FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Representações femininas nos manuais escolares: uma análise das imagens presentes nos manuais de ELE do 7º ano e do 9º ano do 3º ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Andreia Marina Dias; Miguez, Ana Belén CaoO presente relatório de estágio interessa-se pelo modo em que as mulheres são representadas nos manuais escolares utilizados no ensino obrigatório português, visto o papel tão destacado deste recurso didático nas aulas, bem como o seu potencial impacto no desenvolvimento social e identitário dos discentes que dele se servem no processo de aprendizagem. Mais concretamente, o trabalho põe o foco nos manuais escolares destinados à aprendizagem de uma língua estrangeira (neste caso, a espanhola), oferecendo um estudo baseado na análise das imagens femininas que aparecem em manuais de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), de diferentes editoras e anos, empregues no contexto do Ensino Básico (7º e 9º anos). Tendo em conta a evolução do papel social da mulher e a relevância da escola no sentido de acompanhar as mudanças da sociedade em que se insere, o objetivo é apurar quais as representações femininas (e masculinas) presentes nesses manuais, procurando saber se cumprem ou não as diretrizes e recomendações institucionais relativas à eliminação de estereótipos de género. Uma vez que o tema investigado neste trabalho surge no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) numa escola da cidade da Covilhã ao longo do ano letivo 2021/2022, nestas páginas será igualmente desenvolvida uma contextualização, descrição e reflexão relativa à referida experiência formativa.
- Dados sobre o Português Falado na Beira Baixa: Variação e MudançaPublication . Inácio, Joana Carolina Pires; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO presente trabalho de investigação visa analisar a variação e a mudança linguísticas do Português Europeu, com foco na zona da Beira Baixa. O estudo examina o falar da região em termos fonéticos, morfossintáticos e lexicais, tendo por objetivo compreender como esses elementos contribuem para a identidade linguística local e como os mesmos têm evoluído ao longo de um período estipulado de cerca de 50 anos, com início em 1970 até à atualidade, entre falantes naturais da Beira Baixa de faixas etárias distintas. Utilizando uma abordagem sociolinguística, são analisados dados linguísticos recolhidos (por meio de entrevistas e de um questionário) em áreas rurais da região. Os resultados revelam padrões relevantes de variação e mudança, destacando influências históricas, sociais e geográficas na configuração do falar da região. Desta forma, o trabalho contribui para uma melhor compreensão da diversidade linguística em Portugal, bem como para o estudo da dinâmica dos falares regionais, tendo como principal foco o falar da Beira Baixa.
- A Literatura Comparada na Aula de Português: Uso didático de materiais artísticos, cinematográficos, publicitários e televisivos na pedagogia da Língua Portuguesa no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Rafael José Mónica; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoO presente relatório de estágio tem como objetivo comprovar se, ao adotando recursos relacionados com a Literatura Comparada para o 3º ciclo do Ensino Básico, isso seria uma alternativa viável, não só para dinamizar as aulas, como também para consolidar a aprendizagem. Deste modo, ao longo dos capítulos iniciais presentes na primeira parte deste relatório, falaremos da evolução da Literatura Comparada, indicaremos diversas questões referentes às diferentes relações da literatura com as várias formas de arte e as vantagens na utilização de recursos ligados ao ramo dos estudos comparados em contexto de sala de aula. Para verificar estas questões, iremos realizar observações diretas nas aulas do mestrando, assim como um inquérito para aprofundar os pareceres dos discentes.
- A Escrita Processual: A importância da planificaçãoPublication . Moreno, Mariana Pacheco; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, João José SerraNo âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no Agrupamento de Escolas do Fundão, sob orientação da professora Maria de Jesus Lopes e, integrado no programa de Português das turmas selecionadas para o efeito, procedeu-se à produção de um texto expositivo, onde metade da turma teve a oportunidade de exercitar a escrita tendo por base uma planificação e, a outra metade procedeu de imediato à escrita do texto solicitado, sem planificação. Os resultados demonstraram a importância da planificação com estratégias adequadas, para que os alunos possam tornar-se bons escreventes. Procedeu-se ainda a uma reflexão que versa sobre a prática pedagógica e a importância que esta adquire no Mestrado supracitado.
