Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da separação por género no envolvimento e perceção de esforço nas aulas de futsal em Educação Física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11333_28280.pdf8.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório descreve as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade da Beira Interior, desenvolvido na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. O propósito fundamental do Estágio Pedagógico foi a aplicação prática, em contexto escolar, do desenvolvimento das diversas competências e aprendizagens adquiridas ao longo de todo ano transato, permitindo dessa forma, uma maior capacitação de estratégias e metodologias enquanto futuro professor de Educação Física. O relatório encontra-se separado em dois capítulos, sendo no primeiro, feita a apresentação detalhada de toda a intervenção em contexto escolar, onde é feita uma descrição dos objetivos a alcançar com a realização do estágio, como a intervenção em contexto escolar, a estruturação do planeamento, execução e avaliação das sessões tanto no Ensino Básico, como no Secundário com o desenvolvimento de diversas atividades para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, o Desporto Escolar, o acompanhamento da direção de turma e ainda toda a participação junto da comunidade escolar com a organização e auxilio em diversas atividades direcionadas para os vários agentes presentes no contexto escolar. A realização do Estágio Pedagógico foi fundamental também para a consolidação e aquisição de aprendizagens, conhecimentos teóricos e promoção da reflexão crítica e da relação interpessoal e intrapessoal. O relatório comtempla ainda, o segundo capítulo, onde foi apresentado o Projeto de Investigação realizado em contexto escolar, que contou com a participação de duas turmas da Escola Secundária Quinta das Palmeias em duas aulas práticas e teve como objetivo, avaliar qual o impacto da separação por género no envolvimento e perceção de esforço dos alunos ao longo das aulas de Educação Física na modalidade de futsal. Entre os resultados analisados foi possível observar que, a média de tempo na tarefa, foi superior em aulas onde os alunos se encontravam separados por género, em comparação com a condição de turmas mistas, podendo desse modo em alguns momentos das aulas ser benéfico a separação dos alunos por género.
This report describes the activities carried out during the Pedagogical Internship, part of the 2nd Cycle of Studies of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, at the University of Beira Interior, developed at the Quinta das Palmeiras Secondary School. The fundamental purpose of the Pedagogical Internship was the practical application, in a school context, of the development of the various skills and learning acquired throughout the previous year, thus enabling greater training in strategies and methodologies as a future Physical Education teacher. The report is separated into two chapters, the first of which gives a detailed presentation of the entire intervention in the school context, describing the objectives to be achieved by carrying out the internship, such as intervention in the school context, structuring the planning, execution and evaluation of the sessions in both primary and secondary schools with the development of various activities for the pedagogical development of students, school sports, monitoring class management and all the participation in the school community with the organization and assistance in various activities aimed at the various agents present in the school context. The Pedagogical Internship was also fundamental for consolidating and acquiring learning, theoretical knowledge and promoting critical reflection and interpersonal and intrapersonal relationships. The report also includes the second chapter, which presents the research project carried out in a school context, with the participation of two classes from the Quinta das Palmeias Secondary School in two practical lessons. The aim was to assess the impact of gender separation on students' involvement and perception of effort during Physical Education lessons in the futsal discipline. Among the results analyzed, it was possible to observe that the average time on task was higher in classes where the students were separated by gender, compared to mixed classes, so separating the students by gender may be beneficial at times in the classes.

Description

Keywords

Educação Física Futsal Perceção Subjetiva de Esforço Tempo na Tarefa

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue