Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-23"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- O Instagram como Ferramenta Estratégica de Comunicação Turística: Análise das ERT’s de Portugal ContinentalPublication . Salvado, Diogo João Proença Querido; Estevão, Cristina Maria SantosA imagem do destino turístico exerce um papel determinante no processo de decisão dos turistas, influenciando desde a escolha do destino até à decisão de viajar, revisitar e recomendar, sendo fundamental para a satisfação, fidelização e construção de uma ligação emocional com o destino. Neste contexto, as redes sociais e, em particular, o Instagram, afirmaram-se como canais estratégicos para a comunicação e promoção de destinos turísticos, permitindo às entidades responsáveis gerir e projetar a imagem dos territórios junto de potenciais turistas, comunicando através das suas páginas oficiais. O presente estudo visa analisar a forma como as Entidades Regionais de Turismo (ERT’s) de Portugal Continental utilizam o Instagram para promover a imagem dos seus destinos e experiências turísticas, explorando os atributos mais frequentemente comunicados e os tipos de experiências associados. Partindo de uma investigação de natureza exploratória e de um estudo de casos múltiplos, foi aplicada uma metodologia mista, combinando a análise quantitativa do engagement (likes e comentários), com a análise qualitativa dos conteúdos presentes nas descrições dos posts realizados pelas ERT’s na rede social. A análise incidiu sobre 1023 publicações, recolhidas entre 5 maio e 31 de dezembro de 2023, nos perfis oficiais das cinco ERT’s de Portugal Continental. Os resultados evidenciaram que as ERT’s comunicam predominantemente atributos ligados a elementos históricos e culturais, e a recursos naturais, promovendo, sobretudo, experiências de caráter estético e, com menor expressão, de entretenimento. Em termos de engagement, destacaram-se as regiões do Centro de Portugal e Alentejo.
- A importância da componente fonológica na aprendizagem (e ensino) do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE): Estudo e reflexão nas aulas do Ensino Básico e SecundárioPublication . Nunes, Mariana Caniço; Diéguez, José Ignacio VázquezO presente estudo teve como objetivo investigar e analisar a componente fonológica (e fonética) na aprendizagem dos sons da língua espanhola, assim como o ensino destes sons por parte dos docentes e verificar como se estabelecem nos manuais escolares de ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) adotados pelas escolas portuguesas. Interessou-nos refletir sobre os processos através dos quais o aluno português assimila os novos sons, bem como compreender de que forma é apreendida a ortografia associada a esses sons. Neste sentido, foi essencial abordar a competência que permite ao aluno desenvolver esta aprendizagem: a consciência fonológica. Durante o processo de aquisição destes novos sons, ou da pronúncia diferenciada de sons comuns às duas línguas, os alunos portugueses tendem a cometer erros que, por vezes, não são corrigidos de forma individualizada, mas sim integrados no contexto global da palavra. O nosso objetivo foi, assim, observar e analisar (i) quais os tipos de erros fonológicos (e fonéticos) mais frequentes entre os alunos e (ii) que explicações são fornecidas pelos docentes ou pelos manuais para o treino e correção dos sons em causa. A segunda parte do relatório centra-se nas reflexões sobre o Estágio Pedagógico, incluindo a caracterização da escola, do Núcleo de Estágio e das turmas. Apresenta-se, ainda, uma análise das aulas observadas em Português e Espanhol.
- Comparação entre estratégias de ensino multinível e mononível na lecionação de uma unidade didática de BasquetebolPublication . Teixeira, Bruno Borges; Ferraz, Ricardo Manuel PiresEste documento foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no 2.º ciclo de estudos, nomeadamente, no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior. Esta etapa ocorreu no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, na Covilhã. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois Capítulos, denominados de “Intervenção Pedagógica” e “Investigação e Inovação Pedagógica”, respetivamente. O primeiro refere-se à atuação prática no estabelecimento de ensino, relatando ao pormenor cada área de intervenção escolar. O segundo diz respeito ao desenvolvimento de uma investigação, com o propósito de um melhor entendimento sobre a eficácia de diferentes abordagens ao planeamento de ensino em Educação Física. A investigação compara resultados entre dois grupos, numa Unidade Didática de Basquetebol, em que se aplicaram duas metodologias distintas, mais propriamente, a abordagem mono-nível e abordagem multi-nível.
- Os efeitos do uso do Feedback Positivo e Corretivo no desempenho dos Alunos na aula de Educação FísicaPublication . Pontífice, Ema Martins; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO documento em questão foi realizado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico, inserida no 2.º ciclo de estudos, nomeadamente, no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior. Esta etapa ocorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois Capítulos, com a nominação de “Intervenção Pedagógica” e “Investigação e Inovação Pedagógica”, respetivamente. O primeiro diz respeito à atuação prática no estabelecimento de ensino, relatando com detalhe cada área de intervenção escolar. O segundo diz respeito ao desenvolvimento de um trabalho de investigação com o propósito de um melhor entendimento sobre a eficácia da aplicação de feedbacks positivos e corretivos, comparando resultados entre dois grupos dentro da mesma turma na Unidade Didática de Basquetebol (Jogos Coletivos), em que se aplicou a metodologia referida em apenas um deles.