- A competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol Língua Estrangeira no contexto do Ensino Básico (3º Ciclo) e do Ensino SecundárioPublication . Oliveira, Maria Carneiro de; Diéguez, José Ignacio VázquezA aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo dinâmico e desafiador. A sua aquisição, mesmo em processos iniciais, é um desafio que envolve a assimilação de novos códigos linguísticos e estruturas gramaticais. Este relatório de estágio tem como objetivo investigar se os alunos do décimo ano (iniciação) demonstram um conhecimento mais aprofundado sobre a língua espanhola (componente gramatical) em comparação com os alunos do sétimo ano. Ambos os anos de escolarização referidos estudam a língua espanhola pela primeira vez. A primeira parte (Investigação) pretende verificar qual é a competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol como Língua Estrangeira na sua formação no Ciclo Básico e no Secundário, tendo em conta o conhecimento prévio que possuem da língua materna (o Português). Pretende-se confirmar, a partir de um inquérito, se esse conhecimento os beneficia, nomeadamente, entre alunos do 7º ano e do 10º ano (iniciação). A segunda parte (Prática de Ensino Supervisionada) recolhe todas as experiências, conhecimentos e vivências que tiveram lugar ao longo do ano em que o estágio decorreu.
- Mensagens Épicas: a didática do Herói e do Anti-HeróiPublication . Carvalho, Marco António Azevedo; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoA presente investigação visa apresentar uma perspetiva geral e diacrónica de conteúdos selecionados de Educação Literária do Ensino Secundário Regular (10.º, 11.º e 12.º anos), atendendo às figuras míticas e épicas de Heróis e Anti-heróis ao longo das páginas seculares da literatura portuguesa. Com efeito, apresentar-se-ão várias propostas de análise de conteúdos literários (v. gr. contextos histórico-literários, linhas temáticas, caracterização de personagens e comparações entre si) que servirão como um novo complemento de estudo a alunos que frequentem a disciplina de Português ao longo do ciclo de ensino anteriormente referido. Este trabalho dará primazia ao estudo e à didática do Herói e do Anti-Herói ao longo da literatura portuguesa, atendendo ao programa atualmente estabelecido para a disciplina.
- Literacia e Escola: Proposta de um Plano Local de LeituraPublication . Trindade, Inês Alexandra Duarte; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, JoãoO trabalho apresentado engloba a PES (prática de ensino supervisionada) na Escola Secundária do Fundão, bem como, um projeto intitulado: “Proposta de um plano local de leitura- Livros na Rua”. O conceito de leitura é transversal ao trabalho já que também é igualmente transversal a todas as áreas do saber, bem como os conceitos de cultura e de literacia que são igualmente aqui clarificados, bem como na ótica de autores consagrados que remetemos para a bibliografia. Os objetivos elencados foram atingidos. As reflexões finais encerram esta dissertação.
- A importância da leitura na aquisição de conhecimentos ao longo do 3°ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Ana Carneiro de; Manso, José Henrique RodriguesEste relatório de estágio tem como objetivo averiguar os hábitos de leitura e, consequentemente, a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos que frequentam o terceiro ciclo do ensino básico, particularmente os estudantes do sétimo e do oitavo ano, dado que trabalhámos com este nível de ensino na nossa prática pedagógica. Toda a comunidade escolar desempenha um papel fundamental para a criação de hábitos de leitura, desde os professores aos bibliotecários. Não esqueçamos, porém, que os pais dos alunos também desempenham um papel fundamental para os hábitos de leitura e são parceiros ativos no desenvolvimento dos hábitos de leitura. Na primeira parte do relatório de estágio, aprofundaremos o aspeto teórico que escolhemos como tema para este trabalho – a leitura –, primeiramente através da leitura de bibliografia autorizada sobre o tema e, numa segunda fase, realizando um estudo empírico do tema nas turmas de português com que trabalhámos ao longo do ano letivo. Interessa-nos particularmente medir os reflexos que a leitura tem na aquisição de conhecimentos no 3º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, daremos conta da nossa atividade letiva em Português e em Espanhol, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, ao longo do presente ano letivo de 2023-2024. Além das aulas lecionadas e respetiva planificação, apresentaremos também todas as outras atividades curriculares e extracurriculares em que estivermos envolvidos na escola.
