FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Uma proposta de treinamento online de Português Língua Não Materna (PLNM)Publication . Lopes, Thiago Cavalcante; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarEste projeto apresenta o desenvolvimento e a implementação de um treinamento online para o ensino de português como língua não materna (PLNM), com o objetivo de promover a disseminação da língua portuguesa e das culturas brasileira e de outros países lusófonos no contexto global. A proposta utilizou metodologias como a intercompreensão e a abordagem comunicativa, além de combinar atividades síncronas e assíncronas para otimizar o aprendizado. Ferramentas tecnológicas, como a plataforma Hotmart, Google Meet, Telegram e Duocards, foram aplicadas para facilitar a organização dos materiais, a prática e a autonomia dos aprendentes. O projeto-piloto permitiu analisar tanto os benefícios quanto os desafios da implementação, incluindo problemas técnicos e dificuldades de engajamento dos alunos, propondo soluções para superá-los. Os resultados sugerem que o modelo de treinamento pode ser expandido para incluir uma maior diversidade cultural dos países lusófonos e que ele está preparado para evoluir constantemente para responder às evoluções tecnológicas e às demandas de um público global e conectado. Conclui-se que o ensino de PLNM, com a combinação de métodos pedagógicos inovadores e recursos tecnológicos, tem o potencial de promover uma experiência de aprendizado enriquecedora e acessível.
- Cultura e Religião no ambiente português: o fenómeno mitológico no pensamento de Miguel Real à luz da obra Fátima e a Cultura PortuguesaPublication . Bueno, Luiz Augusto Corrêa; Luis, Carla Sofia Gomes XavierA presente dissertação de Mestrado pretende cumprir o desiderato de estudar a relação entre a cultura e a religião no ambiente português, centrando-se eminentemente na análise do fenómeno de Fátima a partir do pensamento e cosmovisão do filósofo, ensaísta e escritor Miguel Real, sob a luz e a hermenêutica de sua obra em especial de Fátima e a Cultura Portuguesa. Procura-se, por conseguinte, perceber a forma como os elementos fenomenológicos e religiosos não só influenciam a sociedade portuguesa como também transformam Fátima num mito cultural.
- Representações femininas nos manuais escolares: uma análise das imagens presentes nos manuais de ELE do 7º ano e do 9º ano do 3º ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Andreia Marina Dias; Miguez, Ana Belén CaoO presente relatório de estágio interessa-se pelo modo em que as mulheres são representadas nos manuais escolares utilizados no ensino obrigatório português, visto o papel tão destacado deste recurso didático nas aulas, bem como o seu potencial impacto no desenvolvimento social e identitário dos discentes que dele se servem no processo de aprendizagem. Mais concretamente, o trabalho põe o foco nos manuais escolares destinados à aprendizagem de uma língua estrangeira (neste caso, a espanhola), oferecendo um estudo baseado na análise das imagens femininas que aparecem em manuais de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), de diferentes editoras e anos, empregues no contexto do Ensino Básico (7º e 9º anos). Tendo em conta a evolução do papel social da mulher e a relevância da escola no sentido de acompanhar as mudanças da sociedade em que se insere, o objetivo é apurar quais as representações femininas (e masculinas) presentes nesses manuais, procurando saber se cumprem ou não as diretrizes e recomendações institucionais relativas à eliminação de estereótipos de género. Uma vez que o tema investigado neste trabalho surge no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) numa escola da cidade da Covilhã ao longo do ano letivo 2021/2022, nestas páginas será igualmente desenvolvida uma contextualização, descrição e reflexão relativa à referida experiência formativa.
- Dados sobre o Português Falado na Beira Baixa: Variação e MudançaPublication . Inácio, Joana Carolina Pires; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO presente trabalho de investigação visa analisar a variação e a mudança linguísticas do Português Europeu, com foco na zona da Beira Baixa. O estudo examina o falar da região em termos fonéticos, morfossintáticos e lexicais, tendo por objetivo compreender como esses elementos contribuem para a identidade linguística local e como os mesmos têm evoluído ao longo de um período estipulado de cerca de 50 anos, com início em 1970 até à atualidade, entre falantes naturais da Beira Baixa de faixas etárias distintas. Utilizando uma abordagem sociolinguística, são analisados dados linguísticos recolhidos (por meio de entrevistas e de um questionário) em áreas rurais da região. Os resultados revelam padrões relevantes de variação e mudança, destacando influências históricas, sociais e geográficas na configuração do falar da região. Desta forma, o trabalho contribui para uma melhor compreensão da diversidade linguística em Portugal, bem como para o estudo da dinâmica dos falares regionais, tendo como principal foco o falar da Beira Baixa.
- A Literatura Comparada na Aula de Português: Uso didático de materiais artísticos, cinematográficos, publicitários e televisivos na pedagogia da Língua Portuguesa no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Rafael José Mónica; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoO presente relatório de estágio tem como objetivo comprovar se, ao adotando recursos relacionados com a Literatura Comparada para o 3º ciclo do Ensino Básico, isso seria uma alternativa viável, não só para dinamizar as aulas, como também para consolidar a aprendizagem. Deste modo, ao longo dos capítulos iniciais presentes na primeira parte deste relatório, falaremos da evolução da Literatura Comparada, indicaremos diversas questões referentes às diferentes relações da literatura com as várias formas de arte e as vantagens na utilização de recursos ligados ao ramo dos estudos comparados em contexto de sala de aula. Para verificar estas questões, iremos realizar observações diretas nas aulas do mestrando, assim como um inquérito para aprofundar os pareceres dos discentes.