- Os efeitos do uso do estilo comando, prática e descoberta guiada na lecionação de uma Unidade Didática de BasquetebolPublication . Abreu, Rúben Almeida de; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico do 2º ciclo de estudos, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2024/2025, e constituiu uma etapa fundamental na consolidação das competências profissionais necessárias para a prática docente. Este documento encontra-se dividido em dois capítulos principais. O primeiro, “Intervenção Pedagógica”, descreve a atuação desenvolvida nos diferentes níveis de ensino (2.º, 3.º ciclo e ensino secundário) abordando o planeamento, a gestão do processo ensino aprendizagem, as estratégias de avaliação, bem como a participação no Desporto Escolar, na assessoria à Direção de Turma e na integração no contexto escolar. O segundo capítulo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, apresenta um estudo realizado no âmbito da Unidade Didática de Basquetebol, que teve como objetivo analisar os efeitos da utilização dos estilos de ensino Comando, Prática e Descoberta Guiada no desenvolvimento do desempenho técnico-tático dos alunos do 10.º ano. Através da aplicação do instrumento de observação GPAI, os resultados evidenciaram melhorias significativas em todos os grupos, verificando-se uma tendência para progressos mais expressivos no grupo submetido ao estilo da Descoberta Guiada, demonstrando o potencial deste modelo na promoção de aprendizagens mais significativas.
- Impacto da separação por género no envolvimento e perceção de esforço nas aulas de futsal em Educação FísicaPublication . Rosa, Francisco José Boialvo; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório descreve as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior, desenvolvido na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. O propósito fundamental do Estágio Pedagógico foi a aplicação prática, em contexto escolar, do desenvolvimento das diversas competências e aprendizagens adquiridas ao longo de todo ano transato, permitindo dessa forma, uma maior capacitação de estratégias e metodologias enquanto futuro professor de Educação Física. O relatório encontra-se separado em dois capítulos, sendo no primeiro, feita a apresentação detalhada de toda a intervenção em contexto escolar, onde é feita uma descrição dos objetivos a alcançar com a realização do estágio, como a intervenção em contexto escolar, a estruturação do planeamento, execução e avaliação das sessões tanto no Ensino Básico, como no Secundário com o desenvolvimento de diversas atividades para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, o Desporto Escolar, o acompanhamento da direção de turma e ainda toda a participação junto da comunidade escolar com a organização e auxilio em diversas atividades direcionadas para os vários agentes presentes no contexto escolar. A realização do Estágio Pedagógico foi fundamental também para a consolidação e aquisição de aprendizagens, conhecimentos teóricos e promoção da reflexão crítica e da relação interpessoal e intrapessoal. O relatório comtempla ainda, o segundo capítulo, onde foi apresentado o Projeto de Investigação realizado em contexto escolar, que contou com a participação de duas turmas da Escola Secundária Quinta das Palmeias em duas aulas práticas e teve como objetivo, avaliar qual o impacto da separação por género no envolvimento e perceção de esforço dos alunos ao longo das aulas de Educação Física na modalidade de futsal. Entre os resultados analisados foi possível observar que, a média de tempo na tarefa, foi superior em aulas onde os alunos se encontravam separados por género, em comparação com a condição de turmas mistas, podendo desse modo em alguns momentos das aulas ser benéfico a separação dos alunos por género.
- O papel do feedback motivacional e do questionamento no desempenho no basquetebol escolarPublication . Madeira, Rúben José Moreira; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório surge na sequência do Estágio Pedagógico (EP), realizado no âmbito do segundo ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, administrado pela Universidade da Beira Interior (UBI). O principal objetivo do EP foi aplicar e desenvolver competências pedagógicas num contexto real de uma escola, promovendo assim a minha formação profissional enquanto professor de Educação Física (EF). O seguinte documento está dividido em dois capítulos que descrevem as aprendizagens e experiências vividas durante o ano letivo 2024/2025. O primeiro, Intervenção Pedagógica, detalha minuciosamente a atuação no processo de ensino, no desporto escolar, na assessoria à direção de turma, na participação na escola e na integração na comunidade escolar. Este EP possibilitou uma experiência rica e significativa, permitindo o desenvolvimento de competências de planeamento, lecionação e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, assim como uma maior consciência do papel do estagiário enquanto agente educativo. A prática supervisionada revelou-se fundamental para consolidar saberes teóricos em contexto prático e para promover uma atitude mais reflexiva e crítica sobre a minha ação pedagógica. No âmbito do EP foi ainda desenvolvido um trabalho de investigação (capítulo II) em que se procurou avaliar o impacto do feedback motivacional e do questionamento no desempenho dos alunos durante o ensino da modalidade de basquetebol, no contexto de EF. Os principais resultados demonstraram melhorias significativas na performance dos alunos, sobretudo ao nível da tomada de decisão e da execução técnica das habilidades motoras. Concluiu-se que o uso destas estratégias pedagógicas contribui para um ensino mais eficaz, promovendo um maior envolvimento por parte dos alunos e consequente aprendizagem motora.