- Escrita e leitura em interação: resumo e síntese, estratégias em contexto pedagógicoPublication . Santos, Bárbara Alexandra Marialva dos; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, JoãoO trabalho oferece uma visão sobre os modelos pedagógicos explicativos do processo de escrita. Após a desconstrução dos conceitos presentes no modelo, efetuou-se uma experiência em sala de aula visando as diferenças entre resumo e síntese, no sentido de testar a compreensão leitora dos alunos, bem como a capacidade de realização das tarefas supracitadas. Simultaneamente procede-se à reflexão sobre o estágio pedagógico sustentado na PES, no Agrupamento de Escolas do Fundão.
- Contributos para uma Redefinição do Conceito de Interlíngua: Aplicações à Aquisição e Aprendizagem do Português e do EspanholPublication . Queirós, Inês Clara Ferreira; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosEste Relatório investiga a noção de interlíngua e os seus reflexos na produção escrita de alunos do 8º ano. O objetivo principal é analisar os erros gramaticais cometidos por estes alunos, procurando compreender as características e alguns padrões encontrados. A pesquisa baseia-se na recolha de textos escritos pelos estudantes, nos quais foram identificados e categorizados os erros em diferentes níveis gramaticais, nomeadamente no âmbito da morfologia, da sintaxe e da pontuação. Acresce que foram estabelecidas perguntas de pesquisa para orientar a investigação, como: (i) quais são os principais erros gramaticais encontrados nos textos dos alunos?; (ii) existe alguma relação entre os erros e o estádio de desenvolvimento da interlíngua em que se encontram?; (iii) esses erros podem ser explicados por interferência com a língua materna? A análise dos dados revelou padrões recorrentes de erros gramaticais, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso correto da língua alvo. Verificou-se que os erros ocorrem em diferentes aspetos gramaticais, como a concordância verbal, o uso de tempos verbais, pronomes e vocabulário. A consciencialização dos alunos sobre esses erros e a aplicação de estratégias cognitivas e metacognitivas foram consideradas importantes para a superação das dificuldades. Outro aspeto investigado foi o impacto do feedback corretivo personalizado na melhoria das habilidades gramaticais dos alunos. Verificou-se que o referido feedback individualizado, fornecido de forma contextualizada e construtiva, desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem da língua alvo, auxiliando na identificação e correção dos erros. Assim, para compreendermos a interlíngua e a sua influência na produção escrita dos alunos do 8º ano, foi fundamental analisar os erros gramaticais cometidos neste nível de aprendizagem e fazer uma pesquisa sólida, fundamentada e rigorosa sobre a interlíngua. Por isso, a primeira parte deste Relatório é uma investigação teórica sobre este conceito e sobre os processos que fazem parte da interlíngua. Refiro, ainda, algumas investigações/teorias que me pareceram importantes abordar. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão da interlíngua e para os seus reflexos nos erros gramaticais dos alunos do 8º ano. Propõe-se que as estratégias pedagógicas sejam focadas na consciencialização dos erros, no feedback personalizado e na promoção da prática intensiva da língua alvo, a fim de facilitarem o desenvolvimento das habilidades gramaticais e o aprimoramento da produção escrita dos alunos.