- A Escrita Processual: A importância da planificaçãoPublication . Moreno, Mariana Pacheco; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, João José SerraNo âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no Agrupamento de Escolas do Fundão, sob orientação da professora Maria de Jesus Lopes e, integrado no programa de Português das turmas selecionadas para o efeito, procedeu-se à produção de um texto expositivo, onde metade da turma teve a oportunidade de exercitar a escrita tendo por base uma planificação e, a outra metade procedeu de imediato à escrita do texto solicitado, sem planificação. Os resultados demonstraram a importância da planificação com estratégias adequadas, para que os alunos possam tornar-se bons escreventes. Procedeu-se ainda a uma reflexão que versa sobre a prática pedagógica e a importância que esta adquire no Mestrado supracitado.
- A competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol Língua Estrangeira no contexto do Ensino Básico (3º Ciclo) e do Ensino SecundárioPublication . Oliveira, Maria Carneiro de; Diéguez, José Ignacio VázquezA aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo dinâmico e desafiador. A sua aquisição, mesmo em processos iniciais, é um desafio que envolve a assimilação de novos códigos linguísticos e estruturas gramaticais. Este relatório de estágio tem como objetivo investigar se os alunos do décimo ano (iniciação) demonstram um conhecimento mais aprofundado sobre a língua espanhola (componente gramatical) em comparação com os alunos do sétimo ano. Ambos os anos de escolarização referidos estudam a língua espanhola pela primeira vez. A primeira parte (Investigação) pretende verificar qual é a competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol como Língua Estrangeira na sua formação no Ciclo Básico e no Secundário, tendo em conta o conhecimento prévio que possuem da língua materna (o Português). Pretende-se confirmar, a partir de um inquérito, se esse conhecimento os beneficia, nomeadamente, entre alunos do 7º ano e do 10º ano (iniciação). A segunda parte (Prática de Ensino Supervisionada) recolhe todas as experiências, conhecimentos e vivências que tiveram lugar ao longo do ano em que o estágio decorreu.
- Mensagens Épicas: a didática do Herói e do Anti-HeróiPublication . Carvalho, Marco António Azevedo; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoA presente investigação visa apresentar uma perspetiva geral e diacrónica de conteúdos selecionados de Educação Literária do Ensino Secundário Regular (10.º, 11.º e 12.º anos), atendendo às figuras míticas e épicas de Heróis e Anti-heróis ao longo das páginas seculares da literatura portuguesa. Com efeito, apresentar-se-ão várias propostas de análise de conteúdos literários (v. gr. contextos histórico-literários, linhas temáticas, caracterização de personagens e comparações entre si) que servirão como um novo complemento de estudo a alunos que frequentem a disciplina de Português ao longo do ciclo de ensino anteriormente referido. Este trabalho dará primazia ao estudo e à didática do Herói e do Anti-Herói ao longo da literatura portuguesa, atendendo ao programa atualmente estabelecido para a disciplina.
- Literacia e Escola: Proposta de um Plano Local de LeituraPublication . Trindade, Inês Alexandra Duarte; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, JoãoO trabalho apresentado engloba a PES (prática de ensino supervisionada) na Escola Secundária do Fundão, bem como, um projeto intitulado: “Proposta de um plano local de leitura- Livros na Rua”. O conceito de leitura é transversal ao trabalho já que também é igualmente transversal a todas as áreas do saber, bem como os conceitos de cultura e de literacia que são igualmente aqui clarificados, bem como na ótica de autores consagrados que remetemos para a bibliografia. Os objetivos elencados foram atingidos. As reflexões finais encerram esta dissertação.
- A importância da leitura na aquisição de conhecimentos ao longo do 3°ciclo do ensino básicoPublication . Oliveira, Ana Carneiro de; Manso, José Henrique RodriguesEste relatório de estágio tem como objetivo averiguar os hábitos de leitura e, consequentemente, a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos que frequentam o terceiro ciclo do ensino básico, particularmente os estudantes do sétimo e do oitavo ano, dado que trabalhámos com este nível de ensino na nossa prática pedagógica. Toda a comunidade escolar desempenha um papel fundamental para a criação de hábitos de leitura, desde os professores aos bibliotecários. Não esqueçamos, porém, que os pais dos alunos também desempenham um papel fundamental para os hábitos de leitura e são parceiros ativos no desenvolvimento dos hábitos de leitura. Na primeira parte do relatório de estágio, aprofundaremos o aspeto teórico que escolhemos como tema para este trabalho – a leitura –, primeiramente através da leitura de bibliografia autorizada sobre o tema e, numa segunda fase, realizando um estudo empírico do tema nas turmas de português com que trabalhámos ao longo do ano letivo. Interessa-nos particularmente medir os reflexos que a leitura tem na aquisição de conhecimentos no 3º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte deste trabalho, daremos conta da nossa atividade letiva em Português e em Espanhol, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, ao longo do presente ano letivo de 2023-2024. Além das aulas lecionadas e respetiva planificação, apresentaremos também todas as outras atividades curriculares e extracurriculares em que estivermos envolvidos na escola.