- Análise das motivações e objetivos relativamente à prática de Fitness em estudantes do Ensino SecundárioPublication . Dias, Miguel Amaral; Lourenço, Carla Cristina VieiraO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserida no 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escola do Fundão, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de João Franco e na Escola Secundária do Fundão, durante o ano letivo 2024/2025. O relatório está dividido em duas partes, abordando, no primeiro capítulo o tema da “Intervenção Pedagógica”, onde será apresentado todo o trabalho efetuado ao longo do ano letivo na turma do 6º ano e do 10º ano profissional, tendo sido a segunda turma partilhada com os restantes estagiários. Neste capítulo, estará representado o planeamento, o processo de ensino aprendizagem e a avaliação em cada um dos ciclos. Além disto, todo o trabalho realizado nas atividades ao longo do ano letivo e o acompanhamento da direção de turma. Terá ainda presente um pequeno texto sobre a minha evolução profissional e, por fim, uma reflexão de todo o ano. O segundo capítulo, abordada o tema da “Investigação e Inovação Pedagógica”, que tem como objetivo principal averiguar as motivações e os objetivos relacionados com a prática da modalidade de Fitness dos alunos. O estudo conteve 129 participantes, com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos. Foi elaborado um questionário, ao qual os alunos responderam, e os dados do FITescola também foram utilizados para analisar a condição física dos participantes. O tratamento estatístico foi realizado no programa IBM SPSS Statistics. O estudo veio comprovar que a quantidade de alunos que pratica a modalidade de Fitness é bastante inferior à quantidade de alunos que não pratica. Os participantes identificaram ganhar massa muscular e manter-se ativos como os principais objetivos; e falta de tempo, falta de motivação e o facto de as instalações serem longe de casa como os principais motivos de não praticar a modalidade. Como limitações do estudo, destaca-se pelo tamanho de amostra e a honestidade dos participantes na resposta ao questionário.
- O Impacto do Exercício Físico no Desempenho Cognitivo: estudo com Alunos do Ensino SecundárioPublication . Faria, Diana Catarina Magalhães; Neiva, Henrique PereiraO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do 2 º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, mais concretamente da unidade curricular de Estágio Pedagógico, efetuado através do Departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade da Beira Interior. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido no ano letivo de 2024/2025 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, e pontualmente, na Escola Básica Pêro da Covilhã com os alunos do Ensino Básico e Secundário, sobre a coordenação do Professor Doutor Henrique Pereira Neiva, em conjunto com o Professor Nuno Miguel Mendonça Rodrigues. Este representou a oportunidade de concluir a formação académica, sendo realizado com o objetivo de adquirir mais conhecimentos, competências didático-pedagógicas e relacionais, cumprindo com o seu objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional. O estágio permitiu-me desenvolver capacidades de comunicação, através do envolvimento com a comunidade educativa e da participação ativa nas atividades do desporto escolar, assim como aprimorar a intervenção no âmbito letivo, por meio do desenvolvimento dos diferentes domínios do ensino-aprendizagem. Como componente essencial do estágio foi desenvolvido o projeto de investigação intitulado de “Impacto do Exercício Físico no Desempenho Cognitivo: estudo com alunos do ensino secundário”, cujo objetivo foi comparar o desenvolvimento cognitivo no final de uma aula de português e de educação física, assim como de um grupo com mais horas de atividade desportiva extracurricular e um grupo com a prática desportiva condicionada às aulas de educação física, através do “Trail Making Test” (TMT). Os resultados confirmaram que em média o tempo necessário para aplicar o TMT foi inferior na disciplina de educação física e semelhante em ambos os grupos, sugerindo que a disciplina apresenta um impacto positivo no desenvolvimento das capacidades cognitivas, dos alunos do ensino secundário.
- Estudo sobre Motivação e Aptidão Física em alunos do Ensino SecundárioPublication . Gaspar, Tiago Miguel Dias; Lourenço, Carla Cristina VieiraEste relatório tem como objetivo descrever a minha experiência e o trabalho desenvolvido durante este estágio no Agrupamento de Escolas do Fundão durante o ano letivo de 2024/2025. No primeiro capítulo do relatório é apresentada a intervenção pedagógica e todo o contacto com a comunidade escolar realizada. Neste ponto é descrito o contexto da escola, grupo de educação física e professor estagiário, intervenção do estagiário, participação na escola e relação com a comunidade e o desenvolvimento profissional. No segundo capítulo, é apresentada a investigação realizada durante este ano de estágio, que teve como objetivo perceber a relação entre o nível de aptidão física e a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física. Foi aplicado um questionário adaptado de outros questionários, de forma a perceber o que pode motivar ou não os alunos para as aulas de Educação Física e relacionar esta com a aptidão física dos alunos. Os resultados demonstram que quem tem mais aptidão física tem mais tendência para estar mais motivado para a prática de Educação Física, no entanto os resultados não são totalmente esclarecedores.
