial impacto no desenvolvimento social e identitário dos discentes que dele se servem no processo de aprendizagem. Mais concretamente, o trabalho põe o foco nos manuais escolares destinados à aprendizagem de uma língua estrangeira (neste caso, a espanhola), oferecendo um estudo baseado na análise das imagens femininas que aparecem em manuais de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), de diferentes editoras e anos, empregues no contexto do Ensino Básico (7º e 9º anos). Tendo em conta a evolução do papel social da mulher e a relevância da escola no sentido de acompanhar as mudanças da sociedade em que se insere, o objetivo é apurar quais as representações femininas (e masculinas) presentes nesses manuais, procurando saber se cumprem ou não as diretrizes e recomendações institucionais relativas à eliminação de estereótipos de género. Uma vez que o tema investigado neste trabalho surge no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) numa escola da cidade da Covilhã ao longo do ano letivo 2021/2022, nestas páginas será igualmente desenvolvida uma contextualização, descrição e reflexão relativa à referida experiência formativa.
- Dados sobre o Português Falado na Beira Baixa: Variação e MudançaPublication . Inácio, Joana Carolina Pires; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO presente trabalho de investigação visa analisar a variação e a mudança linguísticas do Português Europeu, com foco na zona da Beira Baixa. O estudo examina o falar da região em termos fonéticos, morfossintáticos e lexicais, tendo por objetivo compreender como esses elementos contribuem para a identidade linguística local e como os mesmos têm evoluído ao longo de um período estipulado de cerca de 50 anos, com início em 1970 até à atualidade, entre falantes naturais da Beira Baixa de faixas etárias distintas. Utilizando uma abordagem sociolinguística, são analisados dados linguísticos recolhidos (por meio de entrevistas e de um questionário) em áreas rurais da região. Os resultados revelam padrões relevantes de variação e mudança, destacando influências históricas, sociais e geográficas na configuração do falar da região. Desta forma, o trabalho contribui para uma melhor compreensão da diversidade linguística em Portugal, bem como para o estudo da dinâmica dos falares regionais, tendo como principal foco o falar da Beira Baixa.
- A Literatura Comparada na Aula de Português: Uso didático de materiais artísticos, cinematográficos, publicitários e televisivos na pedagogia da Língua Portuguesa no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Rafael José Mónica; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoO presente relatório de estágio tem como objetivo comprovar se, ao adotando recursos relacionados com a Literatura Comparada para o 3º ciclo do Ensino Básico, isso seria uma alternativa viável, não só para dinamizar as aulas, como também para consolidar a aprendizagem. Deste modo, ao longo dos capítulos iniciais presentes na primeira parte deste relatório, falaremos da evolução da Literatura Comparada, indicaremos diversas questões referentes às diferentes relações da literatura com as várias formas de arte e as vantagens na utilização de recursos ligados ao ramo dos estudos comparados em contexto de sala de aula. Para verificar estas questões, iremos realizar observações diretas nas aulas do mestrando, assim como um inquérito para aprofundar os pareceres dos discentes.